Browsing by Author "Santos, Humberto"
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- Ensino de Microcontroladores usando a família MSP430Publication . Santos, Humberto; Gaspar, Pedro Dinis; Espírito Santo, António; Riberio, BrunoEste artigo descreve o uso da família de microcontroladores MSP430 nas aulas dos cursos de Engª Electromecânica e Engª Electrotécnica. Esta família de microcontroladores foi escolhida devido às suas características e capacidades. O custo do μC e dos sistemas de desenvolvimento, a disponibilidade de várias ferramentas de desenvolvimento e o grande número de periféricos que esta família de microcontroladores possui permite o desenvolvimento de aplicações com o enfoque desejado para as aulas. As capacidades de análise de erros do software e as ferramentas de programação em linguagem C permitem uma aprendizagem mais acessível por parte dos alunos.Tendo em atenção as principais capacidades que queremos fornecer aos nossos estudantes, neste artigo vamos mostrar algumas das aplicações desenvolvidas e algumas em desenvolvimento pelo grupo de trabalho em microprocessadores do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior. O objectivo deste artigo é o de mostrar uma forma acessível para o ensino de microprocessadores fazendo uso de ferramentas simples, mas ao mesmo tempo, poderosas e completas, que podem ser usadas numa grande variedade de aplicações.
- Exercícios acompanhados: Conjunto inovador de funcionalidades de plataformas de e-LearningPublication . Guerman, Anna; Santos, Humberto; Gaspar, Pedro Dinis; Espírito Santo, AntónioNeste trabalho são apresentados os requisitos que foram identificados para a plataforma de e-Learning SAMURAI que está a ser desenvolvida no Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM) e Faculdade de Ciências de Saude (FCS) da UBI, de modo a suportar um conjunto de funcionalidades necessárias aos novos métodos de ensino/aprendizagem, fazendo uso de tecnologias de informação. Com especial interesse é focada a estrutura do módulo de Exercícios Acompanhados elaborado com o objectivo de fornecer ao aluno durante o processo de ensino/aprendizagem uma série de problemas da disciplina em causa. Estes poderão ser realizados como elementos de estudo on-line, ou como exercícios de avaliação. Este módulo consiste na interligação de diversos blocos de geração de problemas (resultado numérico; escolha múltipla; texto/figura e paleta gráfica), com a possibilidade de disponibilização de uma ajuda multi-nível, bem como, pela apresentação de elementos estatísticos sobre o desempenho do aluno. No seguimento do modelo de e-Learning definido, este módulo apresenta-se como uma inovação no método de ensino/aprendizagem à distância, apresentando um vasto leque de vantagens para alunos, docentes e Universidade.
- Módulo de gestão e resolução de exercícios: Tutoria on-linePublication . Guerman, Anna; Santos, Humberto; Gaspar, Pedro Dinis; Espírito Santo, António; Santos, C.O presente artigo descreve um conjunto de funcionalidades destinadas a uma nova metodologia de Tutoria on-line, englobadas num módulo de gestão e resolu-ção de exercícios denominado de “Exercícios Acompanhados” e integrado no portal de e-Learning SAMURAI desenvolvido na Universidade da Beira Interior pelas equi-pas do Departamento Electromecânica e Faculdade de Ciências de Saúde. Serão apre-sentados os princípios subjacentes à fundamentação desta nova metodologia, assim como a finalidade com que foram desenvolvidas as facetas de interacção do portal. Ainda, são detalhadamente apresentadas as potencialidades deste módulo, bem como as particularidades que distinguem os diversos modos de execução. Será realizada uma breve descrição do funcionamento dos vários blocos que permitem aceder aos di-ferentes tipos de exercícios, independentes e interligados. Estes exercícios encontram-se associados ao conteúdo programático abordado, ou poderão ser apresentados como exercícios de avaliação contínua possuindo um peso relativo na avaliação final.
- Nova abordagem para o ensino da robótica baseada na modificação do RoboSapienPublication . Gaspar, Pedro Dinis; Espírito Santo, António; Santos, Humberto; Ribeiro, BrunoO ensino da robótica no ensino superior integra diversos conhecimentos adquiridos durante os cursos que apresentam esta área específica nos seus conteúdos programáticos. Estes conhecimentos prendem-se fundamentalmente com conceitos mecânicos e eléctricos/ electrónicos. Adicionalmente, a experiência prática destes conceitos é parte importante do ensino na engenharia. Porém, a sua aplicação requer variados recursos laboratoriais por vezes reduzidos. Com o intuito de ultrapassar esta dificuldade, e atingir os objectivos pretendidos, com a apreensão de conhecimentos na área da robótica, é apresentada uma abordagem para o seu ensino baseada na modificação do robot RoboSapien. Para o propósito em causa, esta abordagem mostrou-se uma valiosa ferramenta de ensino, permitindo o reforço de vários conceitos chave relacionados com a integração de conhecimentos de cinemática, de dinâmica, de controlo de sistemas, de sistemas embutidos, de aquisição de dados e de microprocessadores. Adicionalmente, esta abordagem para o ensino da robótica apresentou-se como um desafio motivante e estimulante para os estudantes.
- Redes sem Fios IEEE 802.11: Instalação, Configuração e SegurançaPublication . Lages, Tiago; Santos, Humberto; Velez, Fernando J.Esta comunicação descreve a forma como foi implementada a rede sem fios do Departamento de Engenharia Electromecânica no âmbito do projecto SAMURAI. Abordam-se os principais aspectos relacionados com a sua implementação, configuração e segurança, nomeadamente a encriptação WEP, aspectos de autenticação, o protocolo 802.1x e o protocolo EAP. Discute-se a sua evolução e a inclusão sucessiva de mecanismos de encriptação de pacotes e de autenticação de clientes. Finalmente, parte-se de um levantamento de medidas de potência do sinal, para a discussão do impacto da interferência na reutilização de recursos.