FCSH - DGE | Documentos por Auto-Depósito
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- Innovation, Technological Transfer and Competitiviness: A territorial approach.Publication . Couto, Alcino Pinto; Reigado, Felisberto MarquesThe aim of this paper is to discuss the innovation and the technological transfer in what concerns their impact on the competitiveness of the performance of lagging regions. The distinction between the concept of innovation and technological transfer seems to be relativised, since it is assumed that the conditions for the operationalisation of the process of technological endogeneisation require contextual conditions similar to the regions that export technology. Some conclusions about the role of some factors must be taken from studies carried out and from our empirical research, concerning Beira Interior, such as the industrial structure, the quality of entrepreneurial activity and networks and cooperation for innovation, which might appear as a struggle to the process of innovation and to the technological accumulation. We also stress some of the implications on the regional policy
- University-Industry-Government Relations: Some reflections on methodological and policy issues in the context of less favoured regionsPublication . Couto, Alcino PintoSince the beginning of the eighties we are witnessing a broad recognition amongst economists and policy makers of the importance of knowledge accumulation for the economic growth. This context explains the reinforcement of knowledge, technology and innovation centrality in the researchers agenda as well as in the design of the economic policy. As a result of the previous trends we need to consider two fundamental aspects from the viewpoint of regional and local development. First, the knowledge, technology and innovation play an important role on the performance of regional and local economy. Second, this means that the innovative activities emerge as a crucial vector of the process of convergence and inter-regional cohesion. In this case, we think that the contextual conditions of less favoured regions involve a reconfiguration of the methods of evaluating the innovative potential and analysing the role of the components of institutional structure, the working of that composite and varied set of actors involved in the different stages of the innovation and diffusion process. More attention should be drawn to the evaluation methodologies of the innovative process and its potential, the strategic role of university (missions, teaching activities, research activities, new organisational forms, the relations between the organisation of the university and its environment, ...) and to the design of the public policy ( financial support, demand-side policy, support to technological development and technological advice and guidance of local firms, regionalisation of technological policy, ...).
- Ensino Superior e Inovação como vectores de Política RegionalPublication . Couto, Alcino PintoA relação entre Ensino Superior e desenvolvimento local e regional tem vindo a merecer uma atenção crescente por parte dos especialistas e do poder público. A sua utilização como instrumento de promoção do desenvolvimento económico e social procura responder ao objectivo de criação de capacidade competitiva sustentada em dinâmicas de inovação marcadas por uma maior colaboração entre as estruturas de Ensino Superior e os sectores privados e públicos. O seu crescente envolvimento com a estrutura económica é tido como elemento potenciador de uma inserção qualitativamente diferenciada das economias locais e regionais na dinâmica de globalização económica. Este facto, coloca as estruturas de Ensino Superior perante desafios e impõe objectivos e tarefas que ultrapassam visivelmente as missões tradicionais.
- Universidade e Protecção do Capital Intelectual: Fundamentos económicos e aspectos críticosPublication . Couto, Alcino PintoAs universidades encontram-se crescentemente envolvidas em processos de comercialização dos seus activos intelectuais. Do ponto de vista da análise económica, a questão que prevalece como fundamental consiste em saber se os seus efeitos sobre a dinâmica da investigação académica e da transferência tecnológica se traduzem no aumento ou diminuição do retorno social do investimento público em investigação. O exame das implicações da capitalização do conhecimento produzido pelas universidades requer não apenas uma revisão dos fundamentos sobre a protecção da propriedade intelectual, mas também o tratamento de outros aspectos que afectam a protecção e a sua comercialização. A capacidade de regulação de conflito de interesses, os aspectos organizacionais e o exercício da função comercialização afiguram-se de capital importância para assegurar os benefícios sociais acrescidos que parecem resultar da capitalização dos activos com base num grau de protecção limitado.
- Financiamento da Investigação Académica e Localização do Potencial Científico e Tecnológico: Aspectos organizacionais e territoriais.Publication . Couto, Alcino PintoO objectivo deste trabalho é examinar aspectos relacionados com o acesso das instituições académicas ao financiamento da investigação universitária e equacionar estratégias competitivas por parte universidades relativamente novas e geograficamente não implantadas em regiões com experiência histórica no exercício da excelência científica e tecnológica. As experiências observadas revelam que as barreiras ao incremento do poder competitivo no acesso ao financiamento são elevadas. Apesar da existência de várias estratégias de acção com elevado efeitos de sinergia, estas não dispensam uma dimensão temporal, competências e uma arquitectura institucional e organizacional apenas operacionalizáveis num quadro de transformação da universidade.
- Ciência, Inovação e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e implicações estratégicas para a universidade.Publication . Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Carvalho, Pedro Guedes de; Alves, Maria do CéuPretende-se com este trabalho proceder a uma análise exploratória do papel da universidade no compromisso da ciência com o desenvolvimento sustentável. A universidade como organização singular dos sistemas de inovação de base científica e tecnológica vê-se incontornavelmente confrontada com a reconfiguração das necessidades societais e do contrato social entre ciência, universidade e sociedade. Estas tendências exercerão influência sobre a trajectória futura das organizações universitárias, requerendo à universidade o exercício de uma visão estratégica com incidência nos domínios da investigação e seu financiamento, do ensino, dos recursos humanos, da qualidade, da cooperação científica e do seu relacionamento com a sua envolvente, em particular a região em que se insere. Da acção estratégica das universidades dependerá, também, se o mundo da ciência se compromete com um futuro sustentável. A não ser assim, a inércia pode levar ao reforço das hierarquias existentes e consequente perda de protagonismo das instituições da ciência face aos novos desafios societais.
- Universidade na Transição para a Sustentabilidade: Tendências, estratégias e práticas.Publication . Couto, Alcino Pinto; Alves, Maria do Céu; Matos, António Fernandes de; Carvalho, Pedro Guedes deEste trabalho pretende contribuir para uma maior clarificação e compreensão das razões que levam as universidades a comprometerem-se com desenvolvimento sustentável e o modo como incorporam nas suas missões, na sua organização e nas suas actividades os princípios da sustentabilidade. Observa-se um reconhecimento crescente de que o desenvolvimento sustentável constitui a força determinante da transformação da universidade no século XXI. As evidências, apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições académicas, sugerem que o ambiente é a componente do desenvolvimento mais assimilada e que o percurso para a sustentabilidade é longo, reflectindo o estado de infância das artes e da experiência organizacional acumulada.
- Universidade e Desenvolvimento Sustentável: Reflexões sobre o uso de indicadores de desempenho universitário.Publication . Couto, Alcino Pinto; Matos, António Fernandes de; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes deO desenvolvimento e uso de indicadores de desempenho para a sustentabilidade pelas universidades apresenta-se como uma ferramenta de abordagem, de envolvimento e progresso que as universidades dificilmente poderão dispensar. O seu desenvolvimento insere-se no intenso debate, no interior e fora da academia, sobre os fundamentos e a utilidade para a universidade dos indicadores de desempenho. É de consenso generalizado que tais instrumentos não garantem o sucesso. Eles apenas são necessários à construção do processo de mudança que o alcance da sustentabilidade exige e constitui apenas um instrumento de pilotagem de grande utilidade para a universidade. Jamais poderá substituir a reflexão ponderada exigida pela tomada de decisão e ou pela definição ou redefinição de medidas de acção.
- Gibrat´s Law: empirical test for large PortuguesePublication . Maçãs, Paulo; Serrasqueiro, Zélia; Marques, António CardosoUsing a dynamic panel model, this article shows that Gibrat’s Law does not find empirical evidence in large Portuguese companies. The growth of large Portuguese companies depends positively on growth in the previous period, and negatively on size and level of debt. The results show large Portuguese companies to be around the optimum size and consequently, debt is used to discipline management, avoiding investment in projects which would make companies grow beyond their ideal size, jeopardising the income of shareholders or owners.
- Universidade e transdisciplinaridade na transição para a sustentabilidade: Uma análise exploratóriaPublication . Couto, Alcino Pinto; Alves, Maria do Céu; Carvalho, Pedro Guedes de; Matos, António Fernandes deEste artigo procede a uma análise exploratória de aspectos presentes na relação universidade-transdisciplinaridade, no contexto da criação de conhecimento orientado para o desenvolvimento sustentável. Examinados os axiomas de desenvolvimento sustentável, analisam-se as suas implicações quanto à produção de conhecimento, realçando o papel do conhecimento transdisciplinar na transição para a sustentabilidade. Observa-se que segmentos da academia se mobilizaram em torno dos objectivos de um futuro sustentável, encetando transformações na sua missão, funções, estruturas e actividades. A análise de estudos de caso apesar de revelarem uma multiplicidade de trajectórias e diferentes graus de envolvimento quanto à incorporação da sustentabilidade na cultura, funções, estruturas e práticas das instituições, sugerem que a afirmação de práticas transdisciplinares é incipiente, traduzindo uma reduzida “hibridificação” do processo de criação de conhecimento. Deste modo, a investigação sobre o quadro metodológico de suporte à produção, distribuição, uso e acumulação de conhecimento transdisciplinar, as barreiras existentes, o seu relacionamento com outras formas de conhecimento e o desenvolvimento de instrumentos de medida e de monitorização, parece-nos imprescindível para uma melhor compreensão do processo de transição da universidade para a sustentabilidade.