Browsing by Issue Date, starting with "2014-11-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise de soluções para avaliação de assentamentos em estacasPublication . Marques, Jânia Lara Ramos; Gomes, Luís Manuel FerreiraEste trabalho visa abordar a temática dos assentamentos em estacas. Dada a sua importância no conceito das fundações, este assunto tem vindo a ser estudado cada vez mais, no ramo da geotecnia. Tomou-se como alvo de estudo as metodologias existentes na bibliografia geotécnica para avaliar os assentamentos em estacas isoladas. Para integrar este tema inicialmente apresenta-se uma breve exposição sobre a sua importância bem como a forma de classificar as estacas por tipos. Seguidamente apresenta-se de forma sucinta alguns elementos sobre o dimensionamento de estacas, passando-se então a focar o principal tema deste trabalho. Tendo em conta o vasto formulário existente para determinar os assentamentos em estacas isoladas, optou-se por salientar apenas alguns autores, cujas expressões são mais tradicionalmente aplicadas. Após a exposição e explicação das metodologias segue-se a aplicação das mesmas. Para tal estudaram-se alguns exemplos de diferentes tipos de estacas construídas em diferentes tipos de solos. A fim de verificar a veracidade das expressões, compararam-se os diferentes resultados obtidos neste trabalho, através das expressões citadas, com os assentamentos reais obtidos em ensaios de carga em estacas coligidos da literatura geotécnica.
- Análise de Ciclo de Vida de Coberturas AjardinadasPublication . Alves, Sandra Carolina Cortez; Oliveira, Luiz António Pereira deAs coberturas ajardinadas além de oferecerem mais espaços verdes às cidades também contribuem para uma melhor qualidade de vida, visto a vegetação fazer a renovação do ar. Uma das virtudes deste tipo de cobertura é a sua influência positiva no impacto ambiental. As coberturas ajardinadas podem ser de vários tipos: intensivos, extensivos, semiintensivos ou modulares. Esta dissertação utiliza uma ferramenta de Análise de Ciclo de Vida para analisar o desempenho ambiental de três tipos de coberturas ajardinadas. As coberturas estudadas foram: cobertura extensiva, por ser a mais utilizada em Portugal; cobertura modular GeoGreen, um sistema constituído por uma base geopolimérica, produzida à partir da reciclagem de resíduos das minas da Panasqueira, e uma parte superior constituída por aglomerado de cortiça expandida; e por fim a cobertura modular com caixas em alumínio. A Análise de Ciclo de Vida foi realizada com auxílio do software OpenLCA, que avalia os impactos ambientais associados a um determinado produto, processo de fabrico ou sistema. Esses impactos vão desde a extração do produto até a sua destruição ou deposição em aterro, não esquecendo todas as fases intermédias dos mesmos. Através da análise realizada, verificou-se que o sistema que menos polui o ambiente e menos degasta os recursos existentes é o sistema Geogreen.
- Reologia de Betão Auto-Compactável com Agregados Finos Reciclados da Demolição de Estruturas de BetãoPublication . Silveira, Carlos Miguel da Rosa; Oliveira, Luiz António Pereira deO betão auto-compactável (BAC) surgiu com a necessidade de se possuir um betão que apresentasse maior homogeneidade, associado a uma melhoria na durabilidade das estruturas, independentemente da qualidade dos trabalhos de compactação em obra. É um material compósito sensível em termos de doseamento dos seus constituintes, o que torna o estudo do seu comportamento reológico de grande importância. Uma das características do BAC é a capacidade de implementação de novos materiais tais como o agregado fino reciclado (AFR). O AFR pode ser obtido a partir da demolição de estruturas de betão. A presente dissertação tem como objetivo a realização de um estudo reológico da fase argamassa de betões auto-compactáveis que incorporam agregados finos reciclados. No programa experimental foram produzidas e ensaiadas duas séries distintas de argamassas. Sendo a série 1 constituída de uma mistura binária de pós (cimento e pó calcário) e a série 2 de uma mistura ternária (cimento, pó calcário e cinza volante). Para a produção das argamassas foi seguido o método de Nepomuceno. Cada uma das séries possuiu cerca de 11 argamassas distintas, onde em 6 foram adicionadas percentagens crescentes e sucessivas de cerca de 10% até ao limite de 50% de AFR, enquanto nas restantes 5 argamassas foram utilizados valores de referência. Em ambas as séries foi produzido um grupo de misturas com incorporação de AFR sem correção de água e superplastificante e um grupo com correções necessárias para atingir o critério de auto-compactabilidade. Em termos gerais, a incorporação crescente de AFR nas argamassas altera o volume de água de amassadura, incrementa o valor da tensão de cedência das argamassas, aumenta a viscosidade, e aumenta as áreas de tixotropia. Estas alterações são no entanto diferentes conforme a mistura seja binária ou ternária. Os objetivos do estudo, que pretendiam avaliar o comportamento reológico da fase argamassa do BAC foram atingidos. Conclui-se que os AFR são viáveis como componente do BAC, embora influenciando o seu comportamento reológico. Entretanto este estudo demonstra os efeitos e por consequência as diretrizes a serem observadas quando dos estudos de dosagem para o BAC.
- Determinação de parâmetros em operadores para segmentação de nódulos mamários com o auxílio de Algoritmos GenéticosPublication . Teixeira, Emanuel José Soares Bordalo; Souza, José António Menezes Felippe deO cancro é uma das causas de morte mais frequente em todo o mudo e o cancro da mama é o mais comum em mulheres. Logo, é de extrema importância a deteção atempada, pois o diagnóstico precoce e o tratamento do cancro mamário aumentam significativamente as probabilidades de tratamento bem-sucedido. O exame da mama através de imagens por ultrassom (US) é o principal coadjuvante da mamografia, tornando-se deste modo um exame ainda mais importante, complementado por sistemas CAD, detetando e classificando nódulos mamários. Na presente dissertação foi desenvolvida uma metodologia, baseada em Operadores Morfológicos, Deteção de contornos, Métodos de Thresholding entre outros, para segmentar automaticamente imagens de US mamários, que determina diversos parâmetros com auxílio de Algoritmos Genéticos (AG).
- Controlo ótimo de trajetórias explícitas de reentrada atmosféricaPublication . Afeitos, Leonor Domingues dos; Bousson, KouamanaA reentrada atmosférica é classificada como a fase mais crítica do trajeto realizado por um veículo durante uma missão aeroespacial. Esta fase envolve um elevado risco, pondo em causa a integridade estrutural do veículo bem como a vida dos tripulantes. Para que esta fase seja bem-sucedida, numa primeira abordagem ao problema tem que se delimitar muito bem a área através da qual a aeronave poderá descrever uma possível trajetória de reentrada, sem que daí possam advir quaisquer problemas, ou seja, desenvolver um corredor de reentrada. Sendo englobadas nestes limites as variáveis referentes à atitude do veículo, pois é através destas que se consegue controlar toda a trajetória e minimizar possíveis riscos subjacentes. Tendo por base esta linha de pensamentos, ao longo deste trabalho, foram desenvolvidos dois métodos, um que se baseia num controlador integral (seguimento indireto) e o outro utilizando um controlo de seguimento direto do vetor de estado. Contudo, neste trabalho foram aplicados ambos os métodos, caso contrário, não seria possível controlar todas as variáveis de controlo. Para além disso, permitiu comparar os resultados e com isso salientar as lacunas e capacidades inerentes a cada um deles. Por fim, considerando que os objetivos foram alcançados, é possível afirmar que esta simulação pode ser aplicada a um caso real.
- Caracterização em tempo real de trajetórias orbitais de mísseis balísticosPublication . Moreira, António José Rosendo; Bousson, KouamanaOs mísseis balísticos são uma ameaça em crescimento para populações, territórios e forças militares destacadas em todo o planeta. Mais de trinta países possuem, ou estão a adquirir tecnologia balística que, poderá, eventualmente, ser utilizada não só para o transporte de ogivas convencionais, mas também de armas de destruição maciça. A proliferação deste tipo de capacidade incentiva que este problema seja, cada vez mais, tido em conta no planeamento de um programa de Defesa. Neste sentido, surge a necessidade de desenvolver métodos que, de algum modo, permitam combater esta ameaça, como é exemplo a caracterização em tempo real de trajetórias orbitais de mísseis balísticos descrita no presente trabalho. Através da implementação do algoritmo de Butcher é simulada a propagação do estado de um míssil em voo exo-atmosférico, o qual é detetado através de um sensor cuja localização é bem conhecida. As medições, compostas por uma distância e dois ângulos, são introduzidas no filtro de Kalman, por forma a atenuar os efeitos das perturbações existentes. Através da resolução de um problema de valores próprios é determinada a equação do plano no qual se encontra a órbita, i.e., plano orbital. Utilizando as coordenadas da nuvem de pontos obtida através do filtro de Kalman, em relação a um referencial pertencente ao plano orbital, a equação da curva cónica correspondente à trajetória do míssil é determinada. Equacionando este problema como uma otimização não linear através do comando FMINCON, é possível restringir o resultado a uma elipse. Admitindo um conjunto de condições iniciais (posição e velocidade) e, realizando a parametrização da equação geral de uma superfície cónica, foi possível obter uma órbita elítica com um válido conjunto de características, incluindo os semieixos maior e menor, coordenadas Cartesianas do centro, inclinação do plano orbital, excentricidade, entre outras. O míssil balístico é detetado pela primeira vez sobre Portugal e, possui como zona de impacto o Pólo Norte. Embora o conhecimento deste tipo de informação não seja suficiente num teatro de Defesa de mísseis balísticos, o modelo apresentado abre a possibilidade da sua implementação na previsão de trajetórias orbitais e na determinação do ponto de lançamento de mísseis balísticos.