Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-7"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A estratégia informativa da RTP1 utilizada depois do aparecimento do 1º canal privado generalistaPublication . Silva, Ana Catarina Pereira Viana da; Carvalheiro, José Ricardo PintoO aparecimento dos canais privados em Portugal foi um marco histórico na informação televisão portuguesa. O anúncio de uma maior diversidade de conteúdos, com novas caraterísticas de difusão, fez antever que o serviço público de televisão não estava preparado para lidar com a concorrência, depois de mais de 20 anos a ser líder isolado de audiências. As transformações informativas na RTP, com a chegada da SIC, não deixaram a sociedade indiferente e o debate público em torno do tema começou a surgir. Vários foram os grupos da sociedade que tiveram um contributo importante no debate público. Desde jornalistas, a telespetadores, entre 1992 e 1995, a polémica gerada em torno do aparecimento da SIC e das transformações informativas verificadas na RTP, permitiu aos próprios canais uma maior visibilidade para cada um deles. Esta dissertação pretende analisar, de um modo quantitativo e qualitativo, qual o debate público presente sobre o tema durante e após o nascimento do primeiro canal privado em Portugal. Numa primeira instância, é feita uma revisão teórica sobre os principais temas tratados no trabalho, como o nascimento da televisão de serviço público em Portugal, e do canal privado. De seguida, na metodologia de investigação são explicados o tema, a pergunta de partida, os objetivos e hipóteses deste trabalho e os métodos utilizados para conseguir chegar à resposta do problema. Nesta parte são ainda explicados todos os processos que decorreram durante a análise dos conteúdos. Por último são feitas as discussões provenientes dos resultados obtidos durante a investigação e explanadas as principais conclusões do trabalho realizado.
- Relatório de Estágio Curricular Vídeo OnlinePublication . Saraiva, Ricardo Jorge Castanheira; Simó Cachorro, ÁguedaO presente Relatório de Estágio procura cumprir o desiderato de apresentar, de forma crítica, os projetos realizados no âmbito do estágio curricular desenvolvido na empresa HyperCube, durante o período de 15 de setembro de 2015 a 15 de fevereiro de 2016. Assim, intenta-se apresentar e justificar os conceitos, processos e técnicas utilizadas, salientando, concomitantemente, os conhecimentos adquiridos no decorrer desse percurso. A dimensão e o alcance da comunicação no meio online, amplamente reconhecidos pela sociedade atual, tornam este meio num alvo de procura e utilização em massa, muito devido à sua acessibilidade e potencialidades. O avanço tecnológico, aliado à cultura de conhecimento, permite, atualmente, uma liberdade que elimina fronteiras e aproxima lugares. O universo online espelha, na sua base, os processos comportamentais das sociedades humanas, sendo que elementos como a comunicação e informação são basilares, estando, em ambos os casos, facilmente ao dispor dos indivíduos e das instituições. Estas caraterísticas representam, no mundo online, uma oportunidade para as empresas promoverem e prestarem os seus serviços. E é exatamente o que a agência criativa HyperCube, empresa onde se realizou o estágio curricular, faz. A vertente online e o seu enorme potencial são parte central das suas decisões estratégias, tendo na sua base de trabalhos a criação de soluções de Marketing Digital, através de campanhas que incluem a vertente de videomarketing.
- O poder da imagemPublication . Carvalho, Anabela Cardoso de; Alves, Anabela Maria GradimA imagem tem neste momento um papel fundamental porque vivemos na época dos smartphones, tablets e computadores; da informação instantânea e repleta de imagens e conteúdos multimédia. Todos os jornais vivem da imagem. Grande parte das capas dos jornais são ocupadas por imagens e na internet, os sites noticiosos têm notícias sempre acompanhadas de imagens ou conteúdos multimédia, como vídeos por exemplo. Por norma, as reportagens de guerra/terrorismo são importantes exemplos da força e impacto que a imagem tem nos espectadores. Os primeiros relatos de guerra começaram a chegar muito cedo, primeiro através da Bíblia e depois, mais tarde, através de pinturas que descreviam os principais cenários de guerra na época. O jornalismo foi evoluindo, os primeiros jornais impressos nasceram e em 1821 surge a primeira figura do “correspondente de guerra”. William Howard Russel é um jornalista Irlandês que em 1854 foi como primeiro enviado especial para a Guerra da Crimeia. Vivemos, atualmente, numa época rodeada de informação vinda de jornais, televisão e rádio, mas não só. As redes sociais como Facebook e Instagram tornaram-se igualmente fontes de informação. Cada vez mais o jornalista precisa de saber selecionar e perceber a veracidade da informação que está a ver. Os jornalistas são profissionais responsáveis pela procura de informações e notícias e por divulgá-las junto do público em geral. É uma profissão que se rege sobretudo pelo código deontológico, por características como a verdade e a credibilidade. Hoje em dia a formação dos profissionais é feita através de cursos especializados na profissão, mas na verdade os primeiros cursos superiores de comunicação apenas surgiram em Portugal em 1979. As notícias divulgadas pelos jornalistas devem ser de utilidade pública, uma novidade para o seu público, e serem rigorosas, de forma a relatar apenas factos de maior interesse. Processo este último feito através dos gatekeepers, que selecionam a informação mais relevante e importante a ser transmitido, é o profissional que faz a préseleção das informações. E aqui acrescenta-se o papel da imagem, hoje o jornalista para além de recolher a informação necessária tem que se preocupar ainda em encontrar a verdade numa imagem que capte a atenção do seu espectador e demonstre toda a realidade dos locais.
- Estágio na empresa Assec SimPublication . Matias, David António Gonçalves; Baptista, Julio Londrim de Sousa CruzNeste relatório de estágio constata-se, através da implementação de um projeto, a importância que o Design de Interfaces tem na relação com o utilizador e qual o seu impacto no comportamento do mesmo. Para que o estudo fosse o mais profundo possível, através de uma investigação intervencionista ativa, foi realizado um estágio na empresa Assec Sim – Sistemas de Informação e Multimédia (empresa sediada na Covilhã) por um período de quatro meses. Projetou-se um sistema de reservas online onde foi aplicado o Design de Interação e o Design de Interfaces aplicado no desenvolvimento de um produto na área logística da hotelaria. A oportunidade de um estágio na área de Design de Interfaces foi uma mais-valia na relação profissional do mestrando, dando assim a possibilidade de desenhar interfaces e conceber um produto para ser comercializado, passando por todas as fases de desenvolvimento.