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- Jornalismo de Moda OnlinePublication . Azevedo, Sandra Patrícia Correia de; Alves, Anabela Maria GradimO presente relatório tem como principal objetivo descrever a experiência de estágio na secção do online na Vogue Portugal entre o mês de dezembro de 2016 e março de 2017. De forma a perceber as principais transformações na moda e na revista Vogue ao longo dos tempos, foi feita uma contextualização dos primeiros anos da moda e o aparecimento da Vogue. Após a expansão da revista, e a sua chegada a Portugal, fiz uma breve descrição da revista em papel. Com base nas atividades no site da revista, comparei os principais valores notícia entre o jornalismo de moda e o jornalismo tradicional. A descrição da minha observação envolve um resumo breve do site e da gestão das redes sociais.
- Relatório final de estágio pedagógicoPublication . Marques, Tiago André Pires; Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho daCapítulo 1 – Estágio Pedagógico A elaboração deste relatório final insere-se na unidade curricular Estágio Pedagógico, do quarto semestre do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade da Beira Interior. Capítulo 2 – Perceção do talento desporto no contexto da educação física Na Educação física, ter talento pode ser indicador de sucesso, conhecer as características e capacidades que uma criança pode ter, poderá levar a ser um atleta de elite no futuro. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos professores de educação física portugueses sobre as caraterísticas / capacidades que uma criança de 6 a 10 anos deverá ter para se tornar um atleta de elite no futuro. Cento e cinquenta e quatro professores de educação física responderam ao questionário “Scale for Identification of Sport Potential” proposto por Platvoet et al., traduzido para a língua portuguesa, que contém 27 itens medidos na escala de Likert de 5 pontos (1 – Discordo Totalmente a 5 – Totalmente de Acordo), agregados em 6 dimensões fundamentais: Capacidade de aprendizagem do desporto; capacidade interpessoal; capacidade intelectual; capacidade motora; capacidade criativa e atitude no trabalho. Os resultados mostram que uma criança que revela capacidade de aprendizagem do desporto, que tem capacidade motora e atitude no trabalho, sendo que a capacidade interpessoal e intelectual colhe muitas indecisões. Conclui-se que para além disso, a experiência profissional dos professores, assim como a especificidade dessa experiência e a sua formação académica são fatores que podem influenciar as perceções, sendo importantes elementos para serem acautelados em estudos futuros. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Amato Lusitano – Castelo Branco, ao longo do ano letivo 2016/2017, e apresentava como objetivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos três anos de formação inicial e durante o primeiro e segundo semestre do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, em situação real através de uma prática orientada de forma a preparar competências como docente de Educação Física.
- Indicadores Psicológicos e Biomédicos e Orientação SexualPublication . Monteiro, Carla Patrícia Duarte; Pereira, Henrique MarquesEsta dissertação é apresentada em formato de artigo científico. O objetivo geral deste projeto de investigação é "Analisar e comparar as diferenças do funcionamento psicológico e biomédico entre participantes gays, lésbicas, bissexuais e heterossexuais". Depois, foram perspetivados alguns objetivos mais específicos, tais como: 1) Analisar e comparar o funcionamento psicopatológico entre participantes gays, lésbicas, bissexuais e heterossexuais; 2) Analisar e comparar o funcionamento sexual entre participantes gays, lésbicas, bissexuais e heterossexuais, e 3) Analisar e comparar os comportamentos suicidários entre participantes gays, lésbicas, bissexuais e heterossexuais. Este é um estudo comparativo, do tipo descritivo, correlacionai e transversal e conta com 727 participantes, sendo 240 homens e 480 mulheres. Relativamente à orientação sexual, a presente amostra contém 538 participantes que se identificam como heterossexuais, 124 participantes que se identificam como homossexuais e 63 participantes que se identificam como bissexuais. Toda a informação respeitante à metodologia e resultados do artigo são apresentados no corpo do artigo. Para além do artigo, esta investigação conta com um anexo teórico onde são desenvolvidos detalhadamente todos os construtos abordados e acrescentadas outras temáticas relevantes para a compreensão deste estudo, de modo a aprofundar e consolidar os fundamentos teóricos do presente artigo empírico.
- O coping e a resiliência no adulto com PAE-DLPublication . Castanho, Lina Cecília da Silva; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Maia, Luís Alberto Coelho RebeloA Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura afeta entre 5 a 10% da população. O DSM-5 já reflete a ideia desta perturbação não se limitar ao contexto escolar, perpetuando-se ao longo da vida. Estudos mostraram que indivíduos com esta perturbação conseguem ter uma vida de sucesso, gerindo as dificuldades com estratégias de coping adaptativas e apresentando níveis de resiliência similares a indivíduos normativos. Neste estudo avaliou-se potenciais diferenças nos estilos de coping e na resiliência entre o grupo com PAEDL (N=25) e o normativo (N=30). Os participantes com a perturbação pontuaram significativamente mais baixo nos estilos Coping ativo e Utilizar suporte social emocional e mais alto em Desinvestimento comportamental. Não se verificaram diferenças entre os dois grupos no número de estilos de coping implementados. No que respeita à classificação de estilos de coping adaptativos e desadaptativos, também não se verificaram diferenças significativas. Quanto à resiliência, os grupos pontuaram similarmente. Ainda se identificou uma correlação positiva significativa entre estilos de coping adaptativos e o nível de resiliência nos dois grupos, bem como uma correlação negativa entre estilos de coping desadaptativos e resiliência no grupo sem PAE-DL. Discute-se potenciais motivos destes achados.
- Riscos no Bloco Operatório: Implicações na gestãoPublication . Nobre, Paula Isabel Ribeiro; Teixeira, Zélia Maria da Silva Serrasqueiro; Almeida, Anabela Antunes deOs Riscos Ocupacionais são um tema pertinente e atual, mas de grande complexidade. O Bloco Operatório é considerado um serviço de alto risco hospitalar associado a um conjunto de riscos dos quais podem advir custos extras aquando da ocorrência de acidentes/incidentes de trabalho. Estes riscos constatam-se na prática corrente dos serviços de saúde emergindo daí a importância da realização de estudos na área da saúde do trabalhador que deem visibilidade à implementação de práticas que ofereçam condições seguras aos profissionais para o desempenho da sua atividade laboral, sem acarretar despesas extras à instituição hospitalar. A problemática escolhida para a realização deste estudo descritivo, prende-se com os riscos no Bloco Operatório e as suas implicações na gestão. Como estratégia de investigação é realizada uma investigação de campo consistindo na aplicação de questionários aos colaboradores do Bloco Operatório Central, Unidade de Cirurgia de Ambulatório Guarda e Unidade de Cirurgia de Ambulatório Seia, serviços que pertencem à ULS Guarda EPE. Os resultados obtidos demonstram que a grande maioria dos colaboradores não sofreu acidentes, que existem enumeras falhas nos processos de notificação de incidentes, pois estes são diminutos e lacunas relativamente à formação sobre os riscos ocupacionais. A ocorrência de acidentes que envolvem material físico/mecânico é mais elevada do que a ocorrência de acidentes envolvendo material biológico. Quanto aos acidentes envolvendo material químico são em número mais reduzido. Face aos resultados espera-se apoiar as tomadas de decisão da gestão hospitalar de forma a aumentar sobretudo a monitorização regular dos acidentes provocados por riscos hospitalares, proceder ao controlo de procedimentos e sugere-se um maior envolvimento na prevenção de riscos e na promoção de um ambiente seguro, investindo na formação e na implementação de um programa de gestão de riscos, como estratégia de diminuição de custos.