Browsing by Issue Date, starting with "2017-3-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação dos Postos de Ensino para HabitaçãoPublication . Souto, Rui Manuel da Costa; Fernandes, Miguel João Mendes do Amaral SantiagoO tema da reabilitação está cada vez mais presente na vida de um arquiteto da atualidade. Ao observarmos o património arquitetónico Português, deparamonos com um panorama de edifícios públicos e particulares num estado de degradação elevado. Devido a este panorama o arquiteto da atualidade vê-se na obrigação de tentar manter e reabilitar o património. Neste contexto, entre os edifícios públicos encontramos as antigas escolas primárias portuguesas, construídas pelo Estado Novo, as quais se apelidavam de Postos de Ensino. Nesse sentido, observamos e estudamos a evolução dos Postos de Ensino desde a criação, o apogeu, o declínio e como se encontram na atualidade de forma a entendermos o porquê de algumas adaptações feitas às escolas. A adaptação dos postos de ensino é um fator importante, visto que a ideia principal era o ensino, mas nos dias de hoje encontramos adaptações como, juntas de freguesias, espaços de convívio e hotelaria, mas muito raramente observamos adaptações para habitação. Dessa forma, a presente dissertação sublinha a recuperação, reabilitação, reutilização e adaptação como forma alternativa de moldar o espaço que outrora foi uma escola primária. Partindo destes princípios, a dissertação justifica o processo de adaptação da habitação no edifício da antiga Escola Primária de Sete Fontes, na freguesia de Beiral do Lima, no concelho de Ponte de Lima.
- Habitação de interesse social no PortoPublication . Ferreira, Diana Dias; Coelho, António Julio Marques Baptista; Lanzinha, João Carlos GonçalvesO objetivo do trabalho é, após um estudo geral da habitação de interesse social na cidade do Porto e especificamente da análise do bairro de Pereiró na freguesia de Ramalde, desenvolver uma proposta de reabilitação do bairro tendo em conta a adaptabilidade do edifício à população residente, melhorando a qualidade de vida dos habitantes. Metodologicamente, o plano de trabalhos passa, primeiramente, por um estudo histórico da habitação de interesse social na cidade do Porto, o contacto com o local do caso de estudo e com os habitantes, a deteção dos problemas atuais quer ao nível acústico, estrutural e funcional do edifício, quer a nível pessoal dos residentes que lidam no seu dia-a-dia com a habitação. Para tal, foram feitas diversas visitas ao local, inquéritos aos moradores e ainda desenvolvido um modelo de inspeção visual aplicado ao caso de estudo, bem como uma avaliação exigencial da situação atual. Após este estudo, que resulta no diagnóstico final das anomalias quer a nível construtivo, devido à degradação da construção, quer a nível do modo de habitar, com uma planta já não adequada à vida quotidiana dos residentes, será feita uma análise de casos de habitação multifamiliar de interesse social reabilitados e/ou adaptados. Esta análise, permite-nos perceber qual o trabalho que tem sido desenvolvido no município para resolver anomalias características destes edifícios, bem como estudos e projetos que se julgam eficazes na resolução dos mesmos, com destaque para os construídos na primeira metade do século XX. Finalmente, será desenvolvida uma proposta global de reabilitação do bairro. Assim, com base em estratégias de adaptabilidade e flexibilidade, foi feita uma reabilitação suportada por uma transformação tipológica, reduzindo o número de fogos existentes, contudo melhorando significativamente as suas condições vivenciais. Exteriormente, fez-se a reabilitação da fachada com recurso ao sistema de fachada ventilada, e ainda a reabilitação do espaço exterior focada num elo de ligação entre os dois edifícios do bairro. A nível de materiais, procurou-se aplicar uma política de materiais amigos do ambiente, reutilizáveis e recicláveis, ricos em texturas sensoriais e visuais; e que satisfizessem uma avaliação exigencial favorável. Deste modo e para além de se procurar desenvolver uma proposta de intervenção habitacional e urbana considerada urgente no bairro de Pereiró, salienta-se que a reabilitação é cada vez mais importante no panorama das nossas cidades, de forma a preservar a construção existente e evitando ao máximo a demolição das mesmas. Este trabalho reúne e apresenta diversas formas de atuar nestes casos, permitindo melhorar e valorizar as suas condições de conforto para com os habitantes.
- Proposta de reabilitação para a antiga sede do Orfeão de ViseuPublication . Figueira, Ana Catarina Leonardo; Jular, Jorge Eduardo RamosAtualmente verifica-se uma crescente preocupação a nível ambiental, bem como com a preservação do património. Consequentemente, a resposta cada vez mais utilizada para solucionar estes problemas é a reabilitação. A reabilitação é uma atitude muito completa e responsável, no sentido em que permite a preservação da história, da cultura e da arquitetura, evitando a cedência de muitos imóveis à ruína e ao abandono. Soma-se ainda a possibilidade de controlar a construção excessiva de novos edifícios e a expansão das cidades sem abandono dos centros históricos, bem como reduzir o uso de matérias-primas e recursos naturais não renováveis, diminuindo deste modo a poluição. Seguindo esta ideia, o presente trabalho tem como objetivo uma proposta de reabilitação para a antiga Sede do Orfeão de Viseu. Este edifício destaca-se pela sua história, localização e tipologia, sendo de grande valor para a cidade em que se insere e para a sua população. Pretende-se deste modo elaborar uma proposta de reabilitação para este exemplo de património arquitetónico, atribuindo-lhe uma nova função, um Polo Cultural, com espaços multifuncionais e café-concerto. Deste modo existe a intenção de valorizar o edifício em destaque, bem como a sua história e contributos para a cidade de Viseu, evitando assim que o imóvel sofra uma crescente degradação, impossibilitando a sua recuperação.