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- Anafilaxia: conhecimento dos profissionais de saúdePublication . Brás, João Miguel do Nascimento; Borrego, Luís Miguel Nabais; Ibáñez, Carlos LozoyaIntrodução: A anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade sistémica grave, de início súbito e potencialmente fatal. Ao longo dos anos tem-se verificado um aumento na incidência e prevalência desta. Contudo, estudos têm documentado a existência de uma falta de conhecimento por parte dos profissionais de saúde no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento desta entidade clínica. Objetivos: Avaliar o grau de informação sobre a anafilaxia dos médicos pertencentes ao Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco. Como objetivos secundários, pretende-se (1) avaliar se existem diferenças no domínio do conhecimento sobre esta entidade nosológica, em função da especialidade médica ou cirúrgica, bem como (2) avaliar eventual necessidade de formação específica nesta área. Materiais e métodos: Foram incluídos todos os médicos especialistas e internos de formação específica de diferentes especialidades (Cirurgia Geral, Medicina Interna, Medicina Geral e Familiar e Pediatria Médica), que exerceram atividade clínica no Serviço de Urgência da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco durante o mês de setembro de 2015. Foram convidados a preencher um questionário constituído por cinco questões de escolha múltipla e uma questão fechada, no âmbito da abordagem da anafilaxia (Anexo 1). Resultados: A taxa de participação foi de 75%. Dentro dos participantes, verificou-se a seguinte distribuição por especialidade: 15 (35,7%) de medicina interna, 7 (16,7%) de cirurgia geral, 5 (11,9%) de pediatria e 15 (35,7%) de medicina geral e familiar. Globalmente, apenas 6 médicos (14,3%) responderam corretamente a todo o questionário e 6 médicos (14,2%) obtiveram uma classificação inferior a 50%. Cerca de 81% dos médicos identificaram o “broncospasmo” como manifestação clínica de anafilaxia; 38,1% reconheceram as manifestações cutâneo-mucosas como as mais frequentes da anafilaxia; 69% consideraram que as crises hipertensivas não são uma forma de apresentação da anafilaxia; 88,1% assinalaram a adrenalina como o tratamento de primeira linha; 50% identificaram corretamente a via de administração da adrenalina e 57,1% reconheceram o nome dos dispositivos para autoadministração de adrenalina. Conclusões: Embora 14% dos participantes possuam elevados conhecimentos sobre a anafilaxia, outros 14% dos inquiridos não demonstraram conhecimentos mínimos sobre esta patologia. Globalmente existem lacunas de conhecimento no que respeita ao diagnóstico e tratamento. A existência de formação específica sobre esta patologia poderá aumentar o conhecimento dos médicos sobre a mesma, com benefícios na abordagem clínica.
- Do Facebook ao LinkedIn: a influência das redes sociais em pequenas e médias empresasPublication . Neto, Marléne Loureiro Simões; Moura, Catarina Isabel Grácio deO presente relatório de estágio, resultante de um estágio curricular no departamento de Marketing, Publicidade e Comunicação na empresa holandesa de e-commerce Ontwerpeencase, visa demonstrar qual a relação que as PMEs têm com as redes sociais e qual o impacto que as mesmas representam nos seus negócios, bem como quais os principais pontos para o desenvolvimento de uma boa comunicação e aproximação ao cliente nas redes sociais através do uso das mesmas e do marketing digital. Para uma realização de estratégias de marketing através das redes sociais de empresas de e-commerce é necessário que se compreenda primeiro qual a definição de rede social, a sua influência a partir do surgimento da Web 2.0, como as empresas se comportam a nível de comunicação e marketing digital na Era da Informação, e quais as redes sociais mais influentes e utilizáveis no mercado do e-commerce.
