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- Causas raras de Acidente Vascular Cerebral Isquémico: o aneurisma carotídeoPublication . Rosa, Adriana André; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de; Rodrigues, JoanaIntrodução: O acidente vascular cerebral isquémico é uma das principais causas de mortalidade e morbilidade na Europa e em todo o Mundo Ocidental. As causas raras de acidente vascular cerebral são responsáveis por menos de 1% dos casos e incluem, entre outras, a patologia degenerativa dos troncos supra-aórticos como os aneurismas da carótida extracraniana. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica através do motor de busca da PubMed com os termos “extracranial carotid artery aneurysm” e “extracranial carotid aneurysm” e selecionados todos os artigos referentes aos últimos 15 anos, escritos em língua inglesa e referentes ao aneurisma de etiologia degenerativa. Foram excluídas patologias específicas e aneurismas pediátricos. Sempre que uma referência bibliográfica foi considerada relevante, procedeu-se à sua consulta. A pesquisa foi complementada com a consulta de documentos de outras entidades científicas. Foi ainda, incluída a casuística de Serviço da Angiologia e Cirurgia Vascular do Centro Hospitalar Tondela Viseu. Resultados: A análise da literatura sugere que a etiologia degenerativa para o aneurisma da carótida extracraniana predomina, que a apresentação com evento secundário a lesão do sistema nervoso central é a mais frequente e que o tratamento de eleição é a resseção aneurismática seguida de revascularização. A série de aneurismas do Centro Hospitalar Tondela Viseu conta com 3 doentes tratados a 5 aneurismas e as características desta série são coincidentes com o que está descrito na literatura. Conclusões: A evidência atual sugere que o tratamento invasivo do aneurisma da carótida extracraniana pode prevenir a ocorrência de acidentes vasculares cerebrais isquémicos e ainda que, nas últimas décadas, houve uma evolução nas opções terapêuticas que passaram a incluir a abordagem endovascular. O número reduzido de casos nas séries descritas desta patologia, faz com que haja ainda desconhecimento sobre história natural da doença e falta de um consenso sobre a melhor abordagem diagnóstica e terapêutica.
- Novos modelos para o jornalismo regional: Um estudo do jornal Sermos GalizaPublication . Ramos, Giovanni Ricardo; Correia, João Carlos FerreiraEstudar modelos de negócios de jornais regionais impressos e digitais é o objetivo desta dissertação. O jornalismo impresso vive uma crise financeira no século XXI com a perda de leitores e fuga de anunciantes, que reduziu o tamanho das redações em todo o mundo e levou diversos meios de comunicação a fecharem as portas. A expansão da internet comercial, a partir da metade da década de 90, é apontado como principal responsável pela crise, porém, os jornais impressos perdem leitores desde a metade do século XX. A crise do jornalismo impresso é acentuada na imprensa regional, que possui mais dificuldades para se adaptar à internet. Isto porque os jornais possuem outros concorrentes na disputa pela publicidade digital, que utiliza basicamente a audiência como métrica. Em uma escala global, como a usada na internet, um jornal local não tem condições de sustentar apenas com o número de visualizações e cliques na página. O Sermos Galiza, semanário impresso e diário digital de Santiago de Compostela na Espanha, com abrangência na Comunidade Autónoma da Galícia, é o caso estudado nesta dissertação. Um veículo com seis anos de existência, que nasceu híbrido (impresso e digital) que não apenas se sustenta financeiramente em meio as transformações do mercado de jornalismo, mas como possui planos de expansão para um diário em papel. Analisou-se a estrutura, fontes de receita, interação com a comunidade e o uso das potencialidades da internet do Sermos Galiza, uma comparação entre as estratégias do jornal, suas práticas e as teorias sobre ciberjornalismo, modelos de negócios e jornalismo regional.
- Retórica visual em anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileirasPublication . Pinto, Luíza Vergara de Azevedo Rodrigues; Serra, Joaquim Mateus PauloA dissertação analisa uma amostra de anúncios de cervejas brasileiras e portuguesas, com os seguintes objetivos: identificar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras; comparar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de diferentes marcas de cerveja; comparar, em relação a Portugal e Brasil, os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cerveja. A amostra analisada foi constituída por 68 anúncios, de quatro marcas de cerveja, duas portuguesas, Super Bock e Sagres, e duas brasileiras, Skol e Itaipava, sendo 17 imagens de cada marca. As imagens foram coletadas das redes sociais das marcas nos anos de 2015 a 2017. A metodologia escolhida para essa pesquisa foi quantitativa, por meio de uma análise de conteúdo de acordo com Bardin (2009) e Moraes (1999). Essa análise mostra que, em sua mensagem plástica, 69,1% das imagens dos anúncios de cerveja analisados apresentam uma moldura restrita, 83,8% delas apresentam um enquadramento fechado, 72,1% utilizam a focal curta, e 41,2% apresentam o produto ao centro. O argumento mais frequente é por analogia (57,4%), seguido pelo argumento sobre causas (27,9%). As figuras retóricas mais utilizadas são a alusão e a metáfora, ambas com 26,5%, logo seguidas da comparação, com 23,5%. Em termos comparativos, as principais conclusões do estudo realizado é que as imagens dos anúncios de cerveja dos dois países têm mensagens plásticas similares, pois buscam elementos que atraiam a atenção do consumidor. No entanto, as marcas portuguesas priorizam a utilização do argumento por analogia e as figuras retóricas da alusão e da metáfora, enquanto as marcas brasileiras recorrem mais a argumentos sobre causas e à figura retórica da comparação.
- Crenças acerca da Violência Conjugal e Agressão em Estudantes UniversitáriosPublication . Araújo, Mariana Aparício; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaA representação da violência tem sido um fenómeno que sofreu alterações ao longo das décadas, começando por ser encarada com um assunto privado e até algo banal, mas com o aumento da consciência por parte da sociedade da gravidade deste comportamento e dos direitos de cada indivíduo, passou a ser detetado, exposto e condenado. Contudo, apesar destas evoluções, este é um comportamento que é ainda muito prevalente, provavelmente pelas crenças que continuam a verificar-se na população, não sendo uma temática que se possa considerar resolvida. Deste modo, o presente trabalho centrou-se no estudo da relação entre as crenças acerca da violência conjugal e a predisposição para a agressão, com o objetivo de compreender a possível existência de diferenças nas crenças acerca da violência conjugal e na agressão em função do género, do curso e do estado civil. Para tal, foram utilizados o Questionário Sociodemográfico, a Escala de Crenças acerca da Violência Conjugal e o Questionário da Agressão. Através da análise estatística, concluiu-se que apenas houve diferenças estatisticamente significativas ao nível das crenças acerca da violência conjugal em função do género e do curso e ao nível da agressão em função do género. Por outro lado, observou-se uma associação das crenças de legitimação e banalização da pequena violência e das crenças de legitimação da violência pela conduta da mulher com a agressão física, raiva e hostilidade, existindo, ainda, uma associação entre as crenças da legitimação da violência pela preservação da privacidade familiar e a agressão física e a hostilidade.