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Novos modelos para o jornalismo regional: Um estudo do jornal Sermos Galiza

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Estudar modelos de negócios de jornais regionais impressos e digitais é o objetivo desta dissertação. O jornalismo impresso vive uma crise financeira no século XXI com a perda de leitores e fuga de anunciantes, que reduziu o tamanho das redações em todo o mundo e levou diversos meios de comunicação a fecharem as portas. A expansão da internet comercial, a partir da metade da década de 90, é apontado como principal responsável pela crise, porém, os jornais impressos perdem leitores desde a metade do século XX. A crise do jornalismo impresso é acentuada na imprensa regional, que possui mais dificuldades para se adaptar à internet. Isto porque os jornais possuem outros concorrentes na disputa pela publicidade digital, que utiliza basicamente a audiência como métrica. Em uma escala global, como a usada na internet, um jornal local não tem condições de sustentar apenas com o número de visualizações e cliques na página. O Sermos Galiza, semanário impresso e diário digital de Santiago de Compostela na Espanha, com abrangência na Comunidade Autónoma da Galícia, é o caso estudado nesta dissertação. Um veículo com seis anos de existência, que nasceu híbrido (impresso e digital) que não apenas se sustenta financeiramente em meio as transformações do mercado de jornalismo, mas como possui planos de expansão para um diário em papel. Analisou-se a estrutura, fontes de receita, interação com a comunidade e o uso das potencialidades da internet do Sermos Galiza, uma comparação entre as estratégias do jornal, suas práticas e as teorias sobre ciberjornalismo, modelos de negócios e jornalismo regional.
Business models of local newspapers is the aim of this dissertation. The newspapers is experiencing a financial crisis in the 21st century with the loss of readers and advertiser flight, which has reduced the size of newsrooms around the world and has led to a number of media outlets closing their doors. The expansion of the commercial Internet, from the mid-90s onwards, has been identified as the main cause of the crisis, but printed newspapers have pertained to readers since the midtwentieth century. The crisis of printed journalism is accentuated in the regional press, which has more difficulties to adapt to the internet. This is because newspapers have other competitors in the dispute for digital advertising, which basically uses the audience as a metric. On a global scale, such as the one used on the internet, a local newspaper can not sustain just the number of page views and clicks. The Sermos Galiza, news weekly and digital diary of Santiago de Compostela in Spain, covering the Autonomous Community of Galicia, is the case studied in this dissertation. A six-year-old vehicle that was born hybrid (print and digital) that not only sustains itself financially amid the transformations of the journalism market, but as it has expansion plans for a paper journal. We analyzed the structure, sources of income, interaction with the community and the use of the internet potential of Sermos Galiza, a comparison between the strategies of the newspaper, its practices and theories on cyberjonalism, business models and regional journalism.

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Ciberjornalismo Jornalismo Regional Modelos de Negócios Sermos Galiza

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