Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Novos modelos para o jornalismo regional: Um estudo do jornal Sermos Galiza
    Publication . Ramos, Giovanni Ricardo; Correia, João Carlos Ferreira
    Estudar modelos de negócios de jornais regionais impressos e digitais é o objetivo desta dissertação. O jornalismo impresso vive uma crise financeira no século XXI com a perda de leitores e fuga de anunciantes, que reduziu o tamanho das redações em todo o mundo e levou diversos meios de comunicação a fecharem as portas. A expansão da internet comercial, a partir da metade da década de 90, é apontado como principal responsável pela crise, porém, os jornais impressos perdem leitores desde a metade do século XX. A crise do jornalismo impresso é acentuada na imprensa regional, que possui mais dificuldades para se adaptar à internet. Isto porque os jornais possuem outros concorrentes na disputa pela publicidade digital, que utiliza basicamente a audiência como métrica. Em uma escala global, como a usada na internet, um jornal local não tem condições de sustentar apenas com o número de visualizações e cliques na página. O Sermos Galiza, semanário impresso e diário digital de Santiago de Compostela na Espanha, com abrangência na Comunidade Autónoma da Galícia, é o caso estudado nesta dissertação. Um veículo com seis anos de existência, que nasceu híbrido (impresso e digital) que não apenas se sustenta financeiramente em meio as transformações do mercado de jornalismo, mas como possui planos de expansão para um diário em papel. Analisou-se a estrutura, fontes de receita, interação com a comunidade e o uso das potencialidades da internet do Sermos Galiza, uma comparação entre as estratégias do jornal, suas práticas e as teorias sobre ciberjornalismo, modelos de negócios e jornalismo regional.
  • Jornalismo de proximidade em rede: Proposta para criação de modelos de negócios
    Publication . Ramos, Giovanni Ricardo; Correia, João Carlos Ferreira
    A revolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobretudo com a internet, causou uma profunda transformação nos modelos de negócios do jornalismo. A perda da publicidade, os novos hábitos das audiências, a entrada de novos concorrentes e questionamentos a credibilidade geraram uma crise no jornalismo que foi agravava nos meios de comunicações regionais, que tiveram dificuldades para fazer a transição para o digital e encontram hoje desafios para se estabeleceram em um mercado cada vez mais globalizado e digital. Esta tese de doutoramento discute os caminhos para o jornalismo de proximidade enfrentar a crise dos modelos de negócios da comunicação. Aprofunda-se a discussão sobre uma das alternativas, a cooperação entre meios de comunicação, concorrentes ou não. Trata-se da ideia de que jornais unidos podem oferecer um produto maior e melhor e com custos menores. A cooperação mediática, que pode convergir formatos por meio da internet, atua também na esfera comercial e administrativa dos meios de comunicação, pois juntos, podem possuir mais força para buscar parceiros, publicidade e recursos. A partir de uma revisão bibliográfica sobre todos os movimentos de jornalismo que atuaram em rede, sejam com outros meios, seja com a sociedade civil, esta tese desenvolve primeiramente um mapa conceitual sobre jornalismo de proximidade em rede. Depois, apresenta-se um método para jornais, rádios e outros meios locais poderem fazer projetos em rede. Estudos de casos de associações mediáticas que possuem projetos em rede e uma proposta para um grupo de media regionais portugueses validaram o método desenvolvido sob o conceito de jornalismo de proximidade em rede.
  • Modelos de negócios para o jornalismo regional: o caso Setúbal na Rede
    Publication . Ramos, Giovanni; Correia, João Carlos
    Esta investigação foi desenvolvida como base da nossa tese doutoral1, que elegeu como objeto de estudo a análise da produção discursiva dos meios de comunicação sobre a universidade pública brasileira durante a greve de professores e funcionários, em 2015. O objetivo central foi o de analisar os discursos subjacentes aos textos publicados pela grande mídia sobre a universidade pública brasileira, a partir das notícias veiculadas durante os cinco meses da greve, com a finalidade de desvelar as estratégias de veiculação de pontos de vista sobre a universidade e o movimento paredista. Tais posições são representativas dos interesses de diferentes grupos sociais que constroem uma hegemonia discursiva no âmbito das disputas de sentidos produzidas no período estudado. Utilizamos alguns conceitos propostos por Pierre Bourdieu e recorremos também a produções do autor que discutem o jornalismo por produzir mecanismos de construção seletiva de opiniões e representações sobre a realidade social. Integraram a análise e interpretação dos dados alguns tópicos chaves das teorias da comunicação. Palavras-chave: Campo jornalístico, poder simbólico, grande mídia, análise crítica do discurso, universidade