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Abstract(s)
A dissertação analisa uma amostra de anúncios de cervejas brasileiras e portuguesas, com os seguintes objetivos: identificar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras; comparar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de diferentes marcas de cerveja; comparar, em relação a Portugal e Brasil, os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cerveja. A amostra analisada foi constituída por 68 anúncios, de quatro marcas de cerveja, duas portuguesas, Super Bock e Sagres, e duas brasileiras, Skol e Itaipava, sendo 17 imagens de cada marca. As imagens foram coletadas das redes sociais das marcas nos anos de 2015 a 2017. A metodologia escolhida para essa pesquisa foi quantitativa, por meio de uma análise de conteúdo de acordo com Bardin (2009) e Moraes (1999). Essa análise mostra que, em sua mensagem plástica, 69,1% das imagens dos anúncios de cerveja analisados apresentam uma moldura restrita, 83,8% delas apresentam um enquadramento fechado, 72,1% utilizam a focal curta, e 41,2% apresentam o produto ao centro. O argumento mais frequente é por analogia (57,4%), seguido pelo argumento sobre causas (27,9%). As figuras retóricas mais utilizadas são a alusão e a metáfora, ambas com 26,5%, logo seguidas da comparação, com 23,5%. Em termos comparativos, as principais conclusões do estudo realizado é que as imagens dos anúncios de cerveja dos dois países têm mensagens plásticas similares, pois buscam elementos que atraiam a atenção do consumidor. No entanto, as marcas portuguesas priorizam a utilização do argumento por analogia e as figuras retóricas da alusão e da metáfora, enquanto as marcas brasileiras recorrem mais a argumentos sobre causas e à figura retórica da comparação.
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Keywords
Brasil Cerveja Portugal Publicidade Retórica Visual