Repository logo
 
Publication

Retórica visual em anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicaspor
dc.contributor.advisorSerra, Joaquim Mateus Paulo
dc.contributor.authorPinto, Luíza Vergara de Azevedo Rodrigues
dc.date.accessioned2020-03-04T16:52:59Z
dc.date.available2020-03-04T16:52:59Z
dc.date.issued2018-07-10
dc.date.submitted2018-06-19
dc.description.abstractA dissertação analisa uma amostra de anúncios de cervejas brasileiras e portuguesas, com os seguintes objetivos: identificar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras; comparar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de diferentes marcas de cerveja; comparar, em relação a Portugal e Brasil, os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cerveja. A amostra analisada foi constituída por 68 anúncios, de quatro marcas de cerveja, duas portuguesas, Super Bock e Sagres, e duas brasileiras, Skol e Itaipava, sendo 17 imagens de cada marca. As imagens foram coletadas das redes sociais das marcas nos anos de 2015 a 2017. A metodologia escolhida para essa pesquisa foi quantitativa, por meio de uma análise de conteúdo de acordo com Bardin (2009) e Moraes (1999). Essa análise mostra que, em sua mensagem plástica, 69,1% das imagens dos anúncios de cerveja analisados apresentam uma moldura restrita, 83,8% delas apresentam um enquadramento fechado, 72,1% utilizam a focal curta, e 41,2% apresentam o produto ao centro. O argumento mais frequente é por analogia (57,4%), seguido pelo argumento sobre causas (27,9%). As figuras retóricas mais utilizadas são a alusão e a metáfora, ambas com 26,5%, logo seguidas da comparação, com 23,5%. Em termos comparativos, as principais conclusões do estudo realizado é que as imagens dos anúncios de cerveja dos dois países têm mensagens plásticas similares, pois buscam elementos que atraiam a atenção do consumidor. No entanto, as marcas portuguesas priorizam a utilização do argumento por analogia e as figuras retóricas da alusão e da metáfora, enquanto as marcas brasileiras recorrem mais a argumentos sobre causas e à figura retórica da comparação.por
dc.identifier.tid202354369
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9714
dc.language.isoporpor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectCervejapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectRetórica Visualpor
dc.titleRetórica visual em anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiraspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6348_13713.pdf
Size:
3.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format