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Retórica visual em anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras
datacite.subject.fos | Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas | por |
dc.contributor.advisor | Serra, Joaquim Mateus Paulo | |
dc.contributor.author | Pinto, Luíza Vergara de Azevedo Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T16:52:59Z | |
dc.date.available | 2020-03-04T16:52:59Z | |
dc.date.issued | 2018-07-10 | |
dc.date.submitted | 2018-06-19 | |
dc.description.abstract | A dissertação analisa uma amostra de anúncios de cervejas brasileiras e portuguesas, com os seguintes objetivos: identificar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras; comparar os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de diferentes marcas de cerveja; comparar, em relação a Portugal e Brasil, os meios persuasivos presentes nas imagens de anúncios publicitários de cerveja. A amostra analisada foi constituída por 68 anúncios, de quatro marcas de cerveja, duas portuguesas, Super Bock e Sagres, e duas brasileiras, Skol e Itaipava, sendo 17 imagens de cada marca. As imagens foram coletadas das redes sociais das marcas nos anos de 2015 a 2017. A metodologia escolhida para essa pesquisa foi quantitativa, por meio de uma análise de conteúdo de acordo com Bardin (2009) e Moraes (1999). Essa análise mostra que, em sua mensagem plástica, 69,1% das imagens dos anúncios de cerveja analisados apresentam uma moldura restrita, 83,8% delas apresentam um enquadramento fechado, 72,1% utilizam a focal curta, e 41,2% apresentam o produto ao centro. O argumento mais frequente é por analogia (57,4%), seguido pelo argumento sobre causas (27,9%). As figuras retóricas mais utilizadas são a alusão e a metáfora, ambas com 26,5%, logo seguidas da comparação, com 23,5%. Em termos comparativos, as principais conclusões do estudo realizado é que as imagens dos anúncios de cerveja dos dois países têm mensagens plásticas similares, pois buscam elementos que atraiam a atenção do consumidor. No entanto, as marcas portuguesas priorizam a utilização do argumento por analogia e as figuras retóricas da alusão e da metáfora, enquanto as marcas brasileiras recorrem mais a argumentos sobre causas e à figura retórica da comparação. | por |
dc.identifier.tid | 202354369 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/9714 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Brasil | por |
dc.subject | Cerveja | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Publicidade | por |
dc.subject | Retórica Visual | por |
dc.title | Retórica visual em anúncios publicitários de cervejas portuguesas e brasileiras | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas | por |
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