Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-23"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Derivadas de DiniPublication . Zage, Esmael António; Correia, Nuno Miguel FerreiraNeste trabalho lançámos o desafio de estudar derivadas de Dini, o porquê do seu aparecimento e algumas aplicações. Para abordarmos este assunto de uma forma coerente foi necessário traçar um caminho no qual tivemos de recordar alguns conceitos lecionados no Ensino Secundário, como por exemplo: sucessões e subsucessões, limite, função contínua, função diferenciável, monotonia e extremos de uma função; assim como os resultados relacionados. Mas foi também necessário introduzir assuntos que vão além do Ensino Secundário, como limite superior e limite inferior, funções semicontínuas. Para aplicar as derivadas de Dini recordamos os Teoremas de Rolle e de Lagrange, para os quais apresentamos uma generalização envolvendo as derivadas de Dini. Tal como em qualquer curso de Cálculo, depois do cálculo diferencial surge a integração, pois isso no Capítulo final consta os conhecidos integrais de Riemann e Lebesgue e a construção do integral de Henstock-Kurzweil.
- Avaliação de Metodologias para Definição de Caudal Ecológico e o Impacto na Produção HidroelétricaPublication . Andrès, Brunno Daibert; Fael, Cristina Maria Sena; Silva, Maria Manuela Portela Correia dos S. R.Existe um cenário estabelecido em que a necessidade de se aumentar a participação das fontes de energia renováveis na composição da matriz energética mundial para fomentar um desenvolvimento económico e social sustentável, em estrito respeito com o meio ambiente, bem como de elemento atenuante para as alterações climáticas, confronta-se com a pressão da procura pelo uso de recursos naturais gerada pelo inerente crescimento da população mundial. Por essa situação conflituosa se tornar mais latente para a produção hidroelétrica, ao ser essa uma fonte de energia que compete no uso da água perante inúmeras outras procuras da sociedade e meio ambiente, são estabelecidos certos limites para esse uso através da recomendação de um caudal denominado de ecológico a ser obrigatoriamente e minimamente resguardado no leito fluvial com a finalidade de servir as necessidades dos ecossistemas aquático e ribeirinho. Existem ao redor do mundo centenas de diferentes metodologias que se propõem a definir o caudal ecológico, as quais são divididas em métodos hidrológicos, hidráulicos, de classificação de habitats e holísticos. O presente trabalho teve como objetivo inicial identificar e descrever pormenores sobre as principais metodologias utilizadas para a determinação desse caudal ecológico no Brasil e em Portugal Continental, bem como sobre outros métodos adotados num cenário global. Na sequência, sob um prisma específico e através de simulações com auxílio do software computacional CASiMiR, desenvolvido pela Universidade de Estugarda, foram utilizados dados técnicos da central mini-hídrica Saudade, localizada no Estado de Minas Gerais, Brasil, central essa concessionada à empresa Construtora Vibral Ltda., para desenvolver um estudo de caso onde se avaliaram os impactos na produção hidroelétrica, em observância à variação sofrida na energia anual produzida e no retorno financeiro anual, de cada caudal ecológico resultante da aplicação dos métodos Q7,10, Tennant, curva de permanência, perímetro molhado, INAG e Global Environmental Flow Calculator. Por fim, foi concluído, com base na grande amplitude identificada entre os volumes de caudais calculados, que existe a possibilidade de se penalizar severamente a produção de energia de uma central, com a consequente frustração de receitas e impacto na formação de preços para toda uma sociedade.
- Influência dos Níveis de Empatia e dos Sintomas Psicopatológicos na Capacidade de Reconhecimento FacialPublication . Cruz, Sara de Deus; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva Farinha; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva deNos seres humanos os estímulos não verbais, nomeadamente as faces das pessoas com quem interage, influenciam a construção da experiência social. Por isso, tendo em conta que a comunicação interpessoal, é influenciada pela empatia do observador, propomo-nos estudar a influência desta na capacidade de reconhecimento de faces neutras. Para o efeito utilizamos o Interpersonal Reactivity Index (IRI) para avaliar os quatro fatores da empatia: Preocupação Empática, Tomada de Perspetiva, Fantasia e Desconforto Pessoal. Uma vez que, segundo a literatura, níveis baixos de Empatia estão relacionados com elevados níveis de sintomas psicopatológicos, utilizou-se o Brief Symptom Inventory (BSI), para medir esses mesmos sintomas, estudando a sua relação com os níveis de Empatia. O objetivo principal, consistiu em comparar os níveis de Empatia, através de cada uma das quatro dimensões do IRI, assim como o Índice Geral de Sintomas Psicopatológicos em dois grupos da variável Taxa de Acertos e Tempo de Resposta obtidos através da realização de uma tarefa de uma versão modificada do Glasgow Face Matching Test (GFMTm). Pretendemos, assim, verificar possíveis diferenças nos níveis de empatia e na presença de sintomas psicopatológicos entre os grupos. Relativamente aos resultados, podemos concluir que não obtivemos nenhum resultado estatisticamente significativo, para além de 3 correlações moderadas entre as variáveis em estudo.
- O efeito de um programa de treino de força no rendimento desportivo em nadadoresPublication . Fonseca, Humberto da; Marinho, Daniel Almeida; Neiva, Henrique PereiraO objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos de um programa de treino de força durante 8 semanas sobre o rendimento em natação pura desportiva. Adicionalmente, pretendemos verificar os efeitos de um período subsequente de destreino com a duração de 4 semanas. Para isso, foram avaliados 8 nadadores de nível nacional, experientes (5.88 ± 1.81 anos de treino em natação), com 16.00 ± 0.53 anos de idade e com nível competitivo nacional (545 ± 70 pontos FINA na sua melhor prova). Estes nadadores, pertencentes a uma equipa de natação de referência nacional, realizaram um programa treino de força constituído por lançamentos da bola medicinal (partindo do peito, acima da cabeça, para o solo), saltos verticais, flexões de braços, e lat pulldown. Cada nadador foi avaliado individualmente e de forma aleatória relativamente a variáveis de força (lançamento da bola medicinal, salto com contramovimento: CMJ, carga máxima em 1 repetição no lat pulldown: 1RM), rendimento (tempo aos 100m livres) e biomecânica (frequência gestual: FG; distancia por ciclo: DC; e índice de nado: IN) antes do início do programa de treino, após as 8 semanas de treino, e após as 4 semanas seguintes em que o treino da força não foi realizado. Verificamos uma melhoria significativa nos 100m livres com a aplicação do treino da força (0.8%, CI95% 0.28, 1.33%; p = 0.02), muito devido à eficiência de nado conseguida nos segundos 50 m da prova (3.71 ± 0.36 vs. 3.88 ± 0.43 m2 c-1 s -1 , p = 0.05). A força muscular também demonstrou melhorias significativas para todas as variáveis analisadas (p< 0.01, ES > 0.5). Após o destreino, as diferenças não foram estatisticamente significativas, com exceção do CMJ e do 1RM lat pulldown, que demonstraram valores inferiores e superiores em relação ao póstreino, respetivamente. Podemos assim sugerir que o programa de treino da força aplicado, recorrendo a um baixo volume, com cargas baixas, e velocidades de execução elevadas, parece ser eficaz na melhoria da força muscular e consecutivamente na melhoria do rendimento durante o nado, através da melhor eficiência conseguida na parte final da prova.
- O impacto da alexitimia na identificação facialPublication . Duarte, Diana Rita Coelho; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva de; Rodrigues, Paulo Joaquim Fonseca da Silva FarinhaA identificação de faces é um processo fundamental na interação social humana. Tendo por base um sistema cognitivo e percetual complexo, algumas caraterísticas individuais podem comprometer o reconhecimento de faces. Diversos estudos referem que indivíduos com alexitimia apresentam dificuldades ao nível do reconhecimento das emoções, verificando-se uma associação positiva com sintomas psicopatológicos. Contudo, a investigação é escassa no que diz respeito ao estudo da identificação facial em indivíduos com alexitimia. Por forma a explorarmos a relação entre identificação facial e alexitimia, recorreu-se a uma amostra por conveniência, obtida junto de estudantes da Universidade da Beira Interior, com idade superior a 18 anos, tanto do género feminino (n=42), como masculino (n=22), com idades compreendidas entre os 18 e os 57 anos (M=21; DP=5.22), de diferentes cursos e ciclos de ensino. O protocolo de investigação foi constituído por um questionário sociodemográfico, pelo 20-item Toronto Alexithymia Scale e pelo The Glasgow Face Matching Test. Os resultados mostraram que uma maior dificuldade em descrever sentimentos está associada a um menor tempo de resposta na tarefa de identificação facial (r = -.312; p < .001). Também se observou que um pensamento mais orientado para o exterior está associado a uma menor taxa de acerto na tarefa de identificação facial (r = -.331; p = .008). Sendo este um estudo exploratório da relação entre as variáveis identificadas, espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para uma maior investigação nesta área.
- Hemorragia Cerebral em Doentes AnticoaguladosPublication . Gaspar, Daniela Morgado; Álvarez Pérez, Francisco JoséIntrodução: A terapia anticoagulante é usada na prevenção de eventos tromboembólicos em doentes sob risco. Esta mostrou-se efetiva na redução do risco de enfarte nestes pacientes. Contudo, é um fator de risco independente para a expansão e morte por hemorragia intracraniana. (1) (2) O objetivo deste estudo é determinar a prevalência de hematomas cerebrais associados à anticoagulação oral e definir as características clínicas e imagiológicas dos mesmos. Materiais e metodologia: Estudo retrospetivo com duração de 5 anos (2008-2012). A amostra em estudo consiste nos doentes internados, por AVC hemorrágico, na unidade de AVC do Centro Hospitalar Cova da Beira durante este período. A análise estatística dos dados foi realizada com recurso ao software IBM SPSS Statistics versão 24.0. Resultados: Doentes anticoagulados apresentam uma média de idades estatisticamente superior em relação aos doentes que não faziam terapia anticoagulante/antiagregante. Encontramos maiores percentagens de doença cardiovascular em doentes antiagregados e nestes ocorre atingimento de zonas cerebrais profundas com mais frequência. Já no caso dos doentes anticoagulados, a zona cerebral que é afetada com mais frequência é o córtex. Os parâmetros bioquímicos analisados parecem não sofrer influência do estado de coagulação. O valor INR encontra-se estatisticamente mais elevado no grupo dos anticoagulados. Verificou-se ainda que nos doentes hipertensos são atingidas zonas cerebrais mais profundas o que acarreta piores resultados funcionais, estando este parâmetro associado a maiores graus de dependência nas atividades de vida diária. Fatores como ressangramento e a presença de hidrocefalia parecem contribuir para maiores percentagens de mortalidade e estão também associados a maiores graus de dependência. Conclusão: A terapia anticoagulante pode contribuir para hemorragias cerebrais mais extensas e piores resultados funcionais. Contudo existem outros fatores a ter em linha de conta que podem ter forte influência no desfecho final como é o caso da existência de fatores de risco/ comorbilidades, território vascular afetado e zona cerebral atingida. Dada a importância e eficácia da terapia anticoagulante é importante reconhecermos estes fatores que são na sua maioria passíveis de controlo dado que, na maior parte dos casos, é extremamente difícil ou impossível abdicar desta terapia.
- Economy and religious tourismPublication . Silva, Matheus Belucio da; Fuinhas, José Alberto Serra Ferreira Rodrigues; Marques, António Manuel Cardoso; Duarte, Marco DanielBy centuries pilgrimages are present in Christianity. For Catholics, the importance of devotions and visits to the Marian sanctuaries is indisputable. The number of visitors and pilgrims to these temples makes the local economy an important destination for religious tourism. In order to understand the economic determinants of religious tourism, two sanctuaries were studied, namely, Aparecida (Brazil) and Fatima (Portugal). Given the large collection of statistical information of the Portuguese Sanctuary, it was verified through the Vector Autoregressive model that Gross Domestic Product and Unemployment cause unidirectional the pilgrimages. The Autoregressive Distributed Lag model revealed that the increase in Gross Domestic Product and international arrivals in the short term positively impacts the number of pilgrims. Through the Ordinary Least Squares regression, significant statistical relationships between climatic factors (rain volume and average temperature) and visitors in the Sanctuary of Fatima were found. The Seasonal Autoregressive Integrated Moving Average forecast method was applied to the number of monthly visitors to the Sanctuary of Aparecida and to the number of pilgrims in the Sanctuary of Fatima, the results show a strong seasonality and that the first and last months of the year are periods of low demand. The results of this study allow a new look at religious tourism in the Marian context, the empirical results allow those responsible for establishing public policies, tourism agents and the administration of the Sanctuaries to direct yours actions. Measures planned and executed jointly between the various agents can benefit residents, visitors, pilgrims, the tourism sector and the Sanctuaries themselves.
- Estudo da lixiviação por medição de pH e condutividade elétrica de materiais de ativação alcalinaPublication . Fernandes, Ana Catarina Cordeiro; Gomes, João Paulo de Castro; Magrinho, Manuel João CordeiroA aposta em materiais comentícios alternativos ao cimento Portland, cuja produção é responsável por cerca de 7% das emissões globais de gases de efeito de estufa e, simultaneamente, em materiais obtidos a partir de resíduos minerais e industriais, produzidos em quantidades significativas nos Países em desenvolvimento, é cada vez mais necessária para a sustentabilidade do Planeta. Como tal, com o intuito de contribuir para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promover a utilização de materiais residuais e reduzir o uso de cimento Portland, e que demonstrem bons comportamentos mecânicos, químicos, físicos e de durabilidade, surgem todos os dias estudos sobre novos materiais com base em ligantes de ativação alcalina. Assim sendo este trabalho assenta sobre o estudo e caracterização de misturas de ativação alcalina, com diferentes percentagens mássicas de lamas residuais provenientes das Minas da Panasqueira, vidro moído e metacaulino. Nas misturas, as percentagens de lamas residuais utilizadas foram de 20%, 50%, 80% e 100%, de vidro moído de 10%, 20%, 50% e 100 % e de metacaulino de 10% e 100%. De modo a avaliar as características das misturas efetuadas, procedeu-se à realização a um conjunto de ensaios. Para avaliar o comportamento mecânico das argamassas recorreu-se à realização de ensaios de resistência à compressão. Para analisar a composição química e a formação de compostos inorgânicos, efetuaram-se análises de Espectroscopia de dispersão de raio-x (EDX), Espectroscopia de infravermelhos com transformada de Fourier com reflectância total atenuada (FTIR) e microscopia de eletrões retrodifundidos (BSE). E, por fim, de modo a avaliar o comportamento das diferentes misturas, em termos de lixiviação, efetuaram medições simultâneas de condutividade elétrica e de pH.
- Modelos Ecológicos UnidimensionaisPublication . Santos, Augusto Veríssimo Victór dos; Silva, César Augusto Teixeira Marques daOs modelos ecológicos descrevem a dinâmica de uma determinada população que habita num ecossistema e num período de tempo determinado. Este trabalho tem por principal objectivo estudar os modelos ecológicos unidimensionais. Os modelos considerados neste trabalhos são os modelos de Beverton-Holt, Ricker, Maynard Smith-Slatkin e Hassel. Para tal, começamos por introduzir algumas definições e resultados que servem de base ao estudo do comportamento assintótico dos modelos propostos. De seguida, fazemos a derivação dos modelos do ponto de vista biológico. Faz-se também a derivação dos modelos modificados de Beverton Holt e Ricker, bem como o estudo do comportamento assintótico destes modelos. De seguida, os modelos de Maynard Smith-Slatkin e Hassel são usados para obtermos modelos unidimensionais de captura e discutir o efeito de hidra, efeito que por vezes ocorre nestes modelos. Obtemos ainda um modelo de captura generalizado, o modelo de Seno, e desenvolve-se de seguida um novo modelo que ´e alternativo ao modelo de Seno com função de Beverton-Holt. Finalmente, descrevem-se alguns aspectos que foram considerados aquando da elaboração de uma ação de divulgação em Biomatemática na Academia Júnior de Ciências.