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- Valorização de informação georreferenciada em dispositivos móveisPublication . Tomas, Rui Miguel Proenca; Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa deOs dispositivos móveis fazem parte do quotidiano de grande parte das populações, com tendência a aumentar no futuro, sendo a sua utilização vista, cada vez mais, como uma ferramenta de aquisição e partilha de informação. A forma como é apresentada essa informação, vai influenciar a tomada de decisão, por parte do utilizador e a junção dos sistemas de informação geográfica às aplicações móveis, permitirá um aumento do potencial científico e/ou comercial de qualquer organização. O desenvolvimento de uma aplicação que possa ser usada pela maioria dos utilizadores de dispositivos móveis, que facilite a disponibilização de informação de forma rápida e de fácil consulta, permitirá uma tomada de decisão por parte do utilizador em tempo real, podendo as mesmas ser monitorizadas, valorizando a informação existente.
- Instrumento de apoio à criação de um mapa de potencial ciclável da rede viária com recurso a SIGPublication . Passos, Sílvia Valentina González de; Santos, Bertha Maria Batista dosA necessidade de um desenvolvimento sustentável dos centros urbanos colocou a mobilidade como um dos vetores mais importantes e urgentes a ter em conta nas ações a desenvolver nas cidades. A sensibilização da população e a implementação de medidas em meio urbano com vista a potenciar a circulação com recurso a modos suaves, onde se inclui a bicicleta, é assim uma prioridade das políticas atuais de transportes. Neste contexto, o trabalho apresentado tem por objetivo abordar a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) no processo de criação de um instrumento de apoio ao conhecimento, compreensão, planeamento e gestão do espaço público, nomeadamente para identificação das áreas das cidades com maior potencial ciclável da rede viária existente, possibilitando assim a definição de prioridades de atuação no espaço público. O instrumento proposto recorre a 3 tipos de análises em ambiente SIG (espacial, de redes e multicritério), combinando dados no formato vetorial e raster de 3 variáveis (polos geradores de viagens, densidade populacional e rede viária) para obter mapas de potencial ciclável da rede viária. O instrumento foi aplicado à rede viária do concelho da Covilhã, tendo permitido identificar as vias com potencial ciclável para a utilização de bicicletas tradicionais e elétricas. Os resultados permitiram concluir que 23% da rede viária total do perímetro urbano apresenta potencial para o uso da bicicleta tradicional e 34% para a bicicleta elétrica. A identificação das vias com efetivo potencial ciclável permite uma melhor afetação dos recursos humanos e financeiros das autoridades responsáveis pelo espaço público e o efetivo aumento da prática de andar de bicicleta, contribuindo para a sustentabilidade urbana dadas as vantagens ambientais, económicas e sociais associadas.