Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Experimental analysis of the conservation conditions and development of a traceability device for fruit productsPublication . Morais, Diogo Cerqueira; Gaspar, Pedro Miguel de Figueiredo Dinis Oliveira; Silva, Pedro Nuno Dinho Pinto daFruit and vegetables are often subject to conditions during storage and transport which in no way promote the maintenance of their biological properties. As a result of this loss of quality, there is a decrease in product appreciation. But more important than the loss of economic value is safety and food waste. This dissertation involved an experimental study characterized by the evaluation of the conservation conditions inside the conservation chambers of fruit, namely peach and cherry producers in the Beira Interior region, Portugal. This study consisted of monitoring during two campaigns, 2018 and 2019, the temperature and relative humidity of the conservation air using several “LASCAR ELECTRONICS” dataloggers, arranged in different boxes located at different positions and heights on a pallet. With the results, it was made the characterization of the conservation environment to which the fruit products were subjected, as well as the dimensioning of a monitoring system. However, the monitoring system used does not allow real-time traceability of parameters influencing product quality. Remote monitoring systems, whose fundamental requirements relate to range and autonomy, make use of communications technologies to map characteristic crop parameters to reduce the unnecessary application of resources or materials. A prototype was developed with the function of monitoring the boxes of fruit products during transport between the producer and the distribution center. This device is composed of an ARDUINO UNO Rev3 microcontroller that acquires every 5 minutes of temperature and relative humidity through a DHT 11 sensor. It has a SIM800L module which gives it the ability to communicate in real-time via GSM. It also incorporates a 3.7 V - 2600mAh battery which gives you an approximately 60-hour power range. By acquiring temperature and relative humidity values, the system allows the producer to remotely control their product during the most critical stages of the cold chain, transportation, and storage at the distribution center. Although temperature and humidity data can be used by the producer to ensure the quality of their product upon delivery to the distribution center, location history allows for the optimization of transportation routes to extend product life., which, in turn, is reflected in the increased economic revenue of SMEs and the reduction of food waste.
- Proposta de Implementação de Medidas de Eficiência Energética e Hídrica no Edifício dos Paços do Concelho da CovilhãPublication . Pereira, Vítor Jorge Nunes; Miranda, Alexandre Borges de; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaUm dos grandes temas da sociedade atual passa pelas alterações climáticas e suas consequências. Consequências essas provenientes de um consumo crescente de energia, sendo a sua maioria de origem fóssil. Aproximadamente 40% da energia final é consumida nos edifícios, tornando-se por isso essencial, racionalizar a energia consumida e utilizá-la da forma mais eficiente possível, como forma de retardar ou até retroceder o processo das alterações climáticas do nosso planeta. Neste âmbito, o presente estudo pretende determinar possíveis medidas de melhoria do desempenho energético do edifício dos Paços do Concelho da Covilhã, onde se situa a administração local, com o intuito de poder servir como exemplo para os seus cidadãos. Para esse efeito, são apresentadas propostas de implementação de medidas de eficiência energética e hídrica, de modo a reduzir a sua fatura e por consequência, a sua pegada ecológica. O objetivo principal desta dissertação foi a identificação, em relação à eficiência energética, dos vãos envidraçados, da iluminação e da climatização, e em relação à eficiência hídrica, dos equipamentos sanitários presentes no edifício, com o intuito de os caracterizar e sugerir propostas de medidas que visam aumentar o seu rendimento. Para a concretização desta dissertação, foi realizado um estudo sustentado com base em pesquisas e análises exaustivas do material técnico e científico, de modo a que sejam apresentadas medidas consistentes com o estudo realizado.
- Design de um Propulsor Iónico para CubeSatsPublication . Abranches, Diogo Portugal; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaO aparecimento dos Cubesats fez com que um novo panorama se instalasse no setor espacial. O aumento da sua utilização nos últimos anos está relacionado com os avanços tecnológicos a nível da miniaturização dos diversos sistemas associados a estes satélites. A miniaturização dos sistemas propulsivos tem vindo a ser um dos grandes desafios a este nível. Ainda assim, desde a década de 50, têm surgido inúmeros novos tipos de sistemas propulsivos, dividindo-se, hoje em dia, em 3 categorias: sistemas químicos, sistemas elétricos e sistemas sem propelente. Juntamente com estas outras categorias, os sistemas propulsivos elétricos têm-se desenvolvido a um ritmo elevado, de tal modo que, atualmente, existem várias tecnologias diferentes, variando o propelente utilizado, a forma de produzir eletrões e ainda o processo utilizado para criar tração. Os propulsores iónicos são uma das tecnologias mais desenvolvidas dentro da propulsão elétrica. Na presente dissertação foi efetuado o design de um propulsor iónico, e para tal foi necessário realizar estudos relativamente às peças que constituem este sistema, ao campo magnético a ser implementado e aos materiais a utilizar em cada peça constituinte do propulsor. Para o design das peças foi necessário fazer uma revisão bibliográfica do estado da arte dos propulsores iónicos. Tendo isto em conta, foram adaptadas duas configurações existentes e foi feito um sobredimensionamento às mesmas. Todos os designs foram efetuados através do software CATIA. Para o campo magnético existente no motor foi escolhida uma configuração magnética com base em estudos comparativos existentes e essa configuração sido testada através do software FEMM. A validação destes resultados foi feita com base em trabalhos existentes referentes a propulsores MiXI. Através das condições de funcionamento e os objetivos de cada peça foram definidos os materiais constituintes para cada uma delas. Adicionalmente, foi realizado um estudo de mercado de forma a poder adquirir as peças desenhadas para construção do propulsor. A disponibilidade dos materiais no mercado foi também um fator a ter em conta na escolha do material para cada peça.