Browsing by Issue Date, starting with "2020-10-16"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de desempenho: desenvolvimento e implementação de um sistema de avaliação na Fondation Claire MagninPublication . Pinto, Daniel Ribeiro; Nunes, António João SantosAtualmente, a diminuição do desempenho acarreta perdas diretas e indiretas para as organizações. Neste sentido, a sua avaliação surge com a finalidade de mensurar os contributos individuais para o cumprimento dos objetivos estratégicos estabelecidos pela organização. Contudo, na área da Saúde, a aplicabilidade desta ferramenta é complexa, dado que a maioria das atividades prestadas pelos colaboradores não são contabilizadas, tornando-a, por vezes, num momento subjetivo e inadequado e numa fonte de desmotivação para os intervenientes. Assim, surgiu a necessidade de se elaborar e aplicar um método de avaliação de desempenho adaptado às especificidades da Saúde, numa instituição social. O objetivo principal deste Projeto consiste em desenvolver e aplicar um novo método de avaliação de desempenho na Fondation Claire Magnin dirigido aos enfermeiros, que representam uma classe profissional muito relevante para a fundação. Para uma adequada sustentação do sistema de avaliação de desempenho, auscultou-se previamente a opinião dos profissionais envolvidos, contando com a participação de 21 profissionais de 6 estabelecimentos médico-sociais da Fondation Claire Magnin, sediada na Suíça. A recolha de dados decorreu entre novembro de 2019 e março de 2020, através de uma entrevista semiestruturada, desenvolvida em colaboração com as diretoras dos Recursos Humanos e dos Cuidados de Enfermagem da organização, tendo sido analisados com o método da análise de conteúdo. O objetivo deste Projeto foi alcançado, mediante a implementação de um novo sistema de avaliação de desempenho para os enfermeiros da Fondation Claire Magnin, desenvolvido por etapas, em consonância, por um lado, com as necessidades e perceções dos intervenientes no processo de avaliação (avaliados, avaliadores e administração), e, por outro, com as obrigações e requisitos legais e deontológicos da profissão de enfermagem na prestação de cuidados nos estabelecimentos médico-sociais na Suíça.
- Próteses mnésicas como estratégia de otimização do funcionamento da memória em pessoas com problemas cognitivosPublication . Baptista, Catarina Lopes Belo; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Silva, Ana Rita Esteves de Sousa eO uso de próteses mnésicas é uma das formas mais eficazes de reabilitação cognitiva, tendo um impacto positivo ao nível do funcionamento da memória em indivíduos que apresentam défices. Destacam-se, ainda, as suas potencialidades como ferramentas de intervenção de reabilitação cognitiva à distância. Este estudo tem como principal objetivo avaliar os níveis de conhecimento e de utilização de próteses mnésicas, pelos profissionais de saúde e utilização das mesmas em intervenções de reabilitação cognitiva à distância. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, no qual participaram 120 profissionais de saúde que trabalham com pessoas com défices cognitivos. Os participantes têm idades compreendidas entre os 22 e os 65 anos (M = 36.99; DP = 10.85) sendo a maioria dos participantes Psicólogos/as (n = 56) e Terapeutas Ocupacionais (n = 22). Foi contruído um questionário para avaliação de conhecimentos e expectativas de utilização de próteses mnésicas pelos profissionais de saúde. Os resultados indicam que o nível de conhecimento global das próteses mnésicas específicas é superior ao grau de utilização das mesmas. O mesmo se constata quanto ao grau de aceitação de cada uma das próteses mnésicas específicas, pelos utentes, segundo os profissionais de saúde, que é superior à probabilidade de os profissionais usarem as próteses mnésicas específicas com os utentes. A maioria destes profissionais mencionou que o uso de próteses mnésicas facilita as intervenções à distância e consideram necessária a existência de mais próteses mnésicas, em intervenções à distância. O estudo sugere que o grau de utilização das próteses mnésicas por parte dos profissionais inquiridos é baixo. Em estudos futuros é pertinente avaliar o motivo pelo qual os profissionais de saúde não utilizam as próteses mnésicas, assim como a perspetiva dos utentes acerca destes dispositivos, para se poder otimizar a utilização dos mesmos.
- Relação entre as Representações de Doença e Adesão ao Tratamento em Doentes com Hipertensão ArterialPublication . Ponte, Vanessa de Jesus Frias; Silva, Cláudia Maria Gomes Mendes da; Carvalho, Paula Susana Loureiro Saraiva deA hipertensão arterial (HTA) é uma doença crónica de origem multifatorial que afeta a população mundial e contribui para elevadas taxas de mortalidade e morbilidade. Para além disso, é a causa principal das doenças cardiovasculares no mundo. Esta doença afeta severamente a vida dos doentes, sendo necessário controlá-la através da tomada de medicação prescrita pelos médicos, bem como da alteração no estilo de vida. Neste sentido, objetivou-se analisar as representações que os indivíduos têm acerca da sua doença e de que modo estas influenciam a adesão ao tratamento. Participaram 190 indivíduos com diagnóstico de hipertensão arterial, há pelo menos 6 meses, que frequentavam o Centro de Saúde de São Tiago de Castelo Branco e o Hospital Beatriz Ângelo de Loures. Para fins de colheita de dados, utilizaram-se três instrumento: um questionário sociodemográfico, o Questionário de Crenças sobre a Doença Breve (IPQ-B) e a Medida de Adesão aos Tratamentos (MAT). Constatou-se que os doentes têm representações positivas acerca da HTA, o que se traduz numa menor perceção da ameaça da doença, e compreendem a sua cronicidade. Isto foi também averiguado em indivíduos com menos idade e baixos níveis de escolaridade. Seguidamente, também se verificou que os indivíduos que se sentem menos afetados emocionalmente pela doença são doentes com mais idade e maiores níveis de escolaridade. No que é relativo à adesão ao tratamento, averiguou-se que os doentes têm elevados níveis de adesão à terapêutica farmacológica. Para além disso, os indivíduos que aderem menos ao tratamento têm uma maior perceção de ameaça da doença, verificando-se um maior nível de representações negativas face à HTA. Tendo em conta estes resultados e os elevados níveis de satisfação dos doentes no que é relativo à informação recebida acerca do tratamento e da doença pelos serviços de saúde, verifica-se que os profissionais de saúde têm um papel importante no que concerne a disseminação da informação acerca da HTA e dos seus respetivos cuidados, influenciando, assim, a adesão ao tratamento.
- Avaliação de Cianinas como Potenciais Agentes Antiproliferativos para o Tratamento do CancroPublication . Maia, Ana Alexandra Fernandes; Silvestre, Samuel Martins; Almeida, Paulo Jorge da Silva; Serrano, João Paulo LourençoAtualmente, o cancro é uma das doenças com maior incidência a nível mundial. O crescimento populacional, assim como o elevado envelhecimento, associados a fatores ambientais de risco e a fatores genéticos, têm contribuído para o agravamento das taxas de morbilidade e mortalidade. Todavia, nos dias de hoje, existem variados tratamentos associados a esta doença, encontrando-se entre os mais importantes, a quimioterapia, a radioterapia e a terapia fotodinâmica. A aplicação adequada destas terapias, em conjunto com um diagnóstico atempado e eficiente, aumentam significativamente as probabilidades de cura dos pacientes. Dentro da terapia fotodinâmica, as cianinas têm sido amplamente testadas nos últimos anos. Estas são corantes constituídos por dois anéis heterocíclicos unidos por uma cadeia metínica com um número ímpar de carbonos. Ao longo dos anos estes compostos têm sido aplicados em áreas distintas da ciência, sendo utilizados como agentes fotossensíveis e agentes antiproliferativos. Este trabalho de dissertação tem como objetivos principais a síntese e a caracterização espectroscópica de novas monometinocianinas com potencial anticancerígeno e a correspondente avaliação biológica in vitro, nomeadamente, do seu potencial antiproliferativo em diversas linhas celulares, assim como estudos adicionais de microscopia de fluorescência e, ainda, estudos computacionais complementares. Na síntese de monometinocianinas realizada neste trabalho obtiveram-se rendimentos moderados a bons, sendo que os melhores resultados foram obtidos na síntese das monometinocianinas assimétricas (72% e 68%). No screening inicial realizado a uma concentração de 10 µM selecionaram-se as cianinas que apresentaram um maior potencial antiproliferativo e que demonstraram ter seletividade para as células cancerígenas. Após essa seleção, procedeu-se à realização do cálculo da metade da concentração inibitória máxima (IC50). Dos sete compostos testados, destaca-se uma das monometinocianinas com elevado potencial anticancerígeno, especialmente na linha celular Caco-2 (IC50= 0,01 µM) e seletividade para esta linha celular cancerígena. No entanto, serão necessários mais estudos biológicos neste contexto, de forma a elucidar o seu mecanismo de ação e a respetiva localização celular.