Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Representação alegórica de Angola em PepetelaPublication . Nachilala, Ambrósio Bento Calembela; Vieira, Cristina Maria da CostaO presente trabalho dissertativo de investigação científica retrata a representação de Angola enquanto alegoria em duas obras de Pepetela, O Cão e os Caluandas e Sua Excelência, de Corpo Presente. O nosso objetivo passa por demonstrar como as duas obras são representações alegóricas de Angola de uma forma geral e, para tal, utilizamos o método comparativo com o intuito de demonstrar as semelhanças e as diferenças alegóricas não só entre as obras em si, mas também com a realidade que elas representam. Optámos por cotejar as duas obras referidas em prol do seu alto teor sociopolítico, isto considerando o facto de uma das obras focar mais numa camada social média baixa e a outra focar-se essencialmente numa camada mais elitista. Além disso, a escolha de ambas as obras deve-se ao seu contexto contrastivo, na medida em que uma delas aborda Angola mais abertamente, O Cão e os Caluandas, e a outra retrata um país africano qualquer sem nome. Mas aceitamos o desafio de demonstrar que, na realidade, a narrativa de Sua Excelência, de Corpo Presente se refere igualmente a Angola. Contudo, é preciso ter um olhar agudo e conhecimento sobre a realidade angolana para demonstrar tal facto. A fim de cumprirmos com os objetivos traçados, numa primeira instância abordamos a noção de alegoria e o seu papel na literatura de forma a comprovar como o seu uso se enquadra na nossa dissertação. De seguida, fizemos um estudo sinótico da História de Angola, o seu presente e a sua literatura, isto porque o nosso objetivo é verificar que as duas obras são representações de Angola, para que em próximos estudos a nossa obra possa ter um mínimo de conhecimento geral referente ao país, de forma a se relacionar com os nossos argumentos. Optamos a seguir por abordar Pepetela, em concreto o seu olhar sobre a sociedade angolana propriamente dito sendo que o autor escreve maioritariamente, senão sempre, sobre Angola, sendo imprescindível saber qual é a visão que o mesmo tem face ao passado e ao futuro do seu país. Ao analisarmos as obras pepetelianas e ao compararmos as nossas conclusões com outros estudos semelhantes sobre a visão do autor podemos então responder a uma das perguntas que compõem os nossos objetivos. Por fim, analisamos comparativa e alegoricamente as duas obras e a realidade angolana. Em primeiro lugar, procuramos demonstrar como certos aspetos linguísticos bem como outros dados presentes nas duas obras apontam para a realidade em Angola. Posteriormente, abordamos as semelhanças, as diferenças alegóricas entre as obras e o país angolano, e a partir desses aspetos pudemos comprovar os nossos argumentos dissertativos alcançando assim os nossos objetivos.
- Projeto de instalação de um sistema fotovoltaico isolado num município isolado de AngolaPublication . Silva, António Adriano Miranda da; Calado, Maria do Rosario AlvesPara a implementação do sistema fotovoltaico (FV) na província do Moxico – município de Cazombo, avaliou-se o recurso energético solar do local e, tendo em conta o fato de este ser um local afastado da capital da província, dimensionou-se a instalação FV isolada, aproveitando a radiação solar numa superfície horizontal, que nesta província de Angola é de aproximadamente 1800 kWh/m2 ano. A eletrificação rural permite que as ações sejam quantificadas e repensadas de forma a reforçar o carácter sustentável do planeamento e na própria característica inclusiva que a energia pode assumir perante os outros aspetos envolvidos na melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo principal deste estudo é o dimensionamento de um sistema/instalação fotovoltaico isolado para o município do Cazombo. Para se alcançar este objetivo, surgiu a necessidade de pesquisar e analisar os dados de temperatura e irradiância do local em estudo, uma vez que o desempenho dos sistemas FV depende da temperatura e da intensidade da radiação incidente sobre os painéis FV. Estes dados foram apresentados em graficos de extremos e quartis, nos quais se podem observar as variações da temperatura e da irradiância em cada hora. Para o dimensionamento de um sistema isolado é imprescindível que se conheça o perfil de carga da zona de implementação da instalação, para que a partir desse perfil se determine os restantes elementos da instalação tais como: número de painéis a instalar, capacidade do banco de baterias, número de reguladores de carga, potência máxima do inversor (no uso de cargas CA) e, se possível, as secções dos condutores para os circuitos da instalação FV. Após a determinação de todos os elementos contituintes da instalação ter-se-á que realizar a simulação do sistema, recorrendo-se a algoritmos realizados no software MATLAB, mais especificamente para a implementação dos modelos das baterias e dos modelos fotovoltaicos. A análise destas simulações, para cada estação do ano, representadas pelos meses de janeiro e julho, e para cada semana, permite calcular o custo da instalação FV, que se considera poder ser rentável para a empresa nacional de distribuição de eletricidade de Angola, devido à grande distância a que o local da instalação FV isolada se encontra da rede pública.
- Aplicação de Ferramentas Lean Combinadas com a Utilização do Six Sigma para Promover o Aumento do Volume de Produção numa Indústria do Setor AutomóvelPublication . Farias, Renan Lira; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaSe por um lado a filosofia japonesa Lean Manufacturing, foca a sua atuação na eliminação dos desperdícios, por outro, os americanos desenvolveram o Six Sigma que almeja a redução na variabilidade dos processos. Ao observar as vantagens dos dois métodos, alguns estudiosos e profissionais do setor industrial perceberam a oportunidade de combiná-los para obter ganhos competitivos para as empresas, especialmente tendo em vista um mercado cada vez mais disputado. A união destas duas ferramentas é chamada de Lean Six Sigma. O presente trabalho tem como objetivo implementar as ferramentas do Lean Manufacturing numa organização do ramo automóvel, que possui um controlo dos defeitos por milhão de oportunidades, ou seja, que tem no Six Sigma uma ferramenta de garantia da qualidade dos seus produtos. Neste sentido, o presente trabalho buscou aumentar o volume produtivo de uma linha específica da empresa sob estudo tendo por base o uso das ferramentas Lean. Para atingir tal objectivo foi feita uma revisão bibliográfica inicial, onde o autor expõe as origens e desenvolvimento tanto do Lean Manufacturing quanto do Six Sigma, a discussão sobre a abordagem híbrida dos dois, o Lean Six Sigma, e após isso apresenta um estudo de caso onde o volume de produção serviu como parâmetro para medir a eficácia das ações de melhoria implementadas. Após a implementação das ferramentas Lean, foi verificou-se um aumento no volume produtivo de 126,47%. Desta forma, este trabalho demonstrou a eficácia da utilização de Ferramentas Lean para simplificação de um processo produtivo complexo, aumentando o seu volume de produção. Para estudos futuros recomenda-se a implementação de Ferramentas Lean mais complexas e a utilização de outros KPI (Key Performance Indicators) para a avaliação dos resultados.
- Impacto da desigualdade na distribuição de terra no crescimento económico dos países em desenvolvimentoPublication . Tome, Antonio Kangue; Neves, Pedro CunhaO crescente espolio de literatura dedicado ao estudo do impacto da desigualdade no crescimento económico tem focalizado a sua atenção no efeito distribuição de rendimento, embora as relações teóricas estejam mais próximas com a distribuição de riqueza. Não obstante, alguns estudos recentes tentam superar essa limitação com a introdução de indicadores de riqueza. O presente estudo analisa, empiricamente, porque é que a desigualdade na distribuição da terra causa um prejuízo maior que a desigualdade de rendimento no crescimento económico nos países em desenvolvimento. São estimadas várias regressões usando dados em painel e estimadores de efeitos fixos. Os resultados confirmam que, a desigualdade na distribuição de terra é prejudicial ao crescimento económico, sendo que, tal prejuízo é maior do que aquele causado pela desigualdade na distribuição de rendimento. Dos canais de transmissão analisados testamos com sucesso o canal de investimento em capital físico. Empiricamente, demonstrou-se que parte do prejuízo causado pela desigualdade na distribuição de terra no crescimento económico pode ser explicado pelo canal de investimento em capital físico, no conjunto dos países em desenvolvimento.
- A unidade angolana e o amor à pátria na poesia de Alda LaraPublication . Hifindaka, Aginaide Ndinelao Muhaleni; Manso, José Henrique Rodrigues; Topa, Francisco José de JesusA unidade nacional é um dos fatores decisivos para um povo na luta contra a dominação colonial e, portanto, deve constituir, uma das prioridades da ação política e social. Num contexto colonial, firmar a unidade nacional angolana promoveu um projeto de nação há muito adormecido. Assim, o presente trabalho dissertativo visa analisar a maneira como são expressos o desejo por uma unidade nacional e o amor por Angola na poesia de Alda Lara. Desta forma, a fim de entender e situar a escrita da autora e estabelecer uma relação entre os poemas e o contexto histórico em que foram escritos valemo-nos da teoria semiótico-contextual e da teoria estrutural para analisar e interpretar os elementos dentro dos poemas, com o objetivo de demostrar a finalidade do seu uso. Neste sentido, no primeiro capítulo contextualizamos a escrita da autora no tempo e no espaço, referindo também os movimentos literários que influenciaram a sua escrita. No segundo capítulo, dedicado a Alda Lara e à literatura no feminino, focamonos na autora, na sua biografia, na sua participação na Casa dos Estudantes do Império e nas caraterísticas poéticas da sua obra. Por fim, no último capítulo procuramos demostrar a participação ativa da escritora, através da poesia, na luta por uma Angola livre da miséria, da pobreza, das guerras, do sofrimento e do jugo colonial, perspetivando um futuro diferente para as próximas gerações. Do livro Poemas extraímos quinze composições, analisadas nos diferentes capítulos deste trabalho e anexadas na sua versão integral.
