Browsing by Issue Date, starting with "2022-12-12"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A Cidade como Agente (não) Cuidador - Apropriações do espaço público com perspetiva de género na Covilhã: Praça do MunicípioPublication . Henriques, Cristiana de Jesus; Pedrosa, Patrícia Alexandra Dias SantosPartir da ideia de que a cidade oferece igualdade de direitos, oportunidades e segurança entre mulheres e homens é por si só uma falsa suposição. Examinando a formação das sociedades ocidentais é inegável a carência de um efetivo pensamento para todas as pessoas nas políticas públicas que resultam no desenho das cidades. Isto conduziu à projeção de ambientes hierarquizados impulsionados pela lógica patriarcal, uma problemática que se estendeu até à contemporaneidade. Durante séculos, o papel da mulher como agente participativo de quem vivencia os espaços públicos, não tem tido o devido reconhecimento. Por isto, a contribuição da perspetiva de género na arquitetura e no urbanismo é imprescindível na mudança deste paradigma de modo a recaraterizar e reorientar os espaços vivenciados de forma humana e anticapitalista. Entre os espaços urbanos, a praça pode-se considerar tradicionalmente como um coração das cidades. Deste modo, pretende-se analisar a ocupação na Praça do Município, na cidade da Covilhã, sob a perspetiva de género. Esta escolha passa pela sua caraterização espacial, considerando-se um núcleo rico em interações sociais que abrange uma multiplicidade de setores comerciais, infraestruturas, acessibilidades e edifícios que marcam a urbe. Com isto, pretende-se uma avaliação da sua ocupação e das dinâmicas socio-espaciais de modo a perceber como se pode integrar o conceito de espaços cuidadores neste local em particular. Partindo deste contexto, a presente dissertação apoia-se num enquadramento teórico e metodológico de estudos e propostas que se têm dedicado a pensar o urbanismo e na reavaliação dos espaços, integrando o conceito de cidades cuidadoras. Estas contribuições têm demonstrado que a valorização da perspetiva de género permite resolver problemas das experiências vivenciadas pelas mulheres e raparigas na cidade, considerando o seu contexto social, urbano e cultural.
- Relatório de Estágio na Empresa Twintex: O Funcionamento de uma Empresa no Universo da Indústria da ModaPublication . Castro, Rafaela Real Cunha Saraiva; Loss, CarolineEste relatório de estágio é apresentado à Universidade da Beira Interior e a Universidade Europeia-IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, para cumprir os requisitos de obtenção do Grau de Mestre em Branding e Design de Moda. O presente relatório tem como objetivo principal descrever a experiência profissional obtida pela aluna Rafaela Real Cunha Saraiva Castro, durante o seu estágio curricular na empresa Twintex, Indústria de Confeções, Lda., realizado entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022. O referido estágio curricular teve por objetivo a integração e consolidação, no contexto da prática, dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de todo o percurso académico, reconhecendo o funcionamento de uma empresa no universo da indústria da moda. Deste modo, o relatório descreve o percurso percorrido pela aluna, onde todos os seus conhecimentos teóricos foram aprofundados na prática, conseguindo assim entender como uma empresa de confeção opera nas mais variadas esferas. Durante o estágio, curricular foi possível passar pelos vários departamentos da empresa, onde conheceu diferentes métodos e técnicas de trabalho aplicados nas tarefas de um designer de moda. Sendo este estágio a primeira experiência profissional da aluna na área do Design de Moda, foi possível perceber assim a sua evolução ao longo destas distintas atividades. O relatório de estágio será organizado por capítulos, onde primeiro faz um enquadramento geral e de seguida é apresentado o enquadramento teórico, desenvolvendo a temática da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) e a sua evolução histórica. Aborda também o tema do sourcing no têxtil e vestuário, bem como o conceito do desenvolvimento de produto e a gestão do design. Aqui consta uma elaborada descrição da Empresa Twintex e todo o seu funcionamento e métodos de trabalho.
- As Redes Sociais no Setor dos Serviços – O Caso da Oficina dos ViolinosPublication . Martins, Ricardo Emanuel Baptista Trindade; Estevão, Cristina Maria SantosO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Marketing, onde será apresentado aspetos sobre a relevância das empresas que prestam serviços e o impacto da utilização das redes sociais nas mesmas. O referido estágio foi realizado na Oficina dos Violinos no departamento de Marketing, uma empresa sediada no Porto que presta serviços e assim sendo será abordado o tema serviços, para se compreender melhor de que maneira é que os serviços vão atuar e ajudar as empresas a se desenvolverem cada vez mais na sociedade em geral. Quando uma empresa fornece serviços pode ser-lhe exigido um marketing mais consistente e uma atualização contínua face à concorrência, uma vez que pode privilegiar das reduzidas restrições físicas dos serviços. Entende-se que os fornecedores de serviços formam um setor terciário de uma dada economia. Assim sendo, a procura constante dos clientes por bons serviços obriga a que as empresas invistam cada vez mais no marketing digital, principalmente nas redes sociais. Atualmente, nas redes sociais as organizações apresentam toda a informação que o cliente necessita para que o mesmo sinta desejo de possuir algo novo ou que a sua necessidade seja concretizada. No que respeita ao estágio, o estagiário teve a possibilidade de perceber como é o dia a dia de um profissional de marketing e que tarefas é que são realizadas, desde a construção de relacionamentos com os seus públicos até às ferramentas e aplicações utilizadas para criar conteúdo apropriado para o mercado da empresa. Como a Oficina dos Violinos é uma empresa que se dedica a prestar serviços e comercializar instrumentos musicais, então todo o conteúdo, objetivos e etapas tiveram o propósito de promover os instrumentos musicais e os seus serviços associados.
- A importância de falar sobre moda: O fenómeno sócio histórico e seus estigmasPublication . Nader, Mariana de Sequeira Batista; Rito, Catarina Vasques; Moura, CatarinaO presente trabalho de investigação pretende explorar a moda como um vetor de conhecimento e informação histórica, e compreender os motivos por trás das críticas e estigmas, que por vezes diminuem a sua importância dentro da sociedade. O glamour retratado pela mídia em desfiles de moda, o vai e vem das tendências e o excesso de consumo, muitas vezes escondem uma das suas principais forças: a sua capacidade de contar a evolução histórica e as transformações que estiveram, e estão em curso nas sociedades. Esta investigação aborda o conceito de moda, faz a ligação entre o seu surgimento como reflexo de movimentos na estrutura das sociedades tradicionais, a moda como forma de expressão da individualidade humana, a apropriação da linguagem das roupas como forma de comunicação, o impacto das sociedades de consumo e do espetáculo no seu desenvolvimento, e a importância nos dias atuais do advento da internet e das mídias socias para a sua difusão. “Como um rio que corre através da sociedade”, a moda capta os acontecimentos dentro das esferas sociais, culturais, económicas e políticas, espelha e transforma os desejos das pessoas em roupas e acessórios. A moda carrega histórias pessoais e coletivas. Fenômeno social de grande relevância na cultura moderna, a moda ainda sofre com críticas que acabam por deixar em segundo plano a sua relevância nas diferentes esferas, da economia ao meio ambiente. Esse estudo se faz necessário pois possibilita a percepção da moda como linguagem e reflexo das sociedades indo muito além do vestuário e do clichê que apresenta o mundo da moda como uma indústria fútil e capitalista de consumo. O que se pretende abordar é a sua relevância informativa, a capacidade de contar a história e as mudanças sociais através do seu conjunto de signos. Em um mundo cada vez mais swipe e on-demand, poder transmitir cultura através da moda, algo que está no dia-a-dia de todos nós, é mais uma importante ferramenta na transmissão de conhecimento.
- Influence of wetting behavior on the morphology of droplet impacts onto dry-patterned micro-structured surfacesPublication . Foltyn, Patrick; Ribeiro, Daniela; Silva, André; Lamanna, Grazia; Weigand, BernhardThe influence of surface roughness, especially regularly patterned micro-structures on the physical outcomes of droplet impacts, is far from fully understood. In order to get a deeper insight into the physics of the impact phenomena, a systematic experimental study of the morphology on regularly patterned micro-structured surfaces has been carried out. The used structures with different dimensions were grooves and pillars with a square cross section. With the help of plasma activation and plasma polymerization processes, the surface wettability was modified independently from the surface structure and material. Two different test fluids were used, namely, distilled water and isopropanol, impacting with various impact energies onto the patterned surface samples. For a better characterization of the impact process, high-speed images from three different perspectives have been acquired synchronously. Due to the transparent surface material, the bottom perspective using a total internal reflection configuration was able to visualize air entrapment inside the surface structure. To the authors' knowledge, such images are not available in the literature, yet. The outcomes have been qualitatively investigated, summarized, and compared. A dependency of the outcomes on the impact energy, the surface wettability, and the structure dimensions could be clearly shown. In general, increasing impact energy will promote the tendency of splashing. However, roughness features cannot only trigger splashing, but can also inhibit it, for example, crown splashing. Moreover, reproducible arrangements of air entrapment inside the structure could be found, which was addressed by the authors as “cookie” and “button” due to their appearance.