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- Relatório de Estágio Curricular: Fábricas Lusitana – Produtos Alimentares, S.A.Publication . Campos, Beatriz Barata de; Pereira, Carla Alexandra BarbosaO Marketing é um dos grandes pilares em qualquer empresa, pois representa uma base fundamental para a comunicação com os consumidores. A ligação entre a empresa e os consumidores pode ser concretizada de diversas formas, recorrendo a várias ferramentas de comunicação que criam e fomentam uma relação de proximidade. Uma das principais ferramentas utilizadas, na atualidade, prende-se com o digital, nomeadamente com as redes sociais que permitem, não só difundir várias informações, mas também interagir com o consumidor. É desta forma que as ferramentas digitais criam a “humanização” das empresas, pois permitem que haja um estreitamento de laços e aumenta a confiança e satisfação dos consumidores. O presente relatório resulta do estágio curricular, com a duração de três meses, no Departamento de Marketing da Fábricas Lusitana – Produtos Alimentares, S.A., empresa que comercializa marcas alimentares portuguesas. As atividades realizadas incidiram nas mais diversas áreas, sendo a principal, a área da comunicação da empresa, com especial enfoque nas redes sociais. Foram detetadas algumas situações menos favoráveis para a empresa para as quais são apresentadas sugestões de melhoria.
- A Arte no Design, um Diálogo: Análise e reflexão sobre os seus limites e interseçõesPublication . Abranches, Inês Peres; Estêvão, Sara VelezEsta dissertação pretende dar um contributo para o debate entre os conceitos de Arte e Design, e se possível, esclarecer as relações entre os mesmos através do percurso histórico do Design, como também pretende apresentar relações históricas e contemporâneas, considerando períodos, acontecimentos e movimentos significativos. A investigação que é proposta tem como objetivos questionar e analisar a dimensão artística do Design e compreender os motivos que levam os investigadores a persistirem no debate sobre esta dialética Arte-Design. Além de saber até que ponto estas vertentes se avizinham, se são distantes e o porquê de se confundirem, distinguir o contexto em que estão inseridos e os limites que dessa interrogação. Ao refletir sobre a prática de projeto como definição disciplinar do Design, considera-se a relevância do esclarecimento ontológico desta disciplina, através do esmiuçar da definição de “Design”, situando-a no contexto histórico, que julgo poder contribuir para tal esclarecimento. Ao refletir sobre a prática de projeto considero primordial o entendimento e esclarecimento do(s) conceito(s) de Design e as perspetivas que, ao longo do tempo, diversas personalidades e escolas foram dando para a compreensão ontológica da disciplina, A dissertação divide-se em dois planos que se complementam: a primeira uma análise critica do enquadramento histórico do Design e dos contributos acima referidos e a segunda centrada no debate que dá título à dissertação, com o objetivo de estimular o pensamento crítico, através da formulação de questões sobre os limites, fronteiras e convergências entre o Design e a Arte.
- Mulheres Transexuais, Transgender e Cross-dresser: Trajetórias de vida, emoções e resiliências entre Imigrantes e Refugiadas em BarcelonaPublication . Ribeiro, Herdene Vitória Vital; Rodrigues, Donizete Aparecido; Silva, Marcos de AraújoIntrodução: As mobilizações por reconhecimento e direitos sociais que envolvem a heterogênea coletividade LGBTQIA+ foram iniciadas nos chamados “distúrbios de Stonewall” (ocorridos em Nova York em 1969) e contaram com a participação emblemática de pessoas transexuais, transgénero e cross-dresser. Ou seja, o ativismo LGBTQIA+, desde os seus primórdios, teve pessoas trans como protagonistas, que reivindicaram (e continuam reivindicando) pelos direitos que circunscrevem a diversidade sexual e de género não somente para si próprias, mas para toda a coletividade LGBTQIA+, extremamente diversa em termos identitários e geograficamente dispersa. Uma das razões de escolha desta temática é de caráter idiossincrático, ou seja, como mulher imigrada na Europa, desde que comecei a compreender as realidades LGBTQIA+, desenvolvi sentimentos de empatia pelas lutas em defesa da diversidade sexual e de género. Além disso, acreditamos que ainda existem poucos estudos que reflitam sobre as dinâmicas reivindicações das pessoas trans dentro e fora da América Latina e Europa na contemporaneidade. Comummente negligenciadas, as mulheres trans encontram-se, em sua maioria, em variadas situações e graus de vulnerabilidade social (sobretudo após a pandemia de covid-19 ocorrida nos anos de 2020-2022) e, por conta disso, emoções e sentimentos como angústias, medos e traumas (entre outros), costumam fazer parte das suas vidas, particularmente em ambientes marcados pela transfobia sistêmica, frutos da heteronormatividade e do cispatriarcado. Sociologicamente, estas condições são circunscritas pela interseccionalidade (ou convergência de preconceitos), pois a maioria das interlocutoras que integram a amostra desta investigação, além dos estigmas intrínsecos às vidas de pessoas trans imigrantes ou refugiadas de origem sul-americana (ou do leste europeu) em uma metrópole do Sul da Europa, também sofrem discriminações relacionadas ao classismo, racismo, machismo, misoginia, homofobia, sexismo, capacitismo ou devido aos estigmas relacionados às participações de parte destas pessoas no mercado do sexo. Tais desafios exigem a construção constante de estratégias de resiliência para enfrentar esta complexa conjuntura sociocultural e tentar sobreviver a ela. Nesse sentido, este estudo agora apresentado versa sobre as trajetórias de vida dessas mulheres trans imigrantes e refugiadas em Barcelona, uma cidade emblemática para a coletividade LGBTQIA+ na Europa, por conta do seu pioneirismo (junto a outras metrópoles como Londres e Paris) nas lutas contra a homofobia e a transfobia. Para isso iremos considerar, entre outras questões, aspectos jurídicos relacionados às dificuldades para legalização em um país da União Europeia (no caso a Espanha), para inserção no mercado de trabalho formal, para superar as consequências sócioeconômicas trazidas pela pandemia de covid-19, entre outras questões. Assim, esta investigação irá concentrar-se em refletir sobre as estratégias de sobrevivência de mulheres transexuais, transgéneros e cross-dresser de origem estrangeira na cidade de Barcelona. Objetivos: Um dos objetivos centrais desta investigação foi também avaliar a eficácia de algumas políticas sociais elaboradas pelo Ajuntament (câmara municipal) de Barcelona, pela Generalitat (governo regional) de Catalunha e voltadas para a coletividade LGBTQIA+ (especialmente mulheres trans) e imigrante no sentido de promover suas respectivas integrações sociais, de lutar contra a transfobia e de diminuir os impactos da pandemia de covid-19 nas vidas destas imigrantes e refugiadas, que já tinham as suas vidas majoritariamente marginalizadas em termos de moradia, acesso aos serviços públicos de saúde, educação formal e acesso aos cursos de qualificação e inserção profissional. Metodologia: Foi feita uma investigação etnográfica, netnográfica, bibliográfica e documental explorando a literatura pertinente à temática assim como algumas teorias sociológicas sobre estudos de género, emoções e interseccionalidades. Foram realizadas entrevistas exploratórias com interlocutores qualificados e a construção de um caderno de campo como forma de fortalecer as pesquisas que foram iniciadas em outubro de 2021 e finalizadas em abril de 2022. Resultados: Com base nos dados coletados, as políticas públicas, na sua grande maioria, voltadas para as mulheres trans imigradas e refugiadas em Barcelona, não conseguem atingir os seus objetivos e são percebidas pelas interlocutoras como ineficazes. Tais percepções ocorrem, entre outros fatores, devido ao fato de que muitas mulheres trans somente conseguem conhecer os programas governamentais e as ajudas sociais quando se integram ao ativismo LGBTQIA+ e partimos do pressuposto que essa não deveria ser a via de regra. Todas e todos deveriam ter livre escolha de converter-se ou não em ativistas, tal participação não deveria ocorrer objetivada pelos interesses em receber apoios governamentais e ajudas públicas. Além disso, é importante salientar que uma das razões desta ineficácia são que os canais de interlocução do governo de Barcelona, majoritariamente, não conseguem promover diálogos simétricos entre estas mulheres trans imigrantes e refugiadas com as esferas públicas governamentais e, com isso, não conseguem verdadeiramente empoderá-las. Outra razão é a inexistência de um controle em relação ao cumprimento das legislações já existentes. Por exemplo, caso as normativas jurídicas existentes fossem seguidas e aplicadas corretamente por parte de empresas privadas na contratação dessas mulheres, as taxas de desemprego entre mulheres trans seriam menores. Verificou-se também que parte dos funcionários das repartições públicas que deveriam acolher os cidadãos sem qualquer tipo de discriminação por conta de orientações sexuais, identidades ou expressões de género, muitas vezes possuem um comportamento LGTBQIA+fóbico, racista e/ou xenófobo. É importante destacar que às oito trajetórias de vida que serão apresentadas e refletidas em profundidade, todas elas vivenciaram alguma modalidade de discriminação interseccional. Os binarismos e os preconceitos em relação ao género afetam negativamente a sociedade como um todo (e não apenas a população LGBTQIA+), pois além de restringir (ao invés de ampliar) os direitos de cidadania, altera as dinâmicas familiares e laborais e desencadeia uma série de sentimentos como medos, inseguranças, frustrações, raiva, tristezas, baixa-estima e transtornos como ansiedade, depressão e diversas modalidades de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) entre muitas outras sensações que afetam a saúde mental, as emoções e as identidades dessas pessoas. Conclusão: Partindo dessa premissa a sociedade está marcada pela definição dos papéis e das expectativas sociais do que seria correto para um homem e mulher, a verificação do esclarecimento científico atual, indica que as recomendações abordadas beneficiariam as mulheres transexuais, transgender e cross-dresser se houvessem mais políticas públicas pautadas em diversidade, equidade, igualdade; em uma educação que neutra desde a infância e que seja capaz de auxiliar na construção social dos indivíduos; na não rejeição do feminino e supervalorização do masculino, deve ser realizado o desenvolvimento de projetos com pautas de respeito, dinâmico e com mecanismos de expansão, com maiores possibilidades de integração e não somente no aspecto laboral, mas sim de envolver voluntariados, ócio, ação social e diferentes elementos que ajudem as mulheres trans a estarem integradas na sociedade em que vivemos. Este trabalho foi realizado também como forma de reivindicar a assistência a necessidades básicas de segurança para essas mulheres trans imigrantes e refugiadas que estão fugindo de uma situação de violência física e/ou violências simbólicas (interinstitucionais, interseccionais, como xenofobia e a misoginia). Todas merecem ter oportunidades, merecem serem escutadas e tratadas com dignidade.
- A Pathos na Fotografia: Projeto de Expositor VirtualPublication . Lacerda, Patrícia Alexandra Rocha; Mendes, Maria do Carmo RaminhasEste projeto consiste na exploração das emoções e das formas que estas poderão ser transpostas para a fotografia. As emoções estão presentes na nossa vida constantemente; no entanto, na maioria das situações que experienciamos diariamente optamos por reprimi-las e, por isso, não as expressamos. Contudo, as emoções refletem o nosso verdadeiro ser: todo o processo se desenvolve no cérebro e deriva em manifestações físicas, sendo esta interacção condição sine qua non não apenas para a expressão emotiva, mas também para a consciência dessa emoção: o sentimento. Neste quadro, a informação que o nosso cérebro memoriza ao longo da vida também se interrelaciona neste processo, pois as memórias também despoletam emoções e sentimentos. Os artistas exploram a dimensão expressiva da emoção através da arte, seja através da pintura, da performance, da fotografia, entre outras, procurando retratar as emoções pessoais, criando uma linguagem simbólica que deriva num processo comunicativo sensorial entre o criador e o observador. Na atualidade, face ao contexto pandémico e consequentemente ao isolamento e à grande dependência das novas tecnologias, as emoções tornaram-se ainda mais complicadas de expressar, pois para além existir um notório bloqueio quanto à percepção de estados emotivos, existe também uma quase ausência do envolvimento empático para com o outro, característica do que nos torna efetivamente humanos. Neste enquadramento, houve a necessidade de um retorno ao uso do corpo como o busílis das emoções, centrando-se o presente trabalho fotográfico na dimensão expressiva/comunicativa das mãos e do autorretrato. No seguimento, o resultado e a sua projeção visam recuperar a linguagem emocional da imagem, cuja genuinidade aproxima aquele que a observa com tudo aquilo que o outro sente.
- Mechanical and hydraulic long-term behavior for an experimental compacted liner embankmentPublication . Marchiori, Leonardo Perelló; Cavaleiro, Victor Manuel PissarraMechanical and hydraulic performance, as compaction, consolidation, and permeability, play an important role in the design and construction of earthworks. A bad dimensioning of this magnitude can lead to major disasters, making structures unfeasible, losing resources and even lives. This work looks to correlate quick tests of soil mechanics with parameters that are difficult to obtain - in situ and laboratory tests -, either because of lack of resources or the access in some unexplored areas. An experimental embankment located in Penalobo, Guarda (Portugal) was chosen to perform in situ tests and sampling for laboratorial tests. The tests for geotechnical characterization – specific gravity, Atterberg limits, particle size distribution, Normal Proctor compaction, soil density gauge, and gamma densimeter -, mechanical behavior – free expansibility, one-dimensional oedometric consolidation, consolidated undrained triaxial shearing, plate load test, dynamic penetration lightweight, and heavyweight, and cone penetration test -, chemical composition – x-ray diffractures, fluorescence, scanning energy microscopic images, cation exchange capacity, and pH -, and hydraulic conductivity through falling head permeameter permitted to correlate several parameters. Results characterize the soil as a typical granitic soil, a well-graded sand without plasticity classified as A-1-b according to AASHTO, specific gravity of 2.55, with optimal compaction following w = 14.0% and ?d = 1.86 g/cm3 . Mainly composed by quartz, kaolinite, and muscovite, along with high amounts of SiO2 and Al2O3, besides lower percentages of NaO2 and Fe2O3, also showed pH = 6.0 and cation exchange capacity = 17.0 meq/100g. The soil has high free expansibility, although low oedometric compressibility when compacted, effective internal friction angle is around 35º and has no cohesion. Several rounds of tests were made for this evaluation, and since the site is studied for over ten years, another analysis on behalf of long-term behavior of the structure was carried out. Long-term behavior analysis and parameters correlations were developed around compaction characteristics within Normal Proctor, soil density gauge and gammadensimeter results; direct and indirect hydraulic conductivity through oedometer and permeameter laboratorial tests; drilling tests relationship among dynamic penetration lightweight, and heavyweight, standard penetration test, and cone penetration tests; in addition to laboratorial oedometer and in-situ plate load test analysis the consolidation of the embankment liner.
- A dinâmica das marcas de moda nas redes sociais e o seu impacto no incentivo dos jovens consumidores ao consumo de fast fashionPublication . Faria, Inês Filipa Medeiros de; Moura, Catarina Isabel Grácio deO rápido crescimento das redes sociais e da cultura do consumismo – particularmente entre as gerações Y e Z – refletem-se na indústria fast fashion, que continua a crescer e a ameaçar tanto o meio ambiente como o bem-estar social. O presente estudo procurou contribuir para a escassa literatura que estuda o papel das redes sociais na promoção do comportamento impulsivo, centrando-se no segmento da moda fast fashion. Ao focar-se nas gerações Y e Z, a investigação procurou também perceber porque é que os jovens, aparentemente caracterizados por uma maior consciencialização ambiental, se afastam da concretização de compras mais sustentáveis. Através da realização de dois casos de estudo sobre as marcas H&M e Zara e as suas redes sociais Instagram e TikTok e da aplicação de um questionário, procurou-se perceber i) de que forma e em que medida as estratégias de redes sociais influenciam o envolvimento do consumidor e o comportamento de compra impulsivo de moda fast fashion entre as gerações Y e Z e ii) se as marcas têm procurado responder à prevalência de valores sustentáveis com estratégias concretas, nomeadamente de comunicação nas redes sociais. Os resultados demonstram que o tempo despendido nas redes sociais influencia a realização de compras impulsivas de moda fast fashion e sugere a existência de um value-action gap entre os jovens, suportando investigações anteriores. Adicionalmente, mostram que os valores pró-ambientais não moderam a realização de compras impulsivas e que, apesar de os consumidores/utilizadores publicarem mais comentários negativos do que positivos alusivos à responsabilidade ambiental e social nas redes sociais das marcas H&M e Zara, estes comentários têm uma representatividade diminuta e inspiram menor envolvimento. Como tal, os resultados da investigação sugerem que as redes sociais constituem uma barreira ao consumo sustentável e à mitigação do consumo excessivo. As conclusões do estudo permitem auxiliar as marcas a entender as motivações do comportamento de consumo dos jovens e os obstáculos à compra sustentável, revelando-se importantes para a mitigação da crise climática.
- Gabinete de Marketing BMVIV S.APublication . Araújo, Ana Lúcia Simões Capela; Paço, Arminda Maria Finisterra doO marketing B2B (Business to Business) ocorre entre empesas e passa por aplicar estratégias de vendas e consolidar as mesmas no mercado empresarial. Assim, o marketing B2B pode direcionar-se para nichos de mercado, com entrega de produtos ou serviços bastante específicos. Neste mercado, todo o processo é complexo e formal e os gestores de negócios querem ter a certeza de que estão a tomar a melhor opção para a sua empresa. Existe um conjunto de estratégias e ferramentas de comunicação que contribuem para o melhoramento das relações entre as empresas, assente numa base de confiança. Uma das estratégias que estará presente longo do relatório, remete para a organização de eventos em B2B, verificando-se que os benefícios são inúmeros, e que além do contacto direto com clientes atuais, poderá também existir a possibilidade de angariação de novos clientes. O trabalho da comunicação tornou-se mais complexo com a transformação digital, os websites e as redes sociais. O presente relatório, resultante de um estágio curricular de três meses no departamento de Marketing da empresa BMVIV – Soluções globais de Engenharia, cuja atividade incide essencialmente em AVAC- Aquecimento. Ventilação e Ar Condicionado e Sistemas Antifogo, no mercado “Business to Business”. Pretende-se com este relatório, contribuir para um aprofundamento de experiências e conhecimento na área do marketing B2B.
- A importância da avaliação da experiência do utilizador e dos testes de usabilidade no desenvolvimento de websites: o caso Diffuse.TVPublication . Selas, Daniela Filipa Gomes; Ferreira, Joana Casteleiro Alves PitrezO presente relatório tem como intuito contextualizar teoricamente, descrever e refletir sobre os projetos realizados ao longo do estágio curricular integrante do Mestrado de Design Multimédia da Universidade da Beira Interior. Este estágio foi realizado entre fevereiro e maio de 2022 na Mosano, uma empresa de desenvolvimento de softwares, sediada em Matosinhos. Este relatório encontra-se dividido em dois capítulos que se complementam, o primeiro capítulo auxilia na compreensão da temática, enquanto o segundo capítulo, de caráter mais descritivo, consiste no estudo da usabilidade do website Diffuse.TV, projeto que se destacou dos trabalhos realizados ao longo do estágio. Neste relatório, pretendemos expor os objetivos propostos pela empresa onde realizámos o estágio como membro integrante da equipa de design. Destacam-se, ao longo do estágio, os trabalhos desenvolvidos no âmbito do design da experiência do utilizador em particular no que diz respeito aos testes de usabilidade e à avaliação do design da experiência do utilizador. O principal objetivo que nos propusemos consistiu em avaliar a experiência do utilizador do produto digital, navegando através do processo de planeamento, execução e análise constituintes desta avaliação. O uso de métodos de avaliação permitiu a persecução dos objetivos propostos, revelando-se fundamentais para a execução do projeto Diffuse. TV. Serão apresentados neste relatório os projetos desenvolvidos e os conhecimentos adquiridos, numa síntese estruturada, com foco nos conceitos teóricos e práticos de usabilidade, design da experiência do utilizador e testes com utilizadores.
- Do Pré-Escolar ao Ensino Superior: Perceções de Jovens Universitários sobre o acesso às TICPublication . Vaz, Carla Gonçalves; Pereira, Maria João Leitão Simões AreiasA emergência de qualquer tecnologia tem sido acompanhada pelo surgimento de grandes expectativas quanto às suas potencialidades, tendo o mesmo acontecido com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Este otimismo está associado às perspetivas tecnologicamente deterministas em que a tecnologia é sempre vista como fonte incontornável de progresso da humanidade. Nesta dissertação parte-se de uma abordagem mais realista e da evidência empírica sobre desigualdades recorrentes no acesso às TIC, recorrendo-se a uma abordagem multidimensional do acesso. Face ao exposto, o objetivo desta dissertação é analisar desigualdades digitais (existentes e emergentes) de jovens universitários no acesso às TIC, desde a sua frequência na PréEscola até ao Ensino Superior. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, tendo-se utilizado a entrevista semidiretiva como técnica de recolha de dados. O resultado obtido vai ao encontro de diversos estudos realizados que identificam desigualdades recorrentes no seio dos jovens, incluindo os que frequentam o ensino superior. À semelhança de tais estudos, esta pesquisa contribui também para desafiar a ideia preconcebida de «nativos digitais» associada também a ideia de estarmos perante a geração mais esclarecida de sempre, como se os jovens pudessem ser considerados um grupo homogéneo.