Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-29"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Atividade Física e Microbiota IntestinalPublication . Simões, Júlio Coelho; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoA Atividade Física (AF) tem um importante papel no bem-estar e funcionamento do corpo humano, conhecendo-se múltiplos benefícios do exercício nos vários aparelhos e sistemas. Mais recentemente, com a identificação da Microbiota Intestinal (MI) e com o reconhecimento da sua importância na modulação de vários mecanismos dos diversos aparelhos e sistemas, colocou-se a hipótese de grande parte dos benefícios da AF ser exercida de modo indireto, via modulação da MI. A microbiota são os microrganismos (MO) que compõem uma região específica como, por exemplo, o intestino, a vagina ou a pele. É um “órgão” descoberto recentemente que, muitas vezes, é “esquecido” ou “ignorado”, mas que quando se encontra em equilíbrio, é essencial à promoção da saúde e à prevenção de doenças. Os estudos existentes começaram a revelar-nos o verdadeiro panorama e constituição de uma global, dinâmica e saudável microbiota e as vantagens desta na saúde do seu hospedeiro. Como a nutrição e o estilo de vida têm cada vez mais relevo, muito mais estudos se farão no futuro relativamente a este tema, principalmente estudos longitudinais, estudando a influência de vários fatores a longo prazo na microbiota. Objetivo e Metodologia Esta dissertação visou responder à seguinte questão: “De que forma a Atividade Física consegue modular a Microbiota Intestinal?”. De forma a conseguir obter uma resposta para esta questão, foi realizada uma revisão de diversos artigos. A pesquisa bibliográfica desses artigos foi feita nas bases de dados eletrónicas Pubmed e na Google Scholar, com os seguintes critérios de inclusão: artigos dos últimos 10 anos de publicação e artigos que se debruçam sobre qualquer tipo de atividade física e que estabelecem relação com a microbiota intestinal. A pesquisa foi efetuada entre julho de 2022 e janeiro de 2023 e foram selecionados artigos escritos em língua inglesa e portuguesa. Resultados Após a leitura e análise de diversos artigos foram identificadas diversas associações entre o Exercício Físico e a Microbiota Intestinal, sendo o exercício extremamente benéfico para a saúde microbiana, independentemente da idade dos grupos de estudo e da metodologia utilizada. Conclusão A relação entre estes dois fatores foi comprovada após esta revisão. Trata-se de um tópico que terá cada vez mais importância no mundo da saúde e do desporto, possuindo ainda muito conteúdo para explorar.
- Avaliação da Precisão de Diagnóstico em Contexto de UrgênciaPublication . Oliveira, Ana Carolina Santos de; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deEsta monografia tem como objetivo avaliar a qualidade do diagnóstico em contexto de urgência, com enfoque na precisão e eficiência dos diagnósticos médicos realizados. O trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o assunto, abordando questões relacionadas com a disponibilidade de recursos, com a utilização de protocolos de triagem e com a importância da comunicação eficaz entre os profissionais envolvidos no atendimento aos pacientes. É discutida a importância da experiência do médico, a ocorrência de erros médicos, a precisão do histórico médico e a realização de um exame físico completo como componentes-chave do processo diagnóstico. A experiência clínica é fundamental, mas não pode ser substituída por tecnologia ou revisões sistemáticas. Erros médicos podem afetar negativamente a qualidade do cuidado e a segurança do paciente, sendo importante treinar os profissionais de saúde em técnicas de diagnóstico adequadas, garantir um sistema de comunicação eficaz e fazer uso da implementação dos sistemas de triagem disponíveis. A obtenção de uma história clínica completa e precisa, assim como a realização de um exame físico completo, são essenciais para identificar condições médicas emergentes e direcionar diagnósticos diferenciais. São referidos outros fatores não dependentes do médico, como a disponibilidade de recursos e a sua correta utilização. Com base nos resultados obtidos de diferentes estudos, são apresentadas recomendações para a melhoria da qualidade do diagnóstico em serviços de urgência, visando aprimorar o atendimento aos pacientes e garantir melhores resultados em saúde.
- Análise do Tratamento Cirúrgico da Fístula Perianal na Unidade Local de Saúde de Castelo BrancoPublication . Pinho, Luana da Cunha; Vaz, Pedro Renato Sousa Silva; Neves, Tatiana Isabel BritoIntrodução: A fístula perianal consiste numa comunicação anómala entre o canal anorretal e a pele da região perianal. É uma condição mais frequente na terceira ou quarta décadas de vida, acometendo mais homens do que mulheres, na proporção de 2-3:1. A evolução natural da fístula perianal para um abcesso crónico ou para fístula complexa exige um correto diagnóstico e uma intervenção adequada, eficaz e num único tempo. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar as técnicas cirúrgicas, os outcomes e as complicações do tratamento cirúrgico da fístula perianal. Materiais e Métodos: Estudo transversal e retrospetivo que incluiu indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, submetidos a tratamento cirúrgico da fístula perianal no Serviço de Cirurgia Geral da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco no período decorrido entre janeiro de 2017 e dezembro de 2021, através da análise de processos clínicos. A análise estatística foi realizada através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25. Resultados: Foram incluídos 78 doentes tratados cirurgicamente por fístula perianal. O tratamento realizado foi fistulotomia em 56,4% e fistulotomia com sedânio em 17,9%. Foram adotadas as técnicas de LIFT em 7,7% e retalho de avanço endorretal em 1,3% dos doentes. Foram registados 14,1% e 11,5% de recidiva e necessidade de re-intervenção cirúrgica, respetivamente. Conclusão: As fístulas perianais constituem uma patologia complexa e desafiadora quer no seu diagnóstico, quer no seu tratamento. A abordagem cirúrgica mais adotada neste trabalho foi a fistulotomia. As elevadas taxas de recidiva e reintervenção cirúrgica evidenciadas demonstram que, apesar dos avanços na abordagem das fístulas perianais, ainda são necessários mais estudos para se compreender esta patologia.
- Intraoperative restrictive versus liberal fluid administration and postoperative outcomes in major abdominal elective surgery: A retrospective studyPublication . Coelho, Maria Araújo e Sá; Carrão, André Filipe Henriques; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deBackground: Despite extensive research on perioperative fluid management, there remains a lack of consensus on the optimal approach. While some evidence suggests that a restrictive approach during the perioperative period may decrease the incidence of postoperative complications, other recent studies have demonstrated an association between a restrictive fluid regimen and acute kidney injury due to hypoperfusion. Most studies were done for colorectal surgery and the results extrapolated for pancreatic and hepatic surgery. However, these are complex procedures with unique surgical and anesthestic challenges and therefore deserve special attention. Objectives: The present study compares the impact of a restrictive versus liberal intraoperative fluid administration on early postoperative outcomes after pancreatic or hepatic surgery. Methods: We performed a retrospective analysis to all patients who underwent pancreatic or liver surgery in a single centre between august 2017 and august 2022. Exclusion criteria were intraoperative surgical complications, preoperatively dialysed patients, non-elective surgery and patients who were not admitted to the intensive care unit in the postoperative period. A cut-off value of 2000mL was applied based on an exhaustive literature review and the patients were categorized in two groups according to the volume of intraoperative fluid administered: restrictive (<2000mL, n=83) and liberal (=2000mL, n=34). The postoperative outcomes included major postoperative complications, acute kidney injury, electrolyte disturbances, postoperative vasopressor administered and peak serum lactate levels. Results: We evaluated 117 patients. There were no statistically significant differences in age, sex, body mass index, type of surgery and ASA physical status between the two groups. Patients in the liberal group received significantly more intraoperative fluid (P=0.001). Both groups had comparable intraoperative vasopressor administration. The liberal group showed a higher incidence of electrolytic disturbances (P=0,046). The median peak lactate level was significantly higher in the liberal group (P=0,026) compared to the restrictive group. The other outcomes such as postoperative vasopressor administration, acute kidney injury, anastomotic dehiscence and pulmonary oedema were similar among the groups. Conclusion: In patients undergoing pancreatic or liver surgery, a liberal intraoperative fluid administration was associated with higher peak serum lactate level and increased incidence of electrolyte disturbances up to 48 hours after the procedure compared to a restrictive intraoperative fluid administration.
- Do Treino Muscular às Mioquinas; Das Mioquinas à Irisina; Da Irisina aos seus Efeitos ÓsseosPublication . Correia, Tiago Jorge Gonçalves; Barata, José Luís Ribeiro ThemudoO Exercício Físico tem inúmeros efeitos benéficos comprovados na saúde, e como tal, é uma arma reconhecida e bem aceite no combate a um grande leque de doenças. A contração muscular, que ocorre durante a prática de exercício, é um estímulo importante para a produção e secreção de uma grande variedade de biomoléculas. Destas, destacamse as mioquinas: citoquinas produzidas pelas fibras musculares, que medeiam interações de forma autócrina, parácrina e/ou endócrina, entre o músculo esquelético e os demais tecidos do corpo. Ao longo das últimas décadas, os estudos acerca dos efeitos benéficos mediados por estas mioquinas levaram ao seu reconhecimento como potenciais candidatas ao tratamento de diversas patologias. Por ser das mais bem conhecidas e por estar próxima da utilização terapêutica, esta revisão foca numa das milhares de mioquinas conhecidas até ao momento: a Irisina. Uma mioquina descoberta recentemente, induzida pelo exercício físico, com diversos efeitos positivos já conhecidos a nível do tecido adiposo, neurológico, oncológico, cardiovascular, ósseo e outros. Esta dissertação tem como objetivo fazer uma revisão abrangente da literatura existente sobre esses efeitos, abordando também o conhecimento até agora disponível sobre a estrutura, produção, secreção, metabolismo e distribuição desta mioquina no organismo. Por fim, devido aos avanços e à importância dos conhecimentos obtidos acerca do papel da Irisina no metabolismo ósseo, é-lhe dedicado um capítulo em separado.