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- Tratamento agudo do AVC após a janela terapêutica recomendadaPublication . Oiteiro, Margarida Santos do; Pérez, Francisco José ÁlvarezApesar de tanto a trombólise como a trombectomia mecânica se terem provado formas de tratamento eficazes para doentes com AVC isquémico, o acesso a estas terapêuticas é dificultado pelos restritos limites temporais para administração de tratamento impostos pelas guidelines. Estudos anteriores mostraram que a partir de algumas horas após o início dos sintomas (6h para a trombectomia e 3h para a trombólise) a relação riscobenefício deixava de estar em favor da administração de tratamento. No entanto, trabalhos mais recentes indicam que através de exames de neuroimagem, nomeadamente da Ressonância Magnética e da TC de perfusão, é possível identificar doentes que, independentemente do tempo de evolução dos seus sintomas, possam ainda beneficiar dos efeitos do tratamento.
- Celiac Disease and Associated Autoimmune ConditionsPublication . Romano, Ana Sofia Cruz Afonso; Marcos, Pedro Miguel RibeiroIntroduction: Celiac disease (CD) is a chronic, immune-mediated enteropathy that has been increasingly associated with other autoimmune conditions. The aim of this work was to review which autoimmune disorders have been associated with CD, highlighting the strength and clinical impact of that associations. Methods: Review of the published literature in PubMed between 2002 and 2023. Systematic reviews, meta-analysis, case-control and cohort studies were preferred for analysis. Results: CD has relevant associations with type 1 diabetes mellitus, autoimmune thyroid disorders (in particular, Hashimoto’s thyroiditis), systemic lupus erythematosus, arthritis rheumatoid, autoimmune hepatitis, primary biliary cholangitis, Crohn’s disease, ulcerative colitis, microscopic colitis, IgA nephropathy and psoriasis. Other autoimmune diseases such as autoimmune gastritis, Addison’s disease, Sjogren’s syndrome and non-infectious uveitis have been described as being potentially associated with CD, but the available data is weak to assume a relevant association. Conclusion: This review confirms that CD has important associations with others autoimmune diseases. Physicians who manage patients with CD or with any other abovedescribed autoimmune condition must be aware of that possible coexistence. This knowledge will allow early diagnosis and treatment of patients with concomitant diseases and the improvement of outcomes.
- Produção automática de texto jornalístico com IA: contributo para uma históriaPublication . Canavilhas, JoãoNos últimos anos, a produção científica sobre a utilização da Inteligência Artificial no jornalismo tem aumentado substancialmente. A geração automática de texto é uma das temáticas mais habituais neste campo, mas continuam a verificar-se divergências em relação aos media pioneiros nesta aplicação do Processamento de Linguagem Natural (PLN), e muitas das referências identificadas pecam pela falta de datas ou de fontes que permitam certificar a informação. Para além disso, os trabalhos anteriores sobre a história da produção automática de texto jornalístico só identificam casos até 2018, ano após o qual aumentou o número de media que usam a automatização de texto. Este trabalho surge com o objetivo de contribuir para uma história da produção automática de texto jornalístico, procurando identificar as suas primeiras utilizações em vários pontos do globo.
- Planeamento e Gestão de Atividades nos Cursos de Medicina (Portugal e Espanha): Um estudo comparativoPublication . Fialho, Maria Santos; Cavaco, José Eduardo BritesIntrodução: O universo educativo é um determinante da satisfação e do sucesso dos estudantes. A aquisição de competências e o raciocínio clínico é influenciado quer por fatores intrínsecos dos próprios estudantes, quer por fatores externos, nomeadamente: os recursos e métodos pedagógicos, o gosto pelos temas abordados, os desafios e os objetivos propostos. Na avaliação de uma unidade curricular podemos focar-nos em temas como a organização, a qualidade dos materiais disponibilizados para estudar (livros, apresentações, artigos…), a equidade dos métodos e critérios de avaliação dos alunos, as diversas estratégias de avaliação e o ambiente educativo. Objetivo: Analisar e comparar a perceção que os estudantes de medicina de 6ºano da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal e da Universitat de Lleida – Facultad de Medicina (UdL), Lleida, Espanha apresentam em relação a diferentes variáveis que estão relacionadas com a gestão e planeamento de atividades pedagógicas. Métodos: Aplicação de um questionário (GoogleForms) aos estudantes de medicina que se encontram matriculados no 6º ano, e que frequentam a UBI e a UdL. O questionário foi dividido em cinco partes; A primeira parte corresponde a um inquérito sociodemográfico; da segunda à quinta parte o questionário é sobre a visão que o aluno apresenta sobre a gestão e o planeamento dos horários das atividades pedagógicas; em relação às fontes bibliográficas recomendadas; à avaliação e à prática clínica, respetivamente. No final de cada parte, há uma apreciação geral sobre o tema inquirido. No total participaram 139 estudantes e a análise estatística foi realizada com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25, com um nível de significância a definido a 0.05. Resultados: A frequência de alterações ao horário não diferiu significativamente entre universidades (p=0.100). O estudo demonstra que um dos pontos onde a UBI se destaca positivamente é na participação dos docentes no processo de aprendizagem dos alunos. Os estudantes da UBI obtinham acesso aos critérios de avaliação mais tarde em relação aos estudantes da UdL (p<0.001). A existência de avaliações práticas foi semelhante entre as duas universidades (91,4% versus 93,5%; p>0.999). Na UBI, os estudantes de medicina iniciaram significativamente mais tarde a prática clínica em relação aos estudantes da UdL (p<0.001). A frequência com que os alunos tomaram conhecimento do seu tutor (p=0.002) e a antecedência com que o aluno tem conhecimento disto (p<0.001) foi menor e mais tardia, respetivamente, em comparação com os estudantes da UdL. Os estudantes da UBI referiram menos vezes terem necessitado da ajuda do tutor para um procedimento e ele não estar presente face aos estudantes da UdL (p=0.037), mas uma maior frequência de avaliações dos estágios (p=0.002). No entanto, a perceção de autonomia para a elaboração de uma história clínica completa foi menor nos estudantes da UBI (p=0.010). O pouco tempo de estágio em cada serviço (54,0%) e a falta de à-vontade com o tutor (48,9%) foram as principais razões apontadas para as dificuldades em realizar uma história clínica e um exame objetivo completo. Conclusão: Com este estudo podemos concluir que seria importante haver uma visão mais detalhada sobre a gestão e o planeamento dos horários das atividades letivas em ambas as universidades tendo por finalidade a diminuição do impacto que esta variável possa ter na vida e no rendimento académico dos estudantes. A participação dos docentes no processo de aprendizagem dos alunos tem um impacto positivo no modo de aprendizagem dos mesmos. Uma boa relação com o tutor, o aumento dos dias de estágio, e um aumento da autonomia dada aos estudantes são ferramentas que permitem que o aluno adquira mais competências para o seu futuro como médico.