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- Antes Bruxa, Depois Mulher: A figura da bruxa no cinema como alegoria para o universo femininoPublication . Jorge, Ana Paula Junqueira; Pereira, Ana Catarina dos SantosA pesquisa aqui apresentada pretende realizar uma análise da personagem-mulher bruxa dentro do cinema das últimas quatro décadas. Focando-se em dois períodos distintos, separados por um intervalo de cerca de 20 anos, há a seleção de seis filmes; três para englobar o passado recente e três para abordar a contemporaneidade, dentro de um contexto essencialmente norte-americano, com a exceção mais recente de uma co-produção de três países europeus e um africano. Elvira Mistress of the Dark (1988), de James Signorelli, Hocus Pocus (1993), de Kenny Ortega e The Craft (1996), de Andrew Flaming, The Witch (2015), de Robert Eggers, The Love Witch (2016), de Anna Biller, e I Am Not a Witch (2017), de Rungano Nyoni, são as obras selecionadas para a escrita dessa dissertação, que segue dissecando os longas e relacionando-os uns aos outros como também ao movimento feminista, ao estudo do feminino em sociedade e às preocupações historicamente relacionadas à mulher. Propõe-se, através da investigação das escolhas narrativas, entender qual o papel da mulher detentora de poderes e como ele é percebido, temido ou admirado tanto em telas de cinema quanto no dia a dia do/a espectador/a.
- Metodologias de Desenvolvimento para Aplicações Baseadas em MicroserviçosPublication . Gonçalves, Sérgio José Saraiva; Pombo, Nuno Gonçalo Coelho Costa; Almeida, Eduardo Rodrigues deEste relatório incide-se sobre o estágio profissional realizado no Fundão, na empresa ReadinessIT, com o principal objetivo de manter e implementar novas funcionalidades utilizando microserviços na área de telecomunicações. Para um melhor entendimento, é apresentado uma mapa cronológico desenvolvido, com o planeamento do estágio, pela empresa de acolhimento para um melhor desenvolvimento do estagiário e são descritos os objetivos a atingir durante o mesmo, estes definidos pela empresa de acolhimento. Tendo estes em conta, são apresentados artigos com literatura relevante com comparações entre diferentes tipos de arquitetura para desenvolvimento de aplicações, entre outros. São apresentadas as tecnologias que serão usadas ao longo do estágio e a metodologia de trabalho, sendo também apresentado um mapa cronológico sobre o desenvolvimento dos principais domínios no decorrer do mesmo. Tendo em conta que todo o desenvolvimento efetuado faz parte da propriedade intelectual da empresa de acolhimento e da empresa cliente, é apenas apresentada uma arquitetura abstrata para cada uma das funcionalidades implementadas para o cliente e uma justificação geral dos objetivos de cada uma destas. Por fim, é descrito o trabalho efetuado por objetivos e apresentadas as conclusões do estagiário após este estágio.
- International Entrepreneurship: Institutional Context, Drivers, Networks and CapabilitiesPublication . Nave, Edgar Fernando Pais; Ferreira, João José de MatosThe phenomenon of international entrepreneurship (IE) gained prominence in the mid-1990s, greatly stimulated by globalization, digitization of the economy and the creation of institutional conditions favouring entrepreneurs. When combined and allied to various intangible assets developed by firms, these factors stimulated the identification and exploitation of business opportunities on a global scale, giving rise to the academic field of IE. Despite the apparent maturity of this field of study, only in the last decade has the academic community increased the number of publications, diversifying them, introducing new sub-topics and making it a field that should be studied and addressed from various lenses. Therefore, this thesis aims to explore various facets of IE, contributing to its consolidation and progress, approaching the topic from a multi-level perspective: macro, meso and micro. This is done over seven chapters. The first chapter is the general introduction of the thesis, describing the problem and the study context, the aims, the research design and methodology, the contribution and other aspects. The second chapter presents a Systematic Literature Review (SLR), entitled “International Entrepreneurship: a systematic review and future research agenda”. This chapter discusses the state-of-the-art of IE, reviewing the main studies that contributed to developing the area. To do so, the Web of Science (WoS) and content analysis techniques were used to give a holistic perspective of this field of study and identify new topics introduced in recent years and lines of convergence. IE was found to be concentrated fundamentally in four thematic groups: i) institutional environments, ii) drivers and process of internationalization, iii) international business opportunities and networks, and iv) entrepreneurs’ characteristics and motivations. An integrative framework was also developed to access, albeit in a simplified way, the status of IE research and understand how the diverse themes are inter-related. This SLR was determinant in advancing various topics for future lines of research, detailed by the thematic group, providing the structure of the chapters in this thesis. Therefore, the topics of the chapters forming the thesis were based on a future line of research for each of the four thematic groups/clusters detailed below. The third chapter, “Business environment reforms’ effect on the entrepreneurial activities of high-income economies: panel of the evidence” (cluster 1) deals with the activities. Specifically, the intention is to examine whether the reforms carried out by institutions in high-income economies, aiming to benefit the business environment, in fact led to higher rates of entrepreneurship. To this end, a longitudinal study was carried out using panel data for the period from 2010 to 2019, based on two secondary databases, namely ten indicators proposed by Doing Business (World Bank) and Total Early-stage Entrepreneurial Activity (TEA), by Global Entrepreneurship Monitor (GEM). The results showed that only the reforms carried out in three indicators of Doing Business – Dealing with Construction, Registering Property and Enforcing Contracts, affect TEA positively. The remaining indicators, Starting a Business, Getting Credit, Protecting Minority Investors and Paying Taxes, showed no significance, while the indicators of Getting Electricity, Trading Across Borders and Resolving Insolvency had a negative impact on TEA. This study points out important considerations for international and local entrepreneurs, as well as policy-makers, warning of the ineffectiveness of some measures introduced and the need to reconsider reforms. The fourth and fifth chapters focus on organisational (meso) dimensions considered relevant to develop intangible, strategic assets, giving Small and Medium-sized Enterprises (SMEs) early access to international markets, but also aiming for good levels of competitiveness and performance. The fourth chapter is entitled “International Entrepreneurial Culture: capturing differences between Born and non-Born Globals” (cluster 2). This chapter addresses International Entrepreneurial Culture (IEC), still a little-explored topic in terms of research. In particular, it seeks to capture differences in five dimensions of IEC (International Entrepreneurial Orientation [IEO], International Market Orientation, International Motivation, International Learning Orientation, International Networking Orientation) between born globals and non-born globals (late exporters). Primary data were collected from applying a questionnaire to 168 internationalized SMEs in Portugal, using MANOVA as the statistical technique to determine whether these groups present statistically significant differences in the dimensions of IEC. As results, this chapter revealed that born globals show differences from their non-BG counterparts in terms of autonomy, international motivation and orientation to the international market. Theoretical and practical implications are also presented for company managers aiming for early internationalization. The fifth chapter is entitled “The role of International Entrepreneurial Orientation for Early Internationalizing Firms: Moderating effects of International Networking” (cluster 3). This chapter sought to analyse the moderating effect of International Networking Orientation (INO) on the relations between the dimensions of IEO (risk, innovation, pro-activeness, competitive aggressiveness and autonomy) and early internationalization. To this end, a questionnaire was applied to a sample of 171 Portuguese SMEs, of which 96 are Early-internationalizing Firms (EIFs), and 76 are late exporters. The results showed that innovation, autonomy and competitive aggressiveness are variables at the origin of early internationalization. In addition, INO with competitors was found to present a positive interaction in the relation between pro-activeness and EIFs and a negative relation between these firms and risk-assumption. These results can help firms to configure their intangible assets in early internationalization processes. The sixth chapter deals with IE at a micro level, analysing the role of entrepreneurs and managers’ knowledge and dynamic capacities in International Business (IB), regarding the possible returns arising from international experience. It is entitled: “Knowledge and capabilities: what are their roles in SMEs’ international business?” (cluster 4). This study adopted a qualitative approach through ten semi-structured interviews with entrepreneurs in various industries. The results showed that knowledge and dynamic capabilities are determinants for the development of international activities. Furthermore, a presence in international markets was determinant for acquiring new knowledge and exploiting the new learning capabilities developed, which are essential to operate in domestic and other international markets. The thesis has one final chapter, which discusses the general conclusions, contributions and future lines of research. As contributions, the thesis combines a set of studies highlighting that IE, although a complex phenomenon, is increasingly present for SMEs with limited resources. It is suggested that these firms should develop and implement, at the organisational and individual level, a set of intangible strategic assets as a way to reach international markets at an early stage and quickly, aligning them with various typologies of knowledge and dynamic capabilities. Entrepreneurs are also informed that the conditions for successful international ventures depend on a favourable business environment provided by government institutions, marked by regular and effective reforms. To summarise, this thesis advances the perspective that IE is stimulated when organisations’ internal and external factors interact and complement each other, providing various orientations for policymakers, organisations, entrepreneurs and academics.
- Previsão de Fluxos Aéreos nas Áreas Terminais de Voo com Base em Cadeias de MarkovPublication . Lopes, André Manuel Martins Almeida Campos; Bousson, KouamanaNo decorrer destes últimos anos tem havido um enorme aumento na procura de serviços de aviação, levando a que alguns aeroportos atinjam um determinado nível de saturação. Tanto o setor de controlo de tráfego aéreo, como a infraestrutura aeroportuária enfrentam limitações de capacidade. Contudo, o principal problema está relacionado com a gestão inadequada dos recursos disponíveis, especialmente no que diz respeito ao espaço aéreo. Esta dissertação foca-se no desenvolvimento e avaliação de um modelo de previsão de fluxos aéreos nas Áreas Terminais de Voo (Terminal Manoeuvring Areas - TMA’s) utilizando o conceito de cadeias de Markov. As TMA’s são espaços aéreos circundantes de um aeroporto, altamente congestionados e complexos. A previsão precisa dos fluxos de tráfego nestas zonas terminais é essencial para garantir a segurança e eficiência do sistema de controlo de tráfego aéreo. Como se tratam de zonas de convergência, é necessário existir um limite de capacidade dependendo do aeroporto e, por essa razão, é fundamental a previsão do fluxo, permitindo que o serviço de controlo aéreo da TMA possa elaborar as estratégias táticas de modo a impedir o congestionamento. Nesta dissertação, propõe-se o uso de cadeias de Markov como uma abordagem para modelar e prever os fluxos aéreos nas TMA’s. As cadeias de Markov são processos estocásticos que descrevem a evolução de um sistema de estados discretos, onde a probabilidade de transição entre estados depende somente do estado atual. Esta propriedade torna as cadeias de Markov adequadas para modelar sistemas com comportamento dinâmico e aleatório, como o caso do tráfego aéreo. Para desenvolver o modelo de previsão, utilizaram-se dados históricos de tráfego aéreo nas zonas terminais de Lisboa, de modo a construir uma matriz de transição de estados, que descreve as probabilidades de transição entre os estados do sistema, que representam as diferentes configurações de fluxos de tráfego aéreo nas TMA’s. Os resultados obtidos sugerem que o modelo de previsão desenvolvido baseado nas cadeias de Markov é eficaz na previsão de fluxos aéreos nas TMA’s. Foram efetuadas tanto a previsão do número de chegadas de aeronaves em intervalos de uma hora como a previsão em observações de apenas meia hora. Posto isto, foi realizada a análise do estado permanente da rede, foi efetuada a previsão do próximo estado em apenas um passo e posteriormente foi feita a previsão em ??-passos. Os resultados possibilitaram identificar o estado mais provável, o estado considerado mais crítico. Desta forma, foi possível analisar as consequências que os resultados podem trazer à administração do aeroporto, resultando ou não no planeamento do aumento da sua capacidade de modo a evitar a possibilidade de saturação. Por fim, esta dissertação demonstra que as cadeias de Markov constituem uma abordagem viável para a previsão de fluxos aéreos nas TMA’s. O modelo proposto demonstra potencial para ser aplicado em sistemas reais de controlo de tráfego aéreo, oferecendo benefícios significativos para a indústria da aviação em termos de eficiência operacional e segurança. No entanto, são necessárias pesquisas e desenvolvimentos adicionais para aperfeiçoar e adaptar o modelo em outras áreas terminais, em diferentes aeroportos.
- A Importância da Vertente Comercial nas Marcas de ModaPublication . Duarte, Gonçalo Carvalho de Oliveira Silva; Loss, CarolineAo longo deste relatório será descrito o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular realizado na marca Madami, com sede em Lisboa e especializada em produtos de moda feminina. O estágio curricular teve duração de quatro meses e, no seu decorrer foram desenvolvidas e aplicadas técnicas de design de moda, design gráfico e conhecimentos na área de branding. O mestrando teve um contributo importante no desenvolvimento da coleção através do seu know-how profissional. O objetivo fundamental do estágio, isto é, o que motivou a escolha desta experiência, passa essencialmente pelo facto de se tratar de uma marca em fase de crescimento, com algumas lacunas no processo produtivo. Posto isto, fez sentido, entre o estagiário e a marca Madami cruzar os conhecimentos de parte a parte. Com a execução do estágio, o mestrando atingiu os objetivos pretendidos muito pela oportunidade de desenvolver tarefas em domínios nucleares do ADN de uma marca, tais como: aprovisionamento, produção, área comercial e webmarketing. Também foi solicitado a realização de tarefas de carácter administrativo, que apesar de apresentarem um grau de complexidade inferior, permitiram conhecer de forma mais abrangente o funcionamento geral da marca Madami.
- O impacto de Cidade de Deus e Tropa de Elite na construção de estereótipos nos festivais de cinema europeusPublication . Guimarães, Tatiana Terra Fernandes de Araújo; Cunha, Paulo Manuel Ferreira daEste trabalho visa identificar e analisar a influência da produção cinematográfica brasileira no desenvolvimento de estereótipos por parte dos europeus ocidentais em relação ao Brasil. Seu principal objetivo é buscar compreender, se de fato o conteúdo cinematográfico produzido pelo maior país da América Latina, entre 2001 e 2015, fomenta e concretiza a ideia de um país extremamente violento, corrupto e periférico. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes da crítica brasileira, através da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine); da crítica internacional mediante a presença de filmes brasileiros nos festivais midiáticos e generalistas da Europa Ocidental de maior destaque – Berlinale, Locarno, Veneza, Roterdã e Cannes -; além da opinião do público brasileiro por meio das análises dos números de bilheteria no recorte temporal trabalhado. Outro fator estudado foi a relação entre a produção cinematográfica brasileira do século 21, e o movimento do Terceiro Cinema, contemplando desde o Cinema Novo até a Pós-Retomada do cinema brasileiro. Este percurso abrange a pornô-miséria de Ospina e Mayolo, e um o diálogo entre o manifesto glauberiano Estética da Fome e a Cosmética da Fome apresentada por Ivana Bentes. Por fim, é realizada uma análise de Cidade de Deus (Meirelles, 2002) e Tropa de Elite (Padilha, 2007) com o objetivo de compreender como essas duas obras – que ostentam uma certa obsessão pela temática da violência - contribuíram para o desenvolvimento do estereótipo sobre o Brasil, e o fomento do gênero cinefavela. Também é explorado o modo como a mídia estrangeira dos países-sede dos festivais em estudo (Alemanha, Suíça, Itália, Países Baixos e França) interpretou e divulgou esses dois longas-metragens de ficção.
- O Poder do Marketing Digital e as Empresas de Swimwear em PortugalPublication . Freitas, Mafalda Valadas de; Loss, CarolineEste relatório de estágio é apresentado à Universidade da Beira Interior e a Universidade Europeia-IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, para cumprir os requisitos de obtenção do Grau de Mestre em Branding e Design de Moda. O mundo digital mudou drasticamente a realidade em que vivemos e apenas as empresas que se adaptam, constantemente, a esta mudança conseguem garantir sucesso no mercado. Para tal sucesso, também é necessário conhecer quem é o público-alvo, interagir, oferecer conteúdo interessante, ser transparente, oferecer serviços que preencham as suas necessidades, de modo a criar relacionamentos duradouros. O presente relatório tem como objetivo principal descrever a experiência profissional obtida pela aluna Mafalda Freitas, durante o seu estágio curricular na empresa Voke Swimwear, Irealizado entre os meses de outubro de 2022 e fevereiro de 2023. Este baseia-se num treino que fornece a possibilidade ao estagiário de aplicar o que aprendeu durante o mestrado, e é também um momento de validação do que foi aprendido teoricamente para o confronto com a realidade. Neste relatório pretende-se analisar a importância do Marketing Digital identificar as principais ferramentas que atraem os consumidores. Deste modo, o Marketing Digital é extremamente vantajoso para qualquer empresa, pelo facto de os preços online serem reduzidos e a facilidade da interação com o cliente aumentar as chances de fidelização. Este cumpriu eficientemente o papel entre o mundo académico e o mundo profissional. Relativamente à estrutura, este possui quatro partes que fazem parte o desenvolvimento de um tema sobre o estágio: apreciação global do estágio; estudo de caso (empresas portuguesas de fatos de banho; e propostas de melhoria na” Voke”.