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- Ferramentas de Controlo de Gestão: Relatório de estágio curricular na Olano Portugal Logística e Distribuição Lda.Publication . Dias, João Marques; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques da; Pinheiro, Paulo GonçalvesAtualmente vivemos numa era de globalização empresarial, as inovações tecnológicas e o ambiente competitivo vivido faz com que as organizações se deparem com imensos problemas, posto isto, para conseguirem operar adequadamente, as empresas vêem-se obrigadas a controlar todas as áreas que a incorporam, desde os custos e rendimentos até à monitorização do pessoal da empresa. Neste sentido, o controlo de gestão tem vindo, cada vez mais, a ganhar uma grande relevância dentro das empresas uma vez que, de um modo geral, permite direcionar todos os membros da organização para alcançarem os objetivos organizacionais. O presente relatório resulta do estágio curricular realizado no departamento de controlo de gestão na Olano Portugal Logística e distribuição Lda., uma empresa de transporte de mercadorias a uma temperatura controlada. O objetivo deste estágio era pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos durante a parte letiva do mestrado e da licenciatura, num contexto organizacional, posto isto, ingressei no estágio para acompanhar a área de controlo de gestão da empresa, sendo a atividade principal a realização do orçamento da empresa para o ano de 2023.
- O impacto do near-miss no comportamento de compra de raspadinhasPublication . Henriques, Inês Filipa Santos; Silva, Pedro Miguel Ramos Marques daOs Jogos Santa Casa são os maiores produtores de receita de jogo em Portugal e o seu jogo de maior sucesso é a lotaria instantânea, mais conhecida por raspadinha. É um jogo bastante acessível, fácil, precisando apenas de uma combinação de símbolos ou números para que o jogador ganhe um prémio. Este jogo tem três resultados possíveis, ou o jogador pode ter um prémio ou um full-miss ou um near-miss. Um near-miss é um resultado próximo da vitória, que se falhou por pouco, por um número ou símbolo. Este estudo teve como intuito perceber se os Jogos Santa Casa produzem mais nearmiss do que o esperado e se este fenómeno incentiva ao desejo de jogar e influencia o comportamento da compra de raspadinhas. Primeiramente, analisou-se a probabilidade teórica do aparecimento de near-miss das raspadinhas 10x e 20x dos Jogos Santa Casa e comparou-se com uma amostra de 1307 raspadinhas (502 no caso da 10x e 805 no caso da 20x). Posteriormente, numa amostra de 60 indivíduos, procurou-se verificar se o desejo e o comportamento de compra era influenciado pela ocorrência de near-miss, através da realização de um jogo de raspadinha simulado, a “Estrela da Sorte”. Os resultados permitiram verificar que, independentemente do género, o near-miss aumenta o desejo de jogar e incentiva à compra de raspadinhas. A eficácia deste fenómeno poderá ser aproveitada pelas empresas no seu marketing interno e externo, mas também no âmbito do marketing público e não lucrativo.
- Identificação de fatores críticos na implementação e certificação do CMMI-DEV (Capability Maturity Model Integration for Software development) nas empresas em PortugalPublication . Fernandes, António Carlos Valente; Mendes, Luis Antonio FonsecaÀ semelhança de outros modelos de maturidade, o CMMI-DEV é complexo de implementar e uma certificação é também dispendiosa em termos financeiros, seja pela alocação de recursos necessária ou pelo custo da certificação propriamente dita. Apesar disso, este modelo vai de encontro às necessidades das empresas no que diz respeito à melhoria da qualidade do software produzido e consequente melhoria do produto final, redução de custos, melhoria da agilidade organizacional, entre outros, contribuindo positivamente para a melhoria contínua da organização. Como tal, esta investigação procura analisar os fatores considerados chave ou de sucesso nas organizações que desejam implementar as práticas inerentes ao modelo CMMI-DEV e conseguir a respetiva certificação, no contexto português. Mais concretamente, o estudo procura responder às questões: i) Quais os fatores considerados chave ou de sucesso associados à implementação das práticas inerentes ao modelo CMMI-DEV?; e ii) De que forma esses fatores suportam ou condicionam a implementação das práticas inerentes ao modelo CMMI-DEV?. Foi possível concluir que as principais motivações das organizações que procuram uma certificação no modelo em estudo, é obter um certificado de qualidade sobejamente reconhecido, que possa ser um fator diferenciador com o objetivo de conseguir novos clientes e projetos e consequentemente aumentar a sua quota de mercado. Ademais, e quanto à identificação de fatores considerados chave nas organizações em Portugal, além dos mencionados na literatura que foram corroborados pelos entrevistados, o trabalho de investigação permitiu identificar outros fatores críticos de sucesso considerados relevantes para a implementação e certificação no modelo CMMI-DEV, sendo que o conjunto de fatores foram organizados em torno de 3 dimensões: aspetos relacionados com os recursos humanos, aspetos relacionados com a organização e aspetos externos à organização. Procedeu-se ainda à classificação dos fatores identificados quanto à sua relevância. Os entrevistados classificaram como mais relevante a predisposição das equipas para a implementação de práticas do CMMI-DEV, o suporte/apoio organizacional por parte da gestão de topo e a experiência/grau de conhecimento do auditor da certificação acerca da área de negócio da empresa que audita, como mais relevantes em cada uma das dimensões, respetivamente.
- Marketing e a Inteligência Artificial no setor agroalimentarPublication . Gaspar, Oclénia Glody Mota; Dias, Claúdia Sofia Lourenço; Rodrigues, Ricardo José de Ascensão GouveiaEste estudo pretende investigar a relação entre Marketing e Inteligência Artificial no setor agroalimentar. De forma a consolidar o estado de pesquisa académica na área do Marketing e Inteligência artificial no setor agroalimentar, a opção metodológica assentou na elaboração de uma análise bibliométrica com recurso à técnica de coocorrência de termos. A analise incidiu sobre 60 artigos da base de dados da Web of Science. Os resultados da análise bibliométrica permitiram identificar dois clusters: Técnicas de Inteligência Artificial e qualidade, e Valor do produto e Inteligência Artificial. Também foi efetuado um estudo empírico quantitativo, de forma a examinar como a utilização de tecnologias de IA pelo departamento de marketing se relacionam com outros departamentos das empresas agroalimentares na União Europeia.
- A importância do teste de mistura na deteção do anticoagulante lúpico no diagnóstico da Síndrome Anti-fosfolípidoPublication . Morais, Márcia Cilene Delgado; Teixeira, Rui Pedro Antunes Alves; Santos, Adalberto Fernandes dos; Silvestre, Samuel MartinsIntrodução: Este relatório surge no âmbito do estágio curricular pertencente ao plano de estudos do mestrado em Bioquímica pela Universidade da Beira Interior. Este estágio foi realizado durante o período de 26 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, nas secções de hematologia, microbiologia e imunoquímica, no Serviço de Patologia Clínica (SPC) do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), Este relatório está dividido em dois capítulos, um em que é descrito todo o trabalho de rotina dos laboratórios das secções mencionadas acima, correspondente ao capítulo A, e o capítulo B possui um trabalho científico de investigação desenvolvido durante o período de estágio, com o título A importância do teste de mistura na deteção do anticoagulante lúpico no diagnóstico da Síndrome Anti-fosfolípido. A síndrome anti-fosfolípido (SAF) é uma doença autoimune sistémica, caracterizada por trombose arterial, venosa ou de pequenos vasos e/ou morbidade gestacional, acompanhada pela presença de anticorpos anti-fosfolípidos (AAF) persistentes como anticoagulante lúpico (AL), anticorpo anticardiolipina (aCL) IgG e IgM e anticorpo anti-ß2-glicoproteína I (ß2-GPI) IgG e IgM. De acordo com os critérios do Comité Científico e de Padronização (SSC), Subcomité de Anticoagulante Lúpico/Anticorpos Dependentes de fosfolipídios da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), a pesquisa do AL é realizada em três etapas, rastreio (screening), mistura e confirmatório. Objetivos: A investigação teve como objetivo avaliar o desempenho do teste de mistura na deteção ou exclusão do AL, em amostras de doentes com teste screening positivo e estabelecer uma possível orientação para a implementação deste teste na deteção do AL na rotina do laboratório. Material e métodos: O estudo envolveu 40 doentes dos vários Serviços do CHUCB. Foi colhido sangue venoso para um tubo de citrato de sódio 0,109 mol/L 9:1, que foi centrifugado duas vezes a 3000 rpm por 10 minutos à temperatura ambiente, para obtenção de plasma pobre em plaquetas. Todos os reagentes utilizados foram da Instrumentation Laboratory (IL) da Werfen incluindo os controlos e os testes dRVVT screen e confirm e SCT screen e confirm, para ensaios de coagulometria no equipamento ACLTOP750. Resultados: Através do teste SCT screening, foi detetado o AL em 45% dos participantes e 50% continuaram positivos após a realização do teste de mistura. O que revelou uma moderada concordância, kappa=0,524, (P=0,000), mostrando que K é estatisticamente significativo. Com o teste dRVVT screening foi possível detetar o AL em 80% participantes, pelos quais somente 40,6% permaneceram positivos após o teste de mistura e os outros 59,4% corrigiram para valores normais. Isto, revelou uma baixa concordância entre estes dois testes, com um valor de Kappa=0,215 (P=0,028), mostrando uma significância estatística. Conclusão: Os níveis de concordância dos testes de screening após os testes de mistura, em muitos casos excluíram a presença do anticoagulante e podem indicar uma interpretação diferente do que poderia conduzir ao diagnóstico do AL Logo, de acordo com as recomendações SSC-ISTH, é possível propor um novo algoritmo a ser aplicado no Serviço de Patologia Clínica, incluindo os testes de mistura, na deteção do AL.
- Digital Marketing: The Importance of Social Media in the Fashion IndustryPublication . Gomes, Beatriz Correia Relego; Oliveira, Fernando Jorge Matias SanchesFashion is founded on consumer psychology, which seeks change and fresh expression. In other words, the fashion sector depends on changing trends, and most items have a short product life cycle. Digital marketing might be a fantastic medium for attracting attention, interest, desire, awareness, and action towards a particular product or brand. The global fashion industry is vast and valuable. Before the social media revolution, fashion brands primarily reached customers through print media, fashion shows, and television commercials. Platforms that emphasise visual content, such as Instagram and Pinterest, have benefited fashion firms, allowing them to present their designs, aesthetics, and brand values dynamically and engagingly. These platforms enable companies to exhibit their goods, values, and aesthetics more engagingly and dynamically, employing visual and interactive information to attract consumers. By navigating the complexities of influencer marketing and brand ambassador strategies, brands can create a rich tapestry of consumer connections shaped by authentic interactions, genuine brand representation, and ethically grounded practices, guiding them to long-term impact and success in a competitive market landscape. This research paper employed a qualitative methodology rooted in an extensive literature review and case study analyses. This triangulation of data, combining theoretical insights with real-world examples, ensured a comprehensive understanding and robust validation of the research findings, making it the ideal approach for the study.