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- Escrita e leitura em interação: resumo e síntese, estratégias em contexto pedagógicoPublication . Santos, Bárbara Alexandra Marialva dos; Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida; Machado, JoãoO trabalho oferece uma visão sobre os modelos pedagógicos explicativos do processo de escrita. Após a desconstrução dos conceitos presentes no modelo, efetuou-se uma experiência em sala de aula visando as diferenças entre resumo e síntese, no sentido de testar a compreensão leitora dos alunos, bem como a capacidade de realização das tarefas supracitadas. Simultaneamente procede-se à reflexão sobre o estágio pedagógico sustentado na PES, no Agrupamento de Escolas do Fundão.
- Educar em Ciência com e para a CidadaniaPublication . Cao Míguez, Ana Belén; Lopes, Lígia; Mogo, Sandra; Soares, SandraÉ com grande prazer que apresentamos este livro, resultante do XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education, realizado na Universidade da Beira Interior (UBI), de 18 a 20 de janeiro de 2024. Organizado pelo Departamento de Física da FCUBI (Faculdade de Ciências da UBI) e pela APEduC (Associação Portuguesa de Educação em Ciências), este evento reuniu uma ampla comunidade de especialistas na área da Educação em Ciências, desde docentes do Ensino Básico ao Superior, até investigadores e estudantes das mais diversas áreas científicas. Ao longo desses dias, testemunhámos uma partilha interdisciplinar de ideias, experiências e conhecimentos, enriquecendo assim o panorama educacional e científico do nosso país. [...]
- A variação da aptidão física durante o percurso escolar do 5º ao 9º ano de escolaridade em contexto de pandemia Covid-19Publication . Esteves, Nuno Daniel Soares; Neiva, Henrique PereiraO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas na Escola Básica 2,3 de Aradas, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, na cidade de Aveiro, procurando cumprir os requisitos para a obtenção da habilitação profissional para a docência da disciplina de Educação Física (grupos de recrutamento 260 e 620). Atualmente, vários são os estudos que identificam um nível cada vez maior de sedentarismo e de inatividade física nas nossas crianças e jovens. Esses comportamentos, aliados a um período pandémico prolongado, levaram a um aumento da obesidade e níveis de predisposição motora mais baixos. Nesse sentido, os papéis do professor da disciplina de Educação Física e do exercício físico realizado em contexto escolar, tornam-se fundamentais para a alteração e adoção de comportamentos saudáveis e para o bem-estar pessoal. O estudo apresentado tem como objetivo verificar a evolução dos níveis de aptidão física de crianças e jovens de uma turma, ao longo de cinco anos letivos (do 5º ao 9º ano), da EB 2,3 de Aradas, estabelecendo uma análise comparativa desse período cronológico. A amostra foi constituída por 20 alunos de ambos os sexos, com idades iniciais compreendidas entre os 9 e os 11 anos (5º ano) e idades finais compreendidas entre os 13 e os 15 anos (9º ano). Para a realização do estudo foi aplicada a bateria de testes do FitEscola®, de modo a avaliar as diferentes variáveis da aptidão física, nomeadamente a massa corporal, a altura, o índice de massa corporal, a aptidão cardiorrespiratória, a velocidade, a agilidade, a força e a flexibilidade. Comparando o primeiro momento de avaliação (M1) com o último (M6), verificamos que todas as variáveis demonstraram melhorias, com exceção das flexões de braços. As variáveis que apresentaram maior alteração (efeito muito grande) foram a altura, a massa corporal e a velocidade. Magnitudes de efeito grandes foram verificadas no teste de vaivém, na agilidade, nos abdominais e na impulsão horizontal, tendo a flexibilidade dos membros superiores e o índice de massa corporal registado alterações de pequena magnitude. Os resultados obtidos sugerem que existe uma melhoria significativa e evolutiva das capacidades motoras em todos os testes de aptidão física, à exceção da força dos membros superiores, sendo os resultados expectáveis devido à prática de atividade física, por si só, durante as aulas de Educação Física.
- Action of Curcumin on Glioblastoma Growth: A Systematic Review with Meta-Analysis of Animal Model StudiesPublication . Luís, Ângelo; Amaral, Leonor; Domingues, F.C.; Pereira, L.; Cascalheira, JoséGliomas are aggressive brain tumors with poor prognosis even after surgical removal and radio-chemotherapy, stressing the urgency to find alternative therapies. Several preclinical studies evaluating the anticancer effect of curcumin in animal models of glioma are reported, but a systematic review with meta-analysis of these studies, considering the different experimental conditions used, has not been made up to this date. A search in different databases (Pubmed, Web of Science, Scopus, and SciELO) following the PRISMA statement was conducted during November 2023 to systematically identify articles assessing the effect of curcumin in murine xenograft models of glioma and identified 15 articles, which were subdivided into 24 studies. Tumor volume before and after treatment with curcumin or vehicle was extracted and the efficacy of curcumin was evaluated by performing a random effects meta-analysis of the data. Publication bias and the impact of different experimental conditions on curcumin efficacy were assessed. Treatment with curcumin decreased tumor volume. Comparing curcumin with control groups, the overall weighted standardized difference in means was −2.079 (95% CI: −2.816 to −1.341; p-value < 0.001). The curcumin effect was observed for different animal models, types of glioma cells, administration routes, and curcumin formulations. Publication bias was identified but does not invalidate curcumin’s effectiveness. The findings suggest the potential therapeutic efficacy of curcumin against glioma.
- Comparative Analysis of the Presence and Decision-Making in Romantic Visual Novels: Influence of Personalization and Sense of PresencePublication . Davydovych, Vitaliy; Filgueiras, Ernesto Vilar; Marto, AnabelaVideogames have historically exerted profound influence on human kind, and with advancements in technology, the study of their characteristics has become increasingly intricate. With the rise of virtual reality, personalization and the feeling of presence have gained unprecedented attention. However, less interactive virtual environments, such as Visual Novels, are often overlooked, with the role of personalization and the sense of presence in this medium being even more unknown. By integrating moral elements to decision-making and creating both personalized and non-personalized narrative environments, this study identifies mild connections between players’ choice type that can go hand in hand with increased feeling of presence and personalization. A study was conducted in which two groups of participants played a decision-making game, one group in which personal information was collected and integrated into the narrative (personalization), and another group with no information collected and with a predefined narrative. Results have shown that participants subject to a personalized environment may be more prone to conservative choices, however, it is unknown whether this inclination is a result of an increased feeling of presence. Additionally, age, genre familiarity, and character attraction are other factors that potentially influence decision-making.