Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Uso do Mio-Inositol na prevenção da Diabetes Gestacional em mulheres com fatores de risco - Revisão da LiteraturaPublication . Marques, Maria João Bento; Martins, Renato Alessandre SilvaIntrodução: A diabetes gestacional (DG) é uma das complicações mais frequentes da gravidez, tendo a sua prevalência vindo a aumentar nos últimos anos. Com o avançar da gestação há uma diminuição da sensibilidade à insulina e, de forma fisiológica há um aumento compensatório da secreção de insulina. No caso da DG, as células beta pancreáticas não são capazes de produzir insulina suficiente. O inositol melhora a sensibilidade á insulina pelo que tem sido questionado o seu papel em condições relacionadas com a resistência a esta hormona como é o caso da DG. Objetivos: Conhecer a evidência científica atual sobre o uso do Mio-Inositol (MI) na prevenção da Diabetes Gestacional em mulheres com fatores de risco para o seu desenvolvimento. Métodos: Pesquisa de artigos científicos na base de dados PubMed, entre Maio de 2023 e Setembro de 2023. Foi utilizada a ferramenta MeSH terms utilizando as seguintes palavraschave: ("Gestational diabetes" or "GDM" or "diabetes in pregnancy ") AND "inositol". Resultados: Foram abordados 11 estudos randomizados controlo em que, apenas a utilização de 4g de mio-inositol mostrou uma redução na incidência da DG. Em relação a outros outcomes, diferentes resultados têm sido encontrados, mas o uso de 4g de MI parece ter algum efeito na redução da incidência de macrossomia, peso fetal média à nascença, parto prematuro e doença hipertensiva da gravidez. Conclusão: A suplementação com MI de grávidas com fatores de risco parece ser segura estando associada a poucos efeitos adversos e com alguns benefícios a nível materno e fetal. Contudo, é unânime a necessidade de ensaios clínicos randomizados multicêntricos, duplocegos em populações mais diversas, para chegar a resultados com robustez estatística que permitam, de forma inequívoca, a adoção do inositol como estratégia de prevenção da DG em mulheres de risco. A dosagem de inositol, a altura ideal para iniciar esta suplementação assim como perceber quais as mulheres que mais beneficiariam desta intervenção também precisam de ser avaliados.
- Contribuição da Insuficiência visual para quedas em idososPublication . Gherardi, Enzo Armando Gonçalves; Kirzner, Márcia Soares de MeloA insuficiência visual é um problema frequente na população idosa onde esta associada a vários eventos adversos particularmente as quedas. As quedas em idosos constituem um importante problema de saúde pública. Considerando a magnitude das quedas em idosos e a presença da insuficiência visual muito prevalente em idosos, realizou-se o presente estudo. Objetivos: Este estudo teve como objetivos analisar o contributo da insuficiência visual em idosos nas ocorrências de quedas, identificar as principais alterações visuais e ou patológicas relacionadas a ocorrência de quedas no idoso, identificar as medidas de prevenção das quedas relacionadas com a insuficiência visual, conhecer a importância do optometrista na prevenção de quedas em idosos. Metodologia: Esta dissertação adotou a metodologia de revisão narrativa de literatura, para tal, foi efetuada a pesquisa de artigos científicos referentes aos temas publicados nas bases de dados Web of Science, Pubmed e Scielo. As palavras-chave utilizadas na pesquisa eletrónica foram “Visual Impairment in elderly”, “Falls in elderly”. Resultados: Foram selecionados 87 estudos nas seguintes bases de dados: 77 (WEB OF SCIENCE), 10 (PUBMED). Na base de dados SCIELO não foi selecionado nenhum estudo que preenche os critérios de seleção. Foram selecionados 48 estudos que relacionaram a insuficiência visual em idosos como fator de risco para ocorrência de quedas, 10 estudos que não evidenciaram a associação entre a insuficiência visual em idosos e a ocorrência de quedas, 32 estudos que relacionaram as alterações visuais e ou patológicas com ocorrência de quedas em idosos e 38 estudos que descreveram as medidas preventivas de quedas relacionadas com a insuficiência visual em idosos. Conclusão: A insuficiência visual em idosos é considerada um importante fator de risco para quedas em idosos, ainda que existam alguns estudos que questionem o seu contributo isolado diretamente. As patologias oculares relacionadas com o envelhecimento como a catarata e degeneração macular relacionada com a idade estão associadas a um maior risco de queda, bem como a presença de erro refrativo. Existem controvérsias sobre a importância do glaucoma como contribuidor importante para a insuficiência visual e ocorrências de quedas. As estratégias de prevenção de quedas em idosos com insuficiência visual devem ser direcionadas para a deteção precoce e tratamento das causas. Outras medidas também devem fazer parte da prevenção, particularmente, o treino de equilíbrio, o exercício físico e orientações de segurança sobre o ambiente. O optometrista é um profissional de saúde de cuidados primários com maior acessibilidade a população idosa, onde exerce um papel fundamental na prevenção e deteção da insuficiência visual nos idosos.
- O impacto da Endometriose na Infertilidade Feminina: uma monografia sobre o seu reflexo psicossocialPublication . Santos, Ana João Carvalho dos; Martins, Renato Alessandre SilvaA Endometriose é uma patologia crónica debilitante caracterizada pela presença de endométrio localizado fora da cavidade uterina. A sintomatologia é muito diversa e inespecífica, manifestando-se com dismenorreia, dispareunia, dor pélvica, pelo que, muitas vezes, o diagnóstico de endometriose é adiado. Neste sentido, o diagnóstico precoce, a consciencialização para a doença e o planeamento familiar adequado são essenciais na prevenção da infertilidade feminina através de uma referenciação, atempada, para os cuidados de saúde. Contudo, apesar do diagnóstico precoce ser extremamente importante, deve-se, igualmente, atuar de forma a potenciar o controlo da sintomatologia e consequentemente, a melhorar a qualidade de vida das mulheres. Deste modo, o objetivo desta dissertação, em modelo de monografia, é aferir o impacto da endometriose na infertilidade feminina, no reflexo psicossocial e as suas repercussões emocionais/psicológicas nas mulheres afetadas. Ainda será objeto de análise a influência do diagnóstico precoce na prevenção da infertilidade, a identificação dos potenciais fatores de risco associados, a necessidade da intervenção em tempo útil e a utilização de abordagens de tratamentos personalizados com vista a otimizar o prognóstico. Em suma, de forma a atingir os objetivos supracitados, foi realizada uma pesquisa alargada de literatura científica, que decorreu de maio a novembro de 2023, na base de dados “PubMed” e “CrossRef”. Os artigos mais recentes foram priorizados, mas a data de publicação não foi um critério de exclusão.
- A influência da prática desportiva federada no desempenho escolarPublication . Coelho, Maria João Rodrigues; Vicente, António Manuel NevesO presente relatório serve para documentar o processo de aprendizagens adquirido no Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP) e no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã, na cidade da Covilhã, no ano letivo de 2022/2023, pretende-se com o mesmo sumariar, num primeiro momento, a intervenção pedagógica, demonstrando o trabalho realizado nos diversos ciclos de ensino, fazendo passagens pelas responsabilidades e tarefas desempenhadas enquanto Professor Estagiário, com funções de Direção de Turma, participação no Desporto Escolar, e atividades desenvolvidas com e para a comunidade escolar, e a integração com o meio, detalhando o processo de planeamento, intervenção, avaliação e reflexão. No segundo capítulo apresentamos o projeto de investigação realizado que teve como principal objetivo identificar a eventual influência da prática desportiva federada no desempenho escolar. Participaram no estudo 65 alunos do ensino secundário. Nos procedimentos, realizaram-se testes estatísticos, onde as avaliações sumativas e os inquéritos de participação em modalidades, sofreram uma análise qualitativa e descritiva, no qual considerou para a investigação variáveis como a prática desportiva federada, o género, a média interna e os tipos de modalidades desportivas. De acordo com os resultados obtidos, não existem dados estatisticamente significantes, que se possa considerar o impacto direto da prática desportiva na performance académica. Foram encontradas somente diferenças significativas, entre praticantes e a avaliação da disciplina de Educação Física, e na análise do género feminino, verificando-se em ambas uma significância positiva. Sendo assim, afirma-se, que estar inserido num contexto de modalidades federadas, com carga semanal de treinos e competição, não apresenta impactos negativos, ou positivos nas avaliações gerais e consequentemente nas médias escolares de alunos do ensino secundário, podendo-se promover a prática de desportos de competição, pois não prejudicará as avaliações e rankings escolares.