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- Agressão, comportamentos autolesivos, ideação suicida e variáveis psicopatológicas em adolescentes e jovens adultos emergentes portuguesesPublication . Matos, Maria Miguel Ventura; Loureiro, Manuel Joaquim da SilvaA manifestação de comportamentos agressivos e autolesivos é uma condição que representa presentemente um desafio global para os adolescentes e jovens adultos. Como linha de base desta investigação, considerou-se o facto de variáveis como depressão, ansiedade, stress e ideação suicida desempenharem um papel importante na psicopatologia do desenvolvimento dos adolescentes e jovens adultos, demonstrando-se, de acordo com a literatura, serem variáveis que influenciam a manifestação de comportamentos agressivos e ou autolesivos. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo geral perceber e caracterizar os comportamentos agressivos e autolesivos, impulsivos, ideação suicida, correr riscos e variáveis psicopatológicas (ansiedade, depressão e stress) e a sua inter-relação numa amostra de adolescentes e adultos emergentes, considerando ainda algumas variáveis sociodemográficas. Seguiu-se uma abordagem quantitativa, correlacional e comparativa, adequada ao objetivo enunciado. Foi possível contar com 104 participantes cuja média de idades se situou em 19.24 anos (DP 1.92), sendo 62.5% do sexo feminino. O protocolo de recolha de dados incluiu um Questionário sociodemográfico e a versão portuguesa dos seguintes instrumentos: Questionário de Agressividade (AQ), Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS-21), Questionário de Impulso, Autodano e Ideação Suicida na Adolescência (QIAIS-A) e o Inventário de Comportamentos de Risco e Autodano para Adolescentes (RTSHIA). Como principais resultados constatámos que quanto à relação entre idade e as variáveis em estudo apenas se observou uma correlação positiva significativa fraca entre a idade e o correr riscos. Na comparação entre os grupos de idade em função das variáveis em estudo foram apenas observadas diferenças significativas no que toca às variáveis ideação suicida e correr riscos, com um valor médio mais elevado para os adolescentes no primeiro caso e com um valor médio mais elevado para os adultos emergentes, no segundo. Quanto à comparação de género encontrámos diferenças significativas também apenas em duas variáveis: a ansiedade e a agressão física. Comparando as ordens médias os homens apresentam valores mais elevados em agressão física e as mulheres apresentam valores mais elevados em ansiedade. Verificaram-se ainda correlações estatisticamente significativas entre a agressão, a sintomatologia ansiosa, a sintomatologia depressiva, a impulsividade, o autodano e a ideação suicida, o correr riscos e o autodano. Embora, deste estudo não se possam extrair generalizações, dado o seu caráter exploratório, apresenta ser uma mais-valia ao proporcionar um conhecimento mais completo e sistematizado sobre a agressão, sintomatologia psicopatológica, impulsividade, correr riscos, ideação suicida e comportamentos autolesivos na adolescência e adultez emergente. Consideramos, que do presente estudo resulta um contributo donde se podem inferir importantes implicações práticas, para a construção de intervenções no âmbito do autodano e autolesões.
- Impact Analysis of E-kerosene on Aviation CO2 Emissions up to 2100Publication . Quaresma, Guilherme da Silva Nheu; Silva, André Resende Rodrigues da; Ferreira, Ana Filipa da Silva; Magalhães, Leandro BarbosaAmidst the global pursuit for sustainable aviation, catalyzed by initiatives such as Waypoint 2050 set forth by the Air Transport Action Group (ATAG), this dissertation scrutinizes the transformative potential of e-fuels, specifically e-kerosene, in mitigating CO2 emissions within the aviation sector until 2100. Aligned with the ambitious objectives outlined in the Paris Agreement and the International Civil Aviation Organization (ICAO) sustainable goals, the study employs the Fleet System Dynamics Model (FSDM) and an approach based on the formula from the Committee on Aviation Environmental Protection (CAEP) to forecast fuel demand and CO2 emissions. As the aviation industry charts a course towards recovery from effects of the COVID-19 pandemic, this research highlights the imperative for sustainable solutions and underscores the indispensable role of e-fuels in fostering a carbon-neutral future. The findings emphasize the critical role of e-fuels in achieving long-term sustainability goals, with a focus on production capacity and transition timelines, suggesting that a 15% annual e-kerosene production rate could lead to carbon-neutral growth by 2046 and cut emissions by half around 2061 concerning 2005 levels, emphasizing the need for industry adjustments to ensure a sustainable future. The study underscores the importance of e-fuels, alongside technological advancements, in meeting ambitious climate targets while accommodating the aviation sector’s continued expansion.