Browsing by Issue Date, starting with "2024-05-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Regulação Emocional e Ansiedade em Crianças e Adolescentes: Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Santos, Joana Catarina Ferreira; Ramos, Ludovina Maria de Almeida; Correia, Ana Rita RodriguesIntrodução: Em termos gerais, as perturbações de ansiedade (PA) são caracterizadas por medo e ansiedade excessivos despoletados por uma situação ou objeto específico. Muitos dos quadros ansiosos surgem na infância e persistem, se não forem tratados. Em vários estudos analisa-se a relação entre a ansiedade e as capacidades de Regulação Emocional (RE), imprescindíveis para o desenvolvimento social e psicológico saudável. Objetivo: Considerando quer a relativa escassez de evidência acerca das principais alterações de RE em crianças e adolescentes com PA, quer a relevância da regulação emocional na prevenção e tratamento desta e de outras condições, congregase, nesta revisão, de forma sistemática, evidências sobre as estratégias de RE implicadas nas PA, e como se relacionam entre si em crianças e adolescentes. Método: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com base nas diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses - PRISMA. A pesquisa foi realizada na base de dados Pubmed, considerando o intervalo temporal 2000-2022 (março) e os critérios de elegibilidade previamente definidos. Resultados: Dos 144 artigos inicialmente apurados, foram selecionados 27 artigos para leitura integral, tendo sido excluídos todos aqueles que não satisfizeram os critérios de elegibilidade. Os resultados demonstraram diferenças de RE entre crianças e adolescentes com e sem perturbações de ansiedade. Em termos gerais, observou-se um recurso mais frequente a estratégias desadaptativas e um menor uso de estratégias adaptativas naqueles com PA, sugerindo uma forte relação entre a capacidade de RE e a ansiedade na infância e adolescência. Conclusões: Este trabalho reforça que as PA em crianças e adolescentes está fortemente relacionada com dificuldades de RE. Sugerem-se intervenções focadas no desenvolvimento de estratégias de RE adaptativas para o tratamento e prevenção de PA. Para além disso, destaca-se a importância de considerar as diferenças de género e o subdiagnóstico no tratamento destas condições. Desta forma, é premente uma abordagem holística que considere os aspectos emocionais e comportamentais na gestão da ansiedade na infância e adolescência.
- Empatia e Auto-compaixão: Percepção dos estudantes de MedicinaPublication . Maia, Diogo José de Sousa; Prazeres, José Filipe Chaves Pereira; Duarte, Marta Isabel Ferreira; Nunes, Célia Maria PintoIntrodução: Na prática médica, para uma melhor prestação de cuidados de saúde, além do conhecimento científico, é necessária uma boa relação médico-utente, que é estabelecida com base em aspectos fundamentais como a empatia e a auto-compaixão. Objetivo: Averiguar a percepção da Empatia e Auto-compaixão nos estudantes do Mestrado Integrado de Medicina da Universidade da Beira Interior (MIM-UBI), avaliar se existe mudança na percepção destes conceitos ao longo do curso e se existe correlação entre os dois conceitos. Materiais e Métodos: Amostra de 310 estudantes do MIM-UBI. Foi aplicado um questionário sociodemográfico, o Índice de Reactividade Interpessoal (IRI) e a Escala de Auto-Compaixão (SCS). Para tratamento estatístico dos dados recorreu-se a uma análise descritiva dos dados e também metodologias inferenciais como o Teste t para amostras independentes, Mann-Whitney, ANOVA e Kruskal-Wallis. Para avaliação da correlação entre o IRI e a SCS utilizou-se o coeficiente de correlação Ró de Spearman. Considerouse estatisticamente significativo p<0,05. Resultados: Os resultados revelaram que os estudantes do sexo feminino apresentam valores mais elevados de empatia (Tomada de perspectiva (p<0,456), Preocupação empática (p<0,001), Desconforto pessoal (p<0,001) e Fantasia (p<0,001)) e valores mais baixos de auto-compaixão (p<0,001) relativamente ao sexo masculino. Verificámos valores de auto-compaixão mais baixos em estudantes com doença crónica (p<0,001). Em estudantes com um familiar com doença crónica verificaram-se valores de empatia mais baixos (Tomada de perspectiva (p<0,014), Preocupação empática (p<0,063), Desconforto pessoal (p<0,486) e Fantasia (p<0,326). Foi observada uma correlação entre valores elevados de auto-compaixão e de empatia. Conclusão: Os resultados encontrados mostram as diferenças sexuais na empatia e autocompaixão e o impacto da doença crónica na saúde mental e bem-estar dos estudantes. Destaca-se a relevância da implementação de programas de treino de empatia e autocompaixão no processo de ensino-aprendizagem.
- Inovações Pedagógicas no ensino pré-graduado de Medicina: uma revisãoPublication . Cai-Água, Duarte Maria Diogo; Neto, Isabel Maria Fernandes; Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deO ensino de Medicina vive mudanças paradigmáticas desde o século XX, evoluindo de um modelo de aprendizagem baseado em palestras para metodologias que estimulam a aquisição de competências práticas e o raciocínio clínico, evidenciado pelo Relatório Flexner. A adoção do Ensino Baseado em Competências refletiu as exigências de uma formação médica mais alinhada às demandas sociais contemporâneas, culminando com o Processo de Bolonha e a integração da Educação Médica baseada em Competências e Outcomes na Europa, dando azo ao desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, como GBL, SBL e PBL. No que concerne ao GBL, observa-se que este inclui estratégias como a gamificação, que emprega elementos de jogos em contextos educacionais, e jogos sérios, que são jogos com objetivos de aprendizagem formalmente inseridos. Estes tendem a aumentar o envolvimento e a motivação estudantil, além de promover a retenção de conhecimentos. Já o SBL oferece uma experiência de aprendizagem imersiva e segura, propiciando a prática de competências procedimentais clínicas sem riscos para os pacientes. O PBL é conhecido por desenvolver capacidades de resolução de problemas e pensamento crítico através da abordagem de casos clínicos em pequenos grupos. A presente dissertação ressalta a relevância e os desafios da integração destas abordagens inovadoras no currículo médico, enfatizando o equilíbrio entre conhecimento e competências práticas, e a necessidade de adaptação a um cenário de Saúde em constante evolução. Ao analisar GBL, SBL e PBL, contribui-se para o entendimento de como essas metodologias podem ser otimizadas para beneficiar a Educação Médica pré-graduada, reconhecendo a diversidade de estilos de aprendizagem dos alunos e a importância de uma abordagem personalizada e individualizada de acordo com os contextos em que as Escolas Médicas se inserem.
- Study of Loneliness and Pulmonary Disease in Older Adults in Residential Care FacilitiesPublication . Costa, Ana Carolina Serra; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Fernandes, Ana Paula André Martins; Rosa, Celina PiresPurpose: This study aims to inquire about and assess the relationship between loneliness and pulmonary diseases (COPD, Asthma, Bronchitis, Obstructive Sleep Apnea Syndrome and Restrictive Lung Disease) in residents of residential care facilities in the region of Leira, Portugal, taking into account various socio-demographic variables, the perception of social support, the degree of physical activity, psychopathologic symptoms, the degree of performance in daily life activities and activities provided by the facilities. Methods: Data were collected in August via face-to-face interviews using a questionnaire composed of numerous scales, in addition to social-demographic questions and access to the participants’ clinical records. To be enrolled in this study participants had to be 65 years or older, live in a RCF in Leira and not have cognitive impairment, according to MMSE. All the data analysis was performed with SPSS v28.0 statistical software. Results: Of the initial 75 participants, 67 (89.30%) met the inclusion criteria to the study. The mean age of the sample was 82.160 ± 9.501 years and more than half were female (64.20%). Moderate to high levels of loneliness were shown in all the participants. Pulmonary disease was present in 15 participants (22.40%). Fisher’s exact test indicated no association between the degree of loneliness and the presence of pulmonary disease at a 5% significance level. Moreover, the Chi-square test concluded that the severity of loneliness and the presence of lung disease were independent of gender, area of previous residence, and whether they were institutionalized in their area of prior residence. While Pearson’s correlation coefficient indicated that certain quantitative variables have a fair significant linear correlation, this was not the case with the point-biserial correlation coefficient. Conclusion: This study focused on the importance of analyzing loneliness and its relationship with health and quality of life in the elderly living in RCF with lung diseases. Although no association was found between loneliness and respiratory pathologies in this population alarming levels of loneliness have been observed and need to be addressed along with respiratory diseases. This study also highlighted the need for comprehensive and well-coordinated interdisciplinary care and specialized training and expertise in geriatrics.
- O Perfil do Utente Residente em ERPIs no Concelho do Sabugal: Avaliação da qualidade de vida do idosoPublication . Ferreira, Pedro Xavier Leal; Afonso, Rosa Marina Lopes Brás Martins; Patto, Maria da Assunção Morais e Cunha Vaz; Pinto, Nuno Filipe Cardoso; Gama, Jorge Manuel ReisIntrodução: O processo de transição de residência para uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), acarreta inúmeras mudanças nas rotinas e ambientes do idoso que tende a apresentar maiores índices de dependência e fragilidade, e que tem, frequentemente, múltiplas patologias. Assim, o foco das ERPIs será de assegurar um mais fácil processo de adaptação e garantir um serviço que aposta na qualidade de vida dos utentes durante a sua estadia. Objetivo: Traçar o perfil do idoso residente em ERPI no concelho do Sabugal, caracterizando a qualidade de vida e indagar sobre possíveis fatores que impactem a mesma. Materiais e Métodos: Este é um estudo observacional descritivo realizado em 21 ERPIs do concelho do Sabugal que contou com 350 participantes, adultos idosos nelas residentes, selecionados de forma aleatória. Procedeu-se à caracterização sociodemográfica e clínica dos participantes , foram aplicados instrumentos de avaliação geriátrica, e um inquérito de satisfação. Foi ainda efetuada a descrição das ERPIs atendendo às suas características estruturais e processuais. Fez-se análise estatística descritiva e inferencial com recurso ao software estatístico SPSS. Resultados: Verificou-se, com o presente estudo, uma população de idosos residentes em ERPIs no concelho Sabugal, na sua maioria, do sexo feminino (73,4%), com uma idade média de 87,1 anos, com baixas habilitações literárias, altamente dependentes (Índice de Barthel médio: 56,5 pontos), com múltiplas comorbilidades (média: 4,56 doenças), relatando uma qualidade de vida superior ao panorama nacional para idosos institucionalizados (média 94,07). Verificaram-se associações estatisticamente significativas entre a qualidade de vida e a autoperceção de saúde, o grau de dependência e a presença de sentimentos de solidão. Conclusão: Com vista a uma prestação de cuidados à população idosa em seio de ERPI, com importantes limitações pelo seu grau de dependência, multimorbilidades, fraca rede de apoio social entre outras problemáticas inerentes à idade, é necessário um foco em novos indicadores de saúde mais holísticos, como o da qualidade de vida, sendo de particular urgência adotar métodos de avaliação sistemática, para uma implementação de medidas mais personalizadas e eficientes, promovendo o bem-estar completo do idoso.
