Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-25"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O eixo cérebro-intestino na perturbação do espetro do autismo: o uso de probióticos como terapêutica adjuvante – Revisão LiteráriaPublication . Teixeira, Inês Margarida Rego; Moreira, Ana Margarida LeitãoIntrodução: A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é uma patologia do neurodesenvolvimento, da qual faz parte um conjunto heterogéneo de quadros clínicos com grande variabilidade na sua apresentação clínica, e da qual se destacam défices na comunicação e interação social. A PEA pode acarretar assim impacto significativo quotidiano, incluindo na vida familiar, escolar e profissional. Com vista a refletir sobre a melhoria de cuidados médicos, justifica-se sobejamente aprofundar terapêuticas que promovam a melhoria clínica no neurodesenvolvimento, nomeadamente no comportamento e maior disponibilidade para a socialização. Cada vez mais é discutida a relação bidirecional do eixo cérebro-intestino e a sua influência adjuvante na terapêutica em vários quadros psicopatológicos, tais como na ansiedade, depressão, hiperatividade/défice de atenção, e também na PEA, entre outros. Objetivos: Esta dissertação tem por objetivo estudar as alterações do eixo cérebrointestino na PEA, novas terapêuticas nesta área, assim como refletir sobre o impacto da alteração da microbiota intestinal na terapêutica com probióticos Metodologia: Foi feita uma pesquisa sobre os tópicos PEA, microbioma, eixo cérebrointestino e probióticos na PubMed, B-on e EBSCO. Esta foi completada em Dezembro de 2023. Foram selecionados 10 estudos de um total inicial de 159 artigos. A informação recolhida diz respeito aos participantes, caraterísticas do estudo, métodos de análise e principais resultados. Adicionalmente foram lidos e incluídos artigos pertinentes à construção desta revisão literária. No final da análise dos estudos e da avaliação dos resultados considerados, procedeu-se à síntese narrativa dos achados encontrados. Resultados: Dos 85 artigos inicialmente apurados, foram selecionados 10 estudos. Embora tenham sido relatados resultados em diferentes campos, os estudos apresentaram consenso a nível das conclusões obtidas, nomeadamente no que diz respeito à sintomatologia GI e comportamental. Conclusão: Os estudos analisados suportam a existência de benefício na melhoria de sintomas GIs e comportamentais assim como melhoria nos padrões inflamatórios intestinais e microbiota através da toma de probióticos.
- Puberdade Precoce Central e Obesidade InfantilPublication . Gaspar, Beatriz Frazão Pires de Sousa; Ferreira, Ana Sofia RodriguesIntrodução: A puberdade representa um evento fisiológico no qual ocorre a aquisição da capacidade reprodutiva e o completo desenvolvimento dos órgãos sexuais e físicos. Existem diversos distúrbios relacionados com o seu normal decorrer, nomeadamente a puberdade precoce e o atraso pubertário. O aumento da incidência da puberdade precoce central em conjunto com o aumento da prevalência da obesidade infantil levou à colocação da hipótese de uma possível interação. Esta interação tem sido amplamente investigada de modo, a tentar clarifica-la. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho foi realizada uma pesquisa online, na base de dados PubMed®. Foram incluídos artigos que estudavam a associação da puberdade precoce central com a obesidade infantil, nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados desde 2010. Foram ainda, consultados manuais e publicações de entidades de referência. Resultados: Os resultados da pesquisa realizada indicam que há uma relação entre puberdade precoce central e obesidade infantil, sugerindo que a obesidade pode influenciar e possivelmente antecipar o aparecimento da puberdade precoce central. Os mecanismos fisiopatológicos dessa relação são complexos e multifatoriais, envolvendo uma interação entre os sistemas metabólico e endócrino e envolvendo diversas proteínas, vias metabólicas e hormonas. Exemplos incluem a leptina, grelina, kisspeptinas, vias mTOR e AMPK, insulina e ceramidas. Conclusão: Em suma, a evidência aponta para uma associação entre a puberdade precoce central e a obesidade, destacando a importância de uma abordagem integrada na compreensão e gestão dessas condições.
- Disfunções sexuais em mulheres expostas ao abuso sexual em idade pediátricaPublication . Monteiro, Carolina Amado Vareta Leal; Moreira, Ana Margarida Leitão; Santos, Vítor HugoO abuso sexual infantil (ASI) refere-se a um espectro de ações ou comportamentos que vão desde o toque físico inapropriado até relações sexuais entre um adulto e uma criança menor ou com imaturidade mental para dar consentimento. Esta experiência traumática pode deixar marcas profundas nas várias esferas da vida adulta das vítimas, incluindo a sua saúde sexual. As disfunções sexuais são um grupo heterogéneo caracterizado por dificuldade do indivíduo em experienciar prazer sexual ou responder sexualmente, questões que causam um mal-estar clinicamente significativo. Estas podem ser genericamente divididas em perturbações relacionados com o desejo sexual, a excitação sexual, o orgasmo e a dor. A presente dissertação pretende proceder ao levantamento dos mecanismos propostos para explicar a relação entre o ASI e as disfunções sexuais e explorar as possíveis estratégias de prevenção e intervenção neste perfil de vítimas. Através da consulta de bases de dados como a PubMed e a B-on, bem como de teses e livros da área, recolher-se-á de forma estruturada os estudos mais relevantes deste âmbito, utilizando termos como child sexual abuse, psychosexual disorder e female.
