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- O employer branding enquanto estratégia de atração e retenção de talentos nas PMEPublication . Pinheiro, Beatriz Maria Alves; Nunes, António João SantosO Employer Branding (EB) tem emergido como uma ferramenta estratégica e diferenciadora fundamental para as organizações que procuram ter sucesso na atração e retenção de colaboradores talentosos. Principalmente para as Pequenas e Médias Empresas (PME) onde a escassez de recursos financeiros e a falta de visibilidade no mercado de trabalho representam desafios adicionais à Gestão de Talentos (GT). Torna-se assim essencial compreender como o EB pode ajudar a uma GT mais eficaz e competitiva, através de uma proposta de valor atrativa para os colaboradores. Considerando a reduzida investigação ao nível da GT nas PME, que acontece maioritariamente em grandes empresas, e a escassa investigação das práticas de EB nas mesmas, principalmente em Portugal, é fundamental uma investigação que ajude a compreender os desafios que as PME enfrentam nas suas práticas de GT e a implementação de estratégias de EB de modo a atenuar os mesmos. O presente estudo aborda os principais desafios enfrentados pelas PME na atração e retenção de profissionais qualificados e examina como o EB pode atuar como solução diferenciadora. A investigação realizou-se através de entrevistas semiestruturadas aos profissionais de recursos humanos de oito PME, assumindo o carácter de investigação qualitativa com estudos de caso múltiplos. Os resultados indicam que as práticas de EB, embora não reconhecidas explicitamente pela maioria das organizações, contribuem de forma positiva para a atração e retenção de talentos, desde que exista um investimento nessas ações. As práticas de GT são frequentemente reativas e informais e a limitação de recursos foi apontada como o principal obstáculo na atração e retenção de colaboradores. A flexibilidade de horários e a oferta de um bom ambiente de trabalho foram os benefícios não financeiros mais mencionadas para a substituição dos benefícios financeiros. Contudo a falta de uma comunicação estruturada da proposta de valor compromete a capacidade de se posicionarem como empregadores atrativos. A investigação conclui que uma abordagem mais estratégica e intencional de EB ajudaria as PME a competirem de forma mais eficaz na atração e na retenção de talentos.