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- Impacto dos Erros Refrativos na Adolescência: Uma Investigação sobre a sua Associação com o Desempenho EscolarPublication . Algarvio, Diogo Neves; Nunes, Amélia Maria Monteiro FernandesA literatura existente apresenta dados heterogéneos sobre o impacto das dificuldades visuais na aprendizagem. Enquanto alguns estudos demonstram um efeito negativo no desempenho escolar, outros não identificam uma associação significativa, desde que os erros refrativos sejam devidamente corrigidos. No entanto, alguns autores destacam a importância de rastreios visuais escolares para identificar e corrigir problemas que possam comprometer o rendimento escolar. Este estudo analisou a relação entre acuidade visual, erro refrativo no seu equivalente esférico e desempenho escolar em alunos do 2º e 3º ciclo de estudos, considerando variáveis sociodemográficas, clínicas e académicas. Metodologia: A amostra foi composta por 431 alunos do ensino básico, 51,3% do sexo masculino, sendo a maioria proveniente de escolas rurais (72,2%). Foram avaliadas a acuidade visual habitual de longe e o erro refrativo por autorrefração não cicloplégica. Para a classificação usou-se o equivalente esférico, classificado em ametrope ou emetrope. A acuidade visual foi categorizada em dois grupos: normal (se =95 VAR) e reduzida (se <95 VAR). O equivalente esférico foi categorizado em =-0,75D como limiar para a miopia, =1,00D para a hipermetropia e =1,25D para a anisometropia. O desempenho escolar foi analisado através das classificações obtidas nas áreas das ciências e das humanidades, calculando-se a média das notas e o aproveitamento de cada área. Resultados: Os resultados indicaram que não existe uma relação estatisticamente significativa entre a acuidade visual habitual e o desempenho escolar. No entanto foi identificada uma associação significativa entre o equivalente esférico e o aproveitamento escolar na área das humanidades, (p= 0,014), com os alunos emetropes a apresentarem melhores resultados do que os ametropes. A análise das classificações revelou uma forte correlação entre as classificações nas áreas de ciências e de humanidades (r = 0,813; p < 0,001), sugerindo que alunos com bom desempenho numa área tendem a ter bom sucesso na outra. Além disso, os alunos de escolas rurais apresentaram melhores classificações do que os de escolas urbanas. Conclusões: Embora não tenha sido encontrada uma relação entre a acuidade visual e o desempenho escolar, os resultados sugerem que os erros refrativos podem impactar o aproveitamento escolar nomeadamente na área das humanidades, onde se encontram disciplinas que necessitam de um maior esforço de leitura contínua. O estudo reforça a importância dos rastreios visuais escolares, para corrigir precocemente o erro refrativo garantindo que o aluno esteja melhor preparado para explorar o seu potencial de aprendizagem.
