Departamento de Comunicação e Artes
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Browsing Departamento de Comunicação e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes::Design de Moda"
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- Uma Análise sobre o Traje Académico PortuguêsPublication . Silva, Rebecca Nantes; Grando, Rafaela Noro; Duarte, Alexsander JorgeA presente investigação toma por objeto de estudo o traje acadêmico do estudante universitário português das Universidades de Coimbra, Beira Interior e Aveiro. Compreendendo que este é símbolo da academia portuguesa e traça uma distinção explícita entre as universidades e a sociedade de outros países. O objetivo geral desta pesquisa é traçar uma análise semiótica mediante os significados das tradições académicas e a forte ligação com o traje, com base nos conceitos de Charles S. Peirce, seguindo a vertente de estudos apresentada pela Dra. Maria Lúcia Santaella, entre outros autores que abordam a semiose no universo da moda como Ana Cláudia Oliveira, Káthia Castilho, Ana Mery Sehbe De Carli. O objetivo específico, por briefing lançado pela TUNA de Aveiro e com base nos estudos iniciados nesta investigação, foi desenvolvido um projeto de design de vestuário de verão para atuações performáticas paralelas estruturado pelos princípios de design de moda e baseado nas tradições, contextos históricos e geográficos e nas necessidades ergonômicas indicadas pelos artistas.
- Apreciação feminina sobre a experiência de marca no mercado de underwear: Intimissimi e TezenisPublication . Beserra, Mariana Teixeira; Rousseau, José António PereiraUma marca bem construída pode ser o maior patrimônio da empresa. É nesse sentido que esta dissertação trabalha, ao analisar as percepções de experiência de marca das consumidoras no mercado de underwear, com a Tezenis e Intimissimi em foco. Para o efeito, primeiro realizou-se um estudo exploratório qualitativo, usando os métodos de análise interpretativa de conteúdo, como o prisma de Kapferer e para identidade visual de marca o sistema desenvolvido pelo Professor Fernando Oliveira; segundo, a análise quantitativa com um grupo amostral de 30 respostas; terceiro, que foi criado uma tabela para representar os parâmetros formados para estabelecer positiva ou negativamente, se as marcas criam as experiências de marca apresentadas na revisão de literatura. Na discussão dos resultados, concluiu-se, que dentro do que foi pré-estabelecido na tabela, as marcas correspondem positivamente, em contraponto sobre a criação de valor ocorreu determinadas ponderações.
- A Importância da ModaPublication . Salvador, Sara Isabel Lameiras; Fernandes, Clara EloïseA moda e a sua relação com o indivíduo e a sociedade, trata-se de uma relação que existe para além da necessidade básica de cobrir e proteger o corpo, e que explora o mundo visual e identidade individual e coletiva do ser humano. Uma forma de expressão pessoal que se traduz perfeitamente como um meio de comunicação e simbologias, fazendo a ponte entre o interior, da personalidade e idiossincrasias de um indivíduo, para o exterior, a sociedade envolvente. Reformulando a ideia do corpo à vontade do universo psicológico do ser humano, e satisfazendo a procura e o prazer retirado da beleza. Estes temas têm sido abordados por diversos autores em campos desde a antropologia à filosofia, à medida que a moda tem crescido como objeto de estudo em disciplinas teóricas. A análise e concentração destes estudos serviu como base para o desenvolvimento desta dissertação. De forma a que me possa dedicar a pesar a importância que a moda tem nas nossas vidas, e o quanto estes estudos permitem estudar o ser humano e as suas culturas através da mesma. Assim como a importância de reconhecer esta valorização de forma a mudar a abordagem dos indivíduos para com a moda.