FC - DF | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FC - DF | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências Físicas::Ensino da Física"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem STEM nos laboratórios de Física do Ensino SecundárioPublication . Jacob, Verónica Pereira; Fonseca, Elsa Susana dos Reis daNuma sociedade cada vez mais digital, é essencial que o ensino das Ciências acompanhe a evolução tecnológica, de forma a motivar os alunos e promover o seu sucesso em disciplinas desafiantes como a Física e Química A. Esta disciplina, abarca uma componente experimental, que assenta na realização de atividades laboratoriais (A.L.), segundo protocolos padronizados, habitualmente presentes nos manuais didáticos. A utilização do microcontrolador Arduino nas A.L. de Física alia o ensino experimental à tecnologia digital, numa abordagem interdisciplinar, sustentável e lúdica. Surge, assim, uma alternativa STEM (referente às palavras do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics) ao protocolo de duas A.L. previstas parao10.º ano: a A.L. 2.1 (pilha) e a A.L. 3.1 (painel solar). Estes protocolos alternativos, foram testados em duas turmas de 10.º ano, de ensino profissional, de uma Escola Secundária da Covilhã. Para avaliar a eficácia da introdução do Arduino, foi aplicado um questionário antes e depois da realização das A.L. nas turmas de intervenção e, ainda, numa turma de controlo de 10.º ano, de Ciências e Tecnologias, que seguiu protocolo padronizado. Adicionalmente, os 18 alunos das turmas de intervenção, responderam a um questionário de satisfação sobre a utilização da nova metodologia. Os resultados obtidos mostram um aumento na mediana das classificações após realização das A.L., tendo esse aumento sido superior (na A.L. 2.1, p=0,03, a=0,05, usando o teste de Mann-Whitney) nas turmas de intervenção. Estes dados sugerem que a introdução do Arduino tem um impacto positivo na aprendizagem, motivando alunos com diferentes capacidades e aptidões, enquanto potencia competências noutras áreas, como a eletrónica, programação e matemática. O sucesso desta abordagem evidencia a necessidade de integrar ferramentas e recursos digitais no ensino das Ciências, numa perspetiva STEM e em consonância com as tendências internacionais, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, motivador e alinhado com os desafios do século XXI.
- Propriedades Químicas da Água e Soluções AquosasPublication . Simões, Maria Margarida Gaudêncio; Costa, Ana Paula Nunes de Almeida Alves daO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade da Beira Interior, analisa e descreve, as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio de físico-química durante o Estágio Pedagógico realizado, no ano letivo de 2022/2023, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na cidade da Covilhã. No capítulo I, apresenta-se uma breve caracterização da escola, do grupo de estágio de físico-química e das turmas que foram lecionadas e supervisionadas. Descrevem-se também as atividades extracurriculares promovidas pelo núcleo de estágio e finalmente é apresentada a planificação das aulas assistidas, assim como, cinco planos de aula, três da componente de química e dois da componente de física. No capítulo II, é abordado teoricamente o tema “Ensino da química e as propriedades químicas da água e das soluções aquosas”, no qual são realçados temas, como a importância do ensino experimental das ciências e da utilização de simuladores. No capítulo III, apresenta-se uma breve síntese da investigação educacional que foi desenvolvida durante o estágio pedagógico, na componente de química, na turma do 11º ano do ensino secundário. No capítulo IV, apresentam-se as conclusões finais do estágio pedagógico, no qual são analisados vários aspetos inerentes à prática de ensino supervisionada. No final, indicam-se as referências bibliográficas e os anexos utilizados.
