FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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Browsing FE - DCTT | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- A Assessoria de Comunicação numa instituição públicaPublication . Pugas, Sónia Alves; Gonçalves, Gisela Marques PereiraAs organizações do século XXI viram-se cercadas por desafios comunicacionais talvez nunca imagináveis, no que compete à forma como elas se reportam aos seus públicos-alvo. Os efeitos da globalização, seguida décadas depois pela proliferação da era digital, colocaram-nas em uma posição que as obriga a repensar seu posicionamento perante a opinião pública, a fim de que possam resguardar uma imagem positiva e boa reputação diante dos stakeholders. Paralelo ao cenário empresas versus internacionalização e versus espaço midiático, registra-se igualmente a crescente valorização dos profissionais de relações públicas e dos departamentos de comunicação nas instituições de um modo geral. A necessidade de uma imagem positiva por parte das companhias na sociedade é um fato, se quiserem se consolidar como uma identidade corporativa à altura dos anseios dos públicos surgidos no início deste terceiro milênio, que são exigentes, críticos e que, além de consumidores, ocuparam a posição de produtores de informação, principalmente por causa das plataformas tecnológicas. Esse entendimento é também uma realidade nas estruturas dos governos, principalmente porque alguns titulares autárquicos ainda insistem na velha prática de comunicação descendente, por acreditarem que são os donos do poder e os donos da verdade. O presente relatório é resultante de três meses de estágio na ASCOM (Assessoria de Comunicação), da Secretaria Geral da Vice-Governadoria do Estado de Tocantins, que entre outros pontos, observou a importância de estratégias comunicacionais para o alcance de uma imagem positiva da Vice-Govenradoria junto à opinião pública, bem como a funcionalidade da comunicação numa instituição estatal, precisamente resultante do trabalho da assessoria de imprensa perante os mídias locais.
- Jogos construtivos como estratégia de projeto vs. criativa no ensino do DesignPublication . Borges, Melissa Inês Sousa; Caiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraO relatório de estágio pedagógico apresentado foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Compreende uma investigação histórica, descritiva e qualitativa que indaga sobre a eficácia do uso de jogos construtivos, no ensino do design/artes visuais, como estratégia de projeto vs. criativa, incluindo uma análise crítica-descritiva, não só da implementação desta investigação (PARTE I), como de todas as restantes atividades realizadas, pela professora estagiária, na prática de ensino supervisionada, no ano letivo 2013/2014, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, numa turma de 3º Ciclo (8º ano) da disciplina de Educação Visual (PARTE II). Na INTRODUÇÃO, fundamenta-se a escolha e delimitação do tema e detetam-se as problemáticas relacionadas com o mesmo, na formulação de questões e hipóteses de investigação descrevendo-se as metodologias de investigação adotadas. Explica-se também a organização sequencial do relatório de estágio. A hipótese principal baseia-se na crença do ludismo, e em concreto dos jogos construtivos, serem meios para desenvolver a criatividade, através de - métodos de resolução de problemas, de aprendizagem através de projetos, de aprendizagem pela descoberta, de atividades hands-on, de aprendizagem ativa - procurando-se a existência de pontos comuns aos processos criativos e a metodologia de projeto em design. A utilização dos jogos construtivos, em sala de aula, conduz ainda, os alunos, a um entendimento alargado de como obter formas-estruturas-objetos tridimensionais, sem ser através dos procedimentos tradicionais (incluindo assemblagem com materiais reutilizáveis). No enquadramento histórico-teórico-descritivo do tema, abordam-se os conceitos de - criatividade (descrevendo métodos e critérios para a avaliar); metodologia de projeto em design (chegando à síntese de Bonsiepe, como modelo); características formais e didáticas dos jogos construtivos (formais: como o design modular, a modularidade e a produção de padrões; didáticas: competências que estimulam face ao estágio de desenvolvimento dos alunos, a partir do 3º ciclo do ensino básico) inserindo-os, por tudo isso, o jogo K’NEX na UT módulo-padrão. O design, a implementação e a monitorização desta investigação baseia-se na observação direta em sala de aula, com o apoio de fichas de observação e fotografias, feitas durante o processo de execução, e do trabalho final dos alunos (análise documental).
- A Saltar em MartePublication . Brás, Andreia Filipa Esteves; Penafria, Manuela Maria FernandesO filme documentário é o género cinematográfico do real, trabalha com imagens que procuram retratar o mundo como ele é. Estas imagens têm sempre a intervenção, em maior ou menor grau e de diferentes formas, do autor do filme e é esta intervenção que confere ao documentário o estatuto de arte. Robert Flaherty, Dziga Vertov e John Grierson são três ícones incontornáveis na história do filme documental, com contribuições diferentes, mas todas elas determinantes para o desenvolvimento e afirmação do género documental. A ideia de real que irremediavelmente está ligada ao documentário aumenta a responsabilidade deste género de filme, uma vez que as imagens e as ideias que transmite são facilmente tomadas como um retrato fiel da realidade. De facto, muitos documentários debruçam-se sobre a realidade do “outro” e é crucial perceber que se trata, sempre, de um determinado olhar sobre algo ou alguém. A pretensão de dar a voz ao “outro” que não a tem é uma questão igualmente delicada, pois esta tentativa de empoderamento do outro pode muito facilmente reiterar o ciclo de poder que pretende quebrar. O filme A Saltar em Marte foi a minha primeira experiência enquanto documentarista. Ao longo deste processo foram-me reveladas as dificuldades e os prazeres de realizar um filme, nomeadamente documental. O produto final não foi o mais desejado, mas os erros cometidos constituem-se hoje como aprendizagens que permitirão uma melhor abordagem a projectos cinematográficos futuros.