FAL - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- Ação e Situação: Interseção da Dramaturgia e da Fenomenologia Existencial de Jean-Paul SartrePublication . Martins, Vanessa Mendes; Nascimento, André BarataA investigação a desenvolver pretende tomar a dramaturgia de Sartre como objeto de experimentação fenomenológica, ligando a espacialidade e a intersubjetividade, numa expressão de relacionamentos que modele uma teoria sartriana da ação. O objetivo é, pois, relacionar o problema da alteridade com o teatro de situações, procurando neste uma resposta àquele problema. Na relação primordial entre o outro e o sujeito — relação de objetividade — impõe-se o problema do olhar, numa consciência irrefletida, existindo enquanto objeto para outro. É sobre esta consciência, assim como sobre as reações que dela advêm, que nos queremos debruçar, procurando solucionar este problema do ser-com-o-outro através do teatro de situações, partindo da exterioridade perante si mesmo enquanto ator. Com o mise en situation, o teatro confere uma nova relevância aos conceitos de espacialidade e de alteridade, num relacionamento de não objetivação entre ator e espectador, que salvaguarda, por isso, o eu e a sua subjetividade. Pretendemos encontrar em Sartre uma compreensão da ação quer através da sua fenomenologia quer através da dramaturgia, compreendendo a forma como se intersecionam e complementam, sobretudo nas ligações entre espacialidade e temporalidade, assim como nos jogos de liberdade entre sujeitos, na sua estrutura teatral da liberdade. Assim, propomonos interpretar no quadro de uma prática da hermenêutica, o texto literário de Sartre, relacionando-o com o filosófico, porque acreditamos que o teatro de situações fornece uma nova compreensão dos relacionamentos intersubjetivos e da sua problemática.
- A contribuição da universidade na formação de sujeitos socialmente responsáveisPublication . Silva, Suzi Américo Nogueira da; Santos, Ana Leonor Serra Morais dosA presente dissertação tem como objeto de pesquisa a disciplina acadêmica de Ação Comunitária, integrante da grade curricular do curso de Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Luterano de Palmas, Tocantins, Brasil. O projeto lança um olhar para a influência da formação do caráter social responsável dos profissionais da área da comunicação que cursaram esta disciplina na academia. O trabalho estruturou-se da seguinte maneira: inicialmente, elaborou-se um enquadramento teórico no âmbito do qual foi traçado um panorama histórico no intuito de contextualizar o surgimento das universidades e seu objetivo social, assim como os processos de constituição dos currículos e o seu papel na formação do sujeito social. A seguir são apresentados e discutidos conceitos sobre Responsabilidade Social, Sujeito Social e Ações Comunitárias. Na segunda parte é apresentado o estudo empírico no qual se apresenta o tema e o problema da investigação, os objetivos e hipóteses, e os métodos e técnicas da investigação. O tema do presente trabalho, como aponta o seu título é: “A contribuição da universidade na formação de sujeitos socialmente responsáveis: A disciplina de Ação Comunitária do curso de Comunicação Social do CEULP/ULBRA”. O Objetivo foi examinar de que forma a disciplina de “Ação Comunitária” contribui na formação de profissionais de comunicação socialmente responsáveis. Para resolver o problema de pesquisa foi realizada uma pesquisa com uma amostra de 55 egressos do curso de comunicação social do CEULP ULBRA, e entrevistas com a Professora da disciplina, Drª Valdirene Cássia da Silva, com a coordenadora do curso, com representantes de duas entidades beneficiadas pelo projeto e também com dois empresários que possuem egressos em suas equipes de Comunicação. Com a utilização de ferramentas metodológicas foi possível levantar dados para que pudéssemos observar o modo de trabalho dos egressos da disciplina, e assim refletir quais ações executadas pelos alunos, agora profissionais, foram direta ou indiretamente influenciadas pelas vivências adquiridas durante os estudos feitos nas atividades propostas pela disciplina.