Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Sociais e Humanas by Subject "3º Ciclo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio PedagógicoPublication . Calvário, Nuno Ricardo Gonçalves; Martins, Júlio Manuel CardosoCapítulo 1 O estágio pedagógico insere-se no último ano do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. Este estágio contempla três grandes áreas de intervenção, sendo elas a lecionação de aulas, a direção de turma e o desporto escolar. Ao longo do ano letivo intervim nestas áreas, onde apliquei os conhecimentos que fui adquirindo não só na licenciatura mas sobretudo no primeiro ano do Mestrado. Na escola onde intervim, Agrupamento de Escolas do Fundão, fui orientado pelo professor Luís Moreira. Na lecionação das aulas, planeei e realizei planos de aula, elaborei unidades didáticas, as quais facilitaram a planificação desses mesmos planos de aula. Na área do desporto escolar, ajudei na organização de alguns eventos, no que diz respeito à direção de turma, realizei diariamente o registo de assiduidade dos alunos assim como participei nas reuniões de concelho de turma. Capítulo 2 O presente projecto de investigação prende-se com a necessidade de avaliar a influência dos dois modelos de ensino no desempenho técnico (habilidades técnicas) dos discentes, percecionando ainda o grau de motivação dos alunos segundo o tipo de modelo de ensino aplicado (ao longo de uma unidade didáctica de basquetebol, com duração de 8 aulas). Os dois modelos de ensino remetem para diferentes abordagens de instrução. Para a execução deste projecto foram utilizados os seguintes instrumentos: o Inquérito por Questionário incidente na Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD) ea Bateria AAHPERD (Kirkendall, 1987 e Strand e Wilson, 1993). Após a aplicação dos instrumentos aferimos que, tendo em conta a aplicação do método de ensino TGFU ao Grupo B e a aplicação do Método de Ensino Tradicional ao Grupo A, este apresenta um nível de aprendizagem das técnicas da modalidade de basquetebol superior ao do Grupo B. Verificou-se que no Grupo A, subsistem diferenças significativas nas técnicas de drible e lançamento, enquanto no Grupo B se verificam diferenças significativas em todas as técnicas. Nas técnicas de passe e lançamento, verifica-se um diferencial de média superior no Grupo B (61,4 no passe e 22,818 no lançamento) em comparação ao Grupo A (54,4 no passe e 17,6 no lançamento). Em suma, constatou-se em termos médios, um aumento nas aprendizagens do passe e do lançamento nas duas turmas, embora esta evolução no Grupo B se apresente mais evidente. Findando, é possível aferir que o grupo que apresenta um maior nível de aprendizagem ao longo das 8 aulas, face ao método de ensino utilizado, é o Grupo B, correspondendo ao grupo onde se aplicou o método de ensino TGFU.