Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Faculdade de Ciências Sociais e Humanas by Title
Now showing 1 - 10 of 3025
Results Per Page
Sort Options
- Abandono aprendido, depressão e estratégias de coping numa amostra de reclusosPublication . Brito, Cristina Maria de Jesus Batista; Oliveira, Ema Patrícia de LimaProporcionar aos reclusos uma reinserção social consistente, através de opções facultativas de carácter reeducativo, constitui uma preocupação actual no contexto prisional português. Na linha deste paradigma mais recente, o desenvolvimento de estudos sobre o abandono aprendido no meio prisional poderá tornar-se profícua para a compreensão de alguns comportamentos dos reclusos, nomeadamente ao nível motivacional, cognitivo e emocional (Naidoo & Pretorius, 2006). Quando o indivíduo se envolve em situações de que julga incontroláveis, poderá aprender que os eventos não dependem das suas respostas, caindo no desânimo e deixando de empenhar esforços para vencer a adversidade (Seligman, 1975). O presente estudo tem como objectivo principal analisar em que medida a Síndrome do Abandono Aprendido afecta a população prisional na zona Centro do país (distrito de Castelo Branco), pretendendo também analisar a relação entre abandono aprendido, depressão e estratégias de coping nesta população. Para o efeito foram utilizados a Escala de Abandono Aprendido (LHS-Learned Helplessness Scale), validada para a população portuguesa por Lima Santos, Ribeiro e Faria (2002), o Inventário Depressivo de Beck (BDI-Beck Depression Inventory), validado para a população portuguesa por Vaz Serra e Pio Abreu (1973a, 1973b), o Brief COPE, validado para a população portuguesa Pais Ribeiro e Rodrigues (2004), e um questionário construído pelos autores de caracterização sócio-demográfica e de história criminal. A amostra foi constituída por 59 sujeitos do sexo masculino entre os 21 e os 80 anos de idade (M=41,6; dp=13,05), do Estabelecimento Prisional Central de Castelo Branco e do Estabelecimento Prisional Regional da Covilhã. Da análise efectuada verificou-se que o contexto prisional é um local bastante propício para o desenvolvimento do abandono aprendido, depressão e estratégias de coping desadaptativas. O abandono aprendido tem maior incidência nos reclusos mais velhos e com um nível de escolaridade mais baixo. Verificaram-se ainda fortes correlações entre o Abandono Aprendido, a Depressão e algumas Estratégias de Coping. A prevenção de comportamentos de risco nesta população, associada à adopção de estratégias de coping adaptativas, permitirá contribuir para políticas de integração e intervenção mais eficazes, de forma a promover competências para uma melhor reinserção na sociedade, evitando assim a reincidência.
- O Abandono da Prática DesportivaPublication . Nobre, Miguel Henriques Ravasco Vilarinho; Marinho, Daniel AlmeidaEste artigo de revisão sistemática tem por objetivo reunir, avaliar e sintetizar os resultados de vários estudos académicos publicados sobre o abandono da prática desportiva. Foram analisados vinte e sete artigos em duas bases de dados distintas (Isis Web Of Science e Scopus). Os resultados obtidos indicam fatores relacionados com a idade, género, características idiossincráticas, motivação, carreiras duais e desporto de alta competição. Reconhecemos a dificuldade de analisar os referidos fatores isoladamente. Desafiamos a comunidade científica a aprofundar esta inter-relação, que poderá determinar algumas soluções para diminuir a taxa de abandono desportivo.
- Abandono de carreira desportiva de jogadores profissionais de futebol em PortugalPublication . Carapinheira, António Manuel Morais; Travassos, Bruno Filipe Rama; Carvalho, Pedro Guedes de; Mendes, PedroNo contexto desportivo, a transição de carreira tem sido uma temática vastamente estudada. No entanto, no futebol não se verificam a existência de muitos estudos neste âmbito. Para além do referido, urge a realização de estudos que permitam uma melhor caraterização dos percursos desportivos e avaliação do momento de términos de carreira desportiva de um modo contextualizado, em função de modalidades específicas e tendo por base diferentes níveis de análise. Deste modo, este trabalho é composto por três estudos em que procurámos: a) Caracterizar o estado da arte no que respeita ao término da carreira desportiva, em particular no futebol, através da realização de uma revisão sistemática; b) Analisar o término da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, avaliando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis; c) Explorar o processo de términos da carreira de jogadores de futebol de elite em Portugal, comparando a qualidade do abandono e os recursos disponíveis nas últimas três décadas. Tendo por base uma amostra de 90 ex-jogadores de futebol de elite foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e um questionário que procurou avaliar o processo de término da carreira desportiva. Os resultados mostram a existência de um reduzido número de estudos sobre término de carreira no futebol, sendo que se verificaram traços comuns entre os estudos reportados, mas também algumas diferenças em função do país onde se desenvolveu o estudo. No estudo 2 verificámos que a maioria dos jogadores não detinham mais do que o ensino secundário, tinham uma forte identidade atlética, reformaram-se entre os 36 e os 40 anos de idade, de forma involuntária, sem planeamento prévio para a carreira pós-futebol, contando essencialmente com o apoio psicológico familiar. Já no estudo 3 verificámos que, no geral, as condições de término da carreira mantêm-se semelhantes ao longo dos anos. Neste estudo evidenciou-se a dificuldade sentida no abandono da carreira, explicada sobretudo pela falta de planeamento de transição, apesar do aumento no nível de escolaridade verificado. Face ao exposto é necessário repensar os modelos de desenvolvimento de carreiras desportivas e suporte ao término da carreira desportiva.
- Abordagem Lean no contexto da gestão de riscos nas organizações de saúde: Uma revisão sistemática de literaturaPublication . França, Grazielle Perpétua Fontes; Mendes, Luis Antonio FonsecaAs organizações de saúde vêm enfrentando desafios diante dos altos custos e baixa eficiência dos serviços de saúde, causados pelo crescimento e valorização dos serviços. O crescimento dos custos, maior do que as receitas e os prejuízos causados por erros evitáveis levam a procura por soluções. O Lean healthcare é um sistema de gestão que tem como foco a eliminação de desperdícios e a criação de valor, gerando melhorias dos processos, podendo ser uma solução para as dificuldades e problemas gerados na diminuição da qualidade do serviço prestado, tal como o aumento do risco para o paciente. Este estudo tem por objetivo analisar o estado da arte da literatura centrada na abordagem Lean no contexto da gestão do risco, nas organizações de saúde, e identificar novas oportunidades de investigação, evidenciando possíveis linhas de investigações futuras. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura (systematic literature reviews (SLR)), a fim de coordenar a diversidade de conhecimento numa investigação acadêmica específica, o que permitiu mapear e avaliar publicações existentes e identificar questões de pesquisa a desenvolver. Baseado nos resultados, foram identificadas cinco principais áreas de investigação: 1) gestão do risco orientada para a segurança dos pacientes; 2) gestão do risco orientada para a segurança dos colaboradores; 3) importância das atitudes e comportamentos nos projetos de redução do risco; 4) ferramentas Lean usadas na gestão do risco em saúde e 5) Integração de abordagens. Esta SLR sugere que no contexto da gestão dos riscos nas organizações de saúde, a abordagem Lean apresenta benefícios quanto à segurança e permite ainda melhorias nos processos, na eficiência da utilização de recursos, nos indicadores de qualidade e na satisfação profissional. Desta forma, a abordagem Lean é um modelo de gestão inovadora e de sucesso, contribuindo para melhorias na qualidade e eficiência, no controlo de custos, na redução de desperdícios, na gestão do risco e na prestação de cuidados ideais, agregando valor para o paciente.
- Abordagens à aprendizagem e processos autorregulatórios dos cadetes do 1º ano dos cursos de engenharias e medicina no Instituto Superior Técnico Militar de AngolaPublication . António, Celestino Estêvão; Guimarães, Sandra Carina Machado; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesSob os racionais teóricos das abordagens à aprendizagem e dos processos autorregulatórios, esta dissertação tem como objetivos: i) compreender as abordagens ao estudo dos alunos do 1º ano do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM) de Angola; e ii) caracterizar os processos autorregulatórios da aprendizagem dos alunos 1ºAno. Participaram neste estudo 317 estudantes do 1.ºano do ISTM, 192 são do sexo masculino e 125 do sexo feminino, dos cursos de Engenharia e Medicina. Os resultados indicam que há diferenças de médias na abordagem superficial entre os diferentes cursos e que esta diferença é estatisticamente significativa. De acordo com os dados os alunos do 1.º ano de Engenharia parecem adotar estratégias mais superficiais no seu estudo que os alunos de medicina. Quantos aos processos autorregulatórios, em linhas gerais, as análises dos dados não apresentam valores significativos embora seja possível referir que os estudantes de medicina apresentam médias superiores relativamente aos de engenharia verificando-se o mesmo com as raparigas relativamente aos rapazes. Esperamos que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da aprendizagem dos alunos no ensino superior, sobretudo no momento atual do sistema de ensino universitário angolano em há reformulação de currículos e metodologias, em que é fundamental promover alunos cada vez mais autónomos na sua aprendizagem e, consequentemente, responsáveis pela construção do seu próprio saber.
- Abordagens ao Estudo dos Cadetes do 1º e 4º Anos dos Cursos de Engenharia do ISTM de AngolaPublication . João, Maria Victor Domingos António; Guimarães, Sandra Carina Machado; Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesDesde as últimas décadas do séc. XX, constata-se um desenvolvimento notável da investigação sobre o Ensino Superior, em particular sobre a forma como os alunos organizam o seu estudo. É o caso da linha de investigação SAL (Students Approaches to Learning), que marca um novo rumo na investigação focando os processos de aprendizagem na perspetiva do aluno. Assim, em 1976, Marton e Säljö, procurando explicações mais completas e realistas sobre a forma como se aprende, iniciaram a sua investigação sobre a experiência de aprendizagem dos alunos (Marton, 1970, 1976). As abordagens à aprendizagem entendidas como ideias ou conceções de aprendizagem relacionadas com as perceções do contexto de ensino e aprendizagem, referem -se à forma como o estudante se comporta face a aprendizagem, as suas intenções de aprendizagem (motivos), e os métodos utilizados para realiza-los (estratégias). Esta investigação tem como objetivo conhecer a abordagem de estudo dos cadetes do 1.º e 4.º anos dos diferentes cursos de Engenharia no Instituto Superior Técnico Militar de Angola (ISTM). Assim, através da utilização do questionário de Inventário de Processos de Estudo para universitários de Rosário e colaboradores (2005) e de um questionário sociodemográfico, foram obtidas diferentes informações e dados, de forma a dar resposta aos objetivos deste estudo. Fazem parte do projeto 244 alunos do 1.ºano e 69 alunos do 4.ºano, perfazendo uma amostra com número total de 313 participantes. Os resultados apontam para diferenças de médias significativas na abordagem superficial nos diferentes cursos de engenharia do 1.ºano; não se verificando o mesmo na abordagem profunda. Relativamente ao 4.ºano não foram registadas diferenças significativas quer na abordagem superficial quer na abordagem profunda.
- Absorptive capacity and cooperation evidence in innovation from public policies for innovationPublication . Moura, Dulcineia Catarina; Madeira, Maria Jose; Duarte, Filipe A. P.; Carvalho, João; Kahilana, OrlandoPurpose The purpose of this paper is to better understand whether firm cooperation and absorptive capacity foster success in seeking public financial support for innovation activities and, by doing so, how they contribute to innovation output. Design/methodology/approach The authors therefore extend the existing literature focusing on the effects of cooperation and absorptive capacity on specific public financial support for innovation activities in Portuguese firms from local or regional government, central administration and the European Union by using available data from the Community Innovation Survey CIS 2010 and the application of logistic regression models. The empirical analysis enabled a better understanding of the positive relationship of the variables that determine the form of public financial support in the integration of incentives within firms to stimulate innovation. Findings Therefore, as the level of absorptive capacity in Portuguese firms increases, so does the demand for benefits from public financial support to stimulate innovation from the European Union also increases. The same analysis, now considering the determinant cooperation, notes the positive effects of institutional sources of information and cooperation, in the propensity for seeking public financial incentives from the Central Administration and the European Union. As for internal information and cooperation sources, they are positively related to the integration of incentive measures from the local or Regional Administration and Central Administration. Originality/value The paper presents results that allow us to propose some suggestions that both the firms and those responsible for the implementation of public policies can undertake to increment innovation performance.
- Absorptive Capacity and Organizational Mechanisms: A Systematic Review and Future DirectionsPublication . Cordero, Laura; Ferreira, João José de MatosPurpose – This study aims to contribute to fill the gap in the existing absorptive capacity (AC) literature relating to how organizational mechanisms applied both at the national and international level affect a firm’s AC. Design/methodology/approach – A systematic literature review was carried out using analytical articles from two sources – Web of Science and Scopus – aiming to cover as many studies related to the AC research topic. Findings – The results show that the majority of the studies do not include a specific analysis of an organizational mechanism’s role as mediator or moderator of a firm’s AC. The analysis of the reverse knowledge set of mechanisms will provide for international business scholars and practitioners a compilation of specific strategies that MNC apply to improve AC. Originality/value – The study identifies four sets of organizational mechanisms: external search strategy; organizational knowledge management; reverse knowledge; and mechanisms not orientated to knowledge management; and it describes their specific relationships with AC.
- A academia sénior da CovilhãPublication . Sousa, Carla Sofia Pereira de; Schouten, Maria Johanna ChristinaO envelhecimento é um tema cada vez mais actual e central da nossa sociedade. Com uma população cada vez mais envelhecida torna-se urgente e inevitável encontrar soluções criativas e diversificadas para corresponder de forma positiva às necessidades constantes desta população. Envelhecer é um processo natural, uma realidade com a qual todos nós mais cedo ou mais tarde nos deparamos. É um processo fisiológico que não está associado à idade cronológica. E é nesta perspectiva que se deve olhar para o envelhecimento, no sentido de atenuar as dificuldades que a ele estão associadas e desta forma encontrar e promover mais momentos de descontracção para que esta fase da vida possa ser uma realidade plena, saudável e com uma boa qualidade de vida. Tendo por base estas necessidades podemos considerar as “Universidades da Terceira Idade, Universidade Sénior ou Academia Sénior como uma resposta sócio-educativa desenvolvida em equipamento (s), que visa criar e dinamizar regularmente actividades culturais, formativas e de convívio, para e pelos maiores de 50 anos, num contexto de formação ao longo da vida, em regime informal.” (JACOB: 2004) Este modelo de ensino para estes jovens jubilados surgiu em 1973 em França, mais precisamente na Universidade de Toulouse. As UTI’s são um modelo de formação de adultos com muito sucesso em todo o mundo. O seu sucesso prende-se com o facto de proporcionar um leque muito diversificado de actividades culturais, recreativas, científicas e de aprendizagem. É necessário muito trabalho de bastidores para poderem apresentar e oferecer um leque tão variado de actividades. Este trabalho é feito por eles para eles. São eles que detêm maior conhecimento das suas próprias necessidades. Este trabalho pretende dar a conhecer alguns aspectos da realidade interna das UTI’s. Isso implica, entre outros: conhecer quem está na sombra das actividades oferecidas pelas UTI’s, de que forma se processa todo este trabalho, quem o faz e porque o faz. Saber se quando uma actividade é planeada o factor económico é ou não condicionante, e qual a forma que as UTI’s encontram para fazer face a estas limitações económicas. Por fim, interessa saber o que pensam os alunos que usufruem destas actividades, o que, segundo eles, poderia ser modificado e se as actividades vão ao encontro das suas necessidades.
- Academic optimism and achievement: The impact of student-teacher trust, identification with school and perception of academic press in Portuguese Basic SchoolsPublication . Brito, Isabel Maria de Barros Inácio de Almeida e; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Ramos, Ludovina Maria de AlmeidaStudent Teacher Trust, Student Identification with School and Academic Press come together in a composite construct that was named Student Academic Optimism (Tschannen-Moran et al., 2013) and that impacts adolescent students’ academic achievement. This thesis verifies this phenomenon through an empirical study in two Portuguese basic schools, thus adding to and developing previous research. Furthermore, the various constructs object of this thesis are analyzed in a conceptual framework, showing the interest of vulnerability to the dynamics of schools, where positive behaviors develop because of mutual connections between students and their teachers.