FAL - DCFP | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
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- O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em PortugalPublication . Pereira, Diana Rafaela Mota; Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deO crescimento da publicidade online mostrou-se uma mais valia para a indústria publicitária, bem como para as marcas e empresas. Os diversos avanços tecnológicos potenciaram novas formas de fazer publicidade online e de atingir vastos públicos. Apesar de todos os benefícios apresentados pela publicidade online, existe um lado menos positivo e bastante impactante. A visão dos utilizadores e a relação que estes têm com a publicidade online. Existem diversos fatores que potenciam uma relação e visão negativa por parte dos utilizadores que são de relevância e devem ser discutidos. Pois, estes trazem consequências para o ecossistema publicitário e a sua eficácia online. A visão da publicidade como intrusiva impacta fortemente a relação dos utilizadores com a publicidade online e tem consequências visíveis na sua interação com a mesma. Como é o caso da evasão publicitária, que pode passar por simplesmente ignorar mensagens publicitárias para o uso de ad blockers, que as eliminam e bloqueiam dos websites e aplicações que os utilizadores visitam. Este trabalho tem como objetivo compreender se e de que forma a publicidade intrusiva influência a perceção dos utilizadores da comunicação publicitária e se resulta no consequente uso de ad blockers. De forma a cumprir e atingir este objetivo, foi aplicado um questionário aos utilizadores portugueses de forma a compreender a sua visão da publicidade online, bem como o possível impacto da publicidade intrusiva no uso de ad blockers. Este trabalho permitiu compreender a forma como os utilizadores veem a publicidade online e a relação que têm com esta, de forma a melhorar futuramente a comunicação de mensagens publicitárias com os utilizadores portugueses no futuro.