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- The Influence of Research and Innovation Strategies for Smart Specialization (RIS3) on University-Industry CollaborationPublication . Mascarenhas, Carla; Marques, Carla S.; Ferreira, João José de Matos; Galvão, AndersonThis study aims to understand better research and innovation strategies for smart specialization (RIS3) and assess how they influence university-industry (U-I) collaboration empirically. Primary data were collected from a focus group consisting of representatives of universities and government entities from Portugal and Spain. Secondary European Union (EU) data on the application of smart specialization measures and the innovation in these two countries were also included. The results reveal difficulties in implementing RIS3, resulting in decreased investment in research and innovation in all production sectors. Evidence also pointed to the negative impact of smart specialization measures on U-I collaboration and, consequently, on the respective knowledge transfer.
- Spillovers de Conhecimento na Relação Universidade-Indústria: Um Estudo TransfronteiriçoPublication . Mascarenhas, Carla Maria Correia; Marques, Carla Susana da Encarnação; Ferreira, João José de MatosNas últimas duas décadas tem vindo a crescer o iteresse académico sobre os knowledge spillovers na colaboração entre universidades e indústria (Acs, Audretsch & Lehmann, 2013; Díez-Vial & Fernández-Olmos, 2015; Lehmann & Menter, 2016). Como referido por Audretsch e Keilbach (2008), a atividade empresarial tenderá a ser maior em contextos onde o investimento em conhecimento é relativamente alto, uma vez que as novas empresas originar-se-ão a partir do conhecimento que se espalhou da fonte que o produz. Com efeito, o aumento do fluxo de conhecimento tem um impacto positivo no empreendedorismo (Acs, Braunerhjelm, Audretsch, & Carlsson, 2009). Os laboratórios de investigação universitários são, talvez, uma das principais fontes de conhecimento gerador de inovação disponível às empresas para exploração comercial (Jaffe, 1989; Mansfield, 1995, 1998), contribuindo para empresas mais inovadoras e consequentemente para o desenvolvimento regional onde estas estãso inseridas (Acs et al., 2009; Audretsch et al., 2012; Caiazza et al., 2015). De facto, algumas regiões investiram fortemente em I&D das empresas regionais, incluindo incentivos à procura do conhecimento universitário local que poderia modernizar o modelo de produção. Do mesmo modo, muitas das autoridades governamentais regionais (e.g., várias regiões espanholas, Bélgica, Alemanha e Itália) também fomentaram a criação de conhecimento científico e tecnológico por parte das suas universidades e a sua transferência para as empresas, de modo a gerar crescimento económico (Acosta, Azagra-Caro, & Coronado, 2016). Assim, este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar a relação dos spillovers do conhecimento na Tripla Hélice (Universidade, Indústria, Governo), tendo como ponto de partida a colaboração Universidade-Indústria, em territórios europeus periféricos (Norte de Portugal e Castela e Leão, Espanha) e com baixa produtividade industrial. Tendo este objetivo como ponto de partida, traçaram-se os seguintes objetivos específicos i) Explorar e descrever a literatura científica existente sobre estratégias de inovação na relação Universidade-Indústria e quais as tendências atuais e futuras dentro desta temática; ii) Perceber a dinâmica das relações existentes nas parcerias geradas no seio da Tripla Hélice, tendo, aqui, o Governo um papel mais ativo na criação de conhecimento e inovação; iii) Compreender as dinâmicas de colaboração Universidade-Industria (U-I), tendo em consideração duas regiões transfronteiriças de inovação moderada; iv) Contribuir para uma melhor compreensão das Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) e avaliar empiricamente como estas Estratégias de Especialização Inteligentes influenciam a colaboração entre universidade e indústria (U-I). Esta tese de investigação é composta por quatro estudos empíricos, em que o primeiro estudo faz uma revisão sistemática à literatura sobre a colaboração Universidade-Indústria, utilizando-se a base de dados da Web of Science. O segundo estudo, de método qualitativo, recorre a entrevistas aos atores da Tripla Hélice, nas duas regiões em estudo. O terceiro estudo de carácter quantitativo, recorre a questionários a investigadores das regiões em estudo, para analisar a colaboração entre académicos e a indústria e perceber se esta colaboração tem implicações no carácter inovador das regiões. Por último, o quarto estudo, recorre a ”focus group” para perceber de que forma a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) veio influenciar a colaboração. Os resultados destes estudos mostraram existirem, ainda, várias condicionantes à colaboração entre universidades e indústria, sendo, no entanto, esta colaboração essencial ao desenvolvimento de uma qualquer região. Este trabalho de investigação veio, igualmente, demonstrar quais os efeitos da implementação das medidas de Especialização Inteligente na colaboração entre academia e indústria. Esta tese de investigação pretende assim contribuir para um maior conhecimento empírico sobre a colaboração universidade-indústria e de que forma esta colaboração impacta, maioritariamente, na atividade de inovação regional, através da inovação e conhecimento que são transferidos da universidade para a indústria. Por fim, são ainda apresentadas implicações teórias e práticas salientando-se medidas que poderão ser tomadas para favorecer estas ligações.