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Spillovers de Conhecimento na Relação Universidade-Indústria: Um Estudo Transfronteiriço

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7 - Tese Carla Mascarenhas_ maio20.pdf2.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nas últimas duas décadas tem vindo a crescer o iteresse académico sobre os knowledge spillovers na colaboração entre universidades e indústria (Acs, Audretsch & Lehmann, 2013; Díez-Vial & Fernández-Olmos, 2015; Lehmann & Menter, 2016). Como referido por Audretsch e Keilbach (2008), a atividade empresarial tenderá a ser maior em contextos onde o investimento em conhecimento é relativamente alto, uma vez que as novas empresas originar-se-ão a partir do conhecimento que se espalhou da fonte que o produz. Com efeito, o aumento do fluxo de conhecimento tem um impacto positivo no empreendedorismo (Acs, Braunerhjelm, Audretsch, & Carlsson, 2009). Os laboratórios de investigação universitários são, talvez, uma das principais fontes de conhecimento gerador de inovação disponível às empresas para exploração comercial (Jaffe, 1989; Mansfield, 1995, 1998), contribuindo para empresas mais inovadoras e consequentemente para o desenvolvimento regional onde estas estãso inseridas (Acs et al., 2009; Audretsch et al., 2012; Caiazza et al., 2015). De facto, algumas regiões investiram fortemente em I&D das empresas regionais, incluindo incentivos à procura do conhecimento universitário local que poderia modernizar o modelo de produção. Do mesmo modo, muitas das autoridades governamentais regionais (e.g., várias regiões espanholas, Bélgica, Alemanha e Itália) também fomentaram a criação de conhecimento científico e tecnológico por parte das suas universidades e a sua transferência para as empresas, de modo a gerar crescimento económico (Acosta, Azagra-Caro, & Coronado, 2016). Assim, este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar a relação dos spillovers do conhecimento na Tripla Hélice (Universidade, Indústria, Governo), tendo como ponto de partida a colaboração Universidade-Indústria, em territórios europeus periféricos (Norte de Portugal e Castela e Leão, Espanha) e com baixa produtividade industrial. Tendo este objetivo como ponto de partida, traçaram-se os seguintes objetivos específicos i) Explorar e descrever a literatura científica existente sobre estratégias de inovação na relação Universidade-Indústria e quais as tendências atuais e futuras dentro desta temática; ii) Perceber a dinâmica das relações existentes nas parcerias geradas no seio da Tripla Hélice, tendo, aqui, o Governo um papel mais ativo na criação de conhecimento e inovação; iii) Compreender as dinâmicas de colaboração Universidade-Industria (U-I), tendo em consideração duas regiões transfronteiriças de inovação moderada; iv) Contribuir para uma melhor compreensão das Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) e avaliar empiricamente como estas Estratégias de Especialização Inteligentes influenciam a colaboração entre universidade e indústria (U-I). Esta tese de investigação é composta por quatro estudos empíricos, em que o primeiro estudo faz uma revisão sistemática à literatura sobre a colaboração Universidade-Indústria, utilizando-se a base de dados da Web of Science. O segundo estudo, de método qualitativo, recorre a entrevistas aos atores da Tripla Hélice, nas duas regiões em estudo. O terceiro estudo de carácter quantitativo, recorre a questionários a investigadores das regiões em estudo, para analisar a colaboração entre académicos e a indústria e perceber se esta colaboração tem implicações no carácter inovador das regiões. Por último, o quarto estudo, recorre a ”focus group” para perceber de que forma a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3) veio influenciar a colaboração. Os resultados destes estudos mostraram existirem, ainda, várias condicionantes à colaboração entre universidades e indústria, sendo, no entanto, esta colaboração essencial ao desenvolvimento de uma qualquer região. Este trabalho de investigação veio, igualmente, demonstrar quais os efeitos da implementação das medidas de Especialização Inteligente na colaboração entre academia e indústria. Esta tese de investigação pretende assim contribuir para um maior conhecimento empírico sobre a colaboração universidade-indústria e de que forma esta colaboração impacta, maioritariamente, na atividade de inovação regional, através da inovação e conhecimento que são transferidos da universidade para a indústria. Por fim, são ainda apresentadas implicações teórias e práticas salientando-se medidas que poderão ser tomadas para favorecer estas ligações.
Over the past two decades, the academic iteresse on knowledge spillovers in university-industry collaboration has grown (Acs, Audretsch & Lehmann, 2013; Díez-Vial & Fernández-Olmos, 2015; Lehmann & Menter, 2016). As noted by Audretsch & Keilbach (2008), entrepreneurial activity will tend to be higher in contexts where investment in knowledge is relatively high, as new businesses will originate from knowledge that has spread from the source that produces. Indeed, the stock of knowledge has a positive impact in enterpreneurship (Acs, Braunerhjelm, Audretsch, & Carlsson, 2009). University research laboratories are perhaps one of the main sources of innovation-generating knowledge available to companies for commercial exploitation (Jaffe, 1989; Mansfield, 1995, 1998), thus contributing to more innovative companies and consequently to regional development where these are inserted (Acs et al., 2009; Audretsch et al., 2012; Caiazza et al., 2015). Indeed, some regions have invested heavily in R&D of regional companies, including incentives to seek local university knowledge that could modernize the production model. Similarly, many of the regional government authorities (e.g., several Spanish regions, Belgium, Germany and Italy) have also encouraged the creation of scientific and technological knowledge by their universities and their transfer to companies in order to generate economic growth (Acosta, Azagra-Dear, & Coronado, 2016). Thus, this research has as its main objective to analyze the relationship of knowledge spillovers in the Triple Helix, having as its starting point the University-Industry collaboration, in peripheral European territories (Northern Portugal and Castile and León, Spain) and with low industrial productivity. With this objective as a starting point, the following specific objectives were set: i) Explore and describe the existing scientific literature on innovation strategies in the University-Industry relationship and what are the current and future trends in this theme; ii) Understand the dynamics of existing relationships in the partnerships generated within the Triple Helix, with the Government playing a more active role in the creation of knowledge and innovation; iii) Understand the dynamics of University-Industry collaboration (U-I), taking into account two cross-border regions of moderate innovation; iv) Contribute to a better understanding of Research and Innovation Strategies for Smart Specialisation (RIS3) and empirically assess how these Intelligent Specialization Strategies influence university-industry collaboration (U-I). The results of these studies have shown that there are still several constraints on collaboration between universities and industry, but this collaboration is essential for the development of any region. This research also demonstrated the effects of implementing Smart Specialization measures on collaboration between academia and industry. This thesis aims to contribute to a greater empirical knowledge about university-industry collaboration and how this collaboration mainly impacts on regional innovation activity, through the innovation and knowledge that are transferred from university to industry. Finally, theoretical and practical implications are also presented, highlighting measures that could be taken to favor these links.

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Colaboração Universidade-Indústria Tripla Hélice Inovação Spillovers Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente - RIS3 Transfronteiriço

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