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  • Radio-Frequency Identification Traceability System Implementation in the Packaging Section of an Industrial Company
    Publication . Gomes, Hermenegildo; Navio, Francisco; Gaspar, Pedro Dinis; Soares, Vasco N. G. J.; Caldeira, João M. L. P.
    In recent years, radio-frequency identification (RFID) has aroused significant interest from industry and academia. This demand comes from the technology’s evolution, marked by a reduction in size, cost, and enhanced efficiency, making it increasingly accessible for diverse applications. This manuscript presents a case study of the implementation of an RFID traceability system in the packaging section of an industrial company that produces test equipment for the automotive wiring industries. The study presents the proposal and execution of a prototype asset-tracking system utilising RFID technology, designed to be adaptable and beneficial for various industrial settings. The experiments were carried out within the company’s shop-floor environment, alongside the existing barcode system, with the primary objective of evaluating and comparing the proposed solution. The test results demonstrate a significant enhancement in production efficiency, with substantial optimization achieved. The time required for asset identification and tracking was significantly reduced, resulting in an average time of approximately 43.62 s and an approximate 3.627% improvement in the time required to read the test sample of assets when compared to the barcode system. This successful implementation highlights the potential of RFID technology in improving operations, reducing working time, and enhancing traceability within industrial production processes.
  • Previsão do desempenho de motores alternativos com ignição por faísca
    Publication . Navio, Francisco José Pestana; Brojo, Francisco Miguel Ribeiro Proença; Gonçalves, Luís Carlos Carrilho
    O presente trabalho teve como objectivo principal o estudo do desempenho de três motores de pequena cilindrada de forma a verificar se o motor Honda Gx120, que equipou o veículo de baixo consumo da equipa responsável pelo projecto UBICAR, do Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior, que participou na prova Shell Eco Marathon, foi a melhor escolha. Para o estudo da previsão dos desempenhos dos motores foram efectuadas medições e cálculos de forma a conhecer as suas curvas características, para posteriormente serem utilizadas no programa de simulação UBIANSim. Este, por sua vez, permitiu simular os desempenhos dos motores ao longo da prova da Shell Eco Marathon, tendo em conta a aerodinâmica, o peso, a relação de transmissão, os atritos do veículo e a estratégia que foi utilizada pela equipa para ligar e desligar o motor ao longo da prova. Das simulações foi possível constatar que a opção pelo motor Honda Gx120 foi a mais adequada, pois este apresentou os melhores resultados ao nível de economia do combustível. Foi ainda realizado um estudo sobre a influência que a relação de transmissão, o peso, a aerodinâmica e os atritos de do veículo têm sobre o consumo de combustível do veículo, tendo-se verificado que a melhoria destes parâmetros permitiria obter uma economia de combustível de 26%. Por fim, foi realizado um estudo para determinar como seria o desempenho do motor se o seu ciclo termodinâmico fosse modificado, convertendo o ciclo de Otto num ciclo de Miller, conseguido através da modificação da árvore de cames existente no motor. Para este estudo foram realizadas medições sobre a árvore de cames, cálculos e simulações através do programa Engine Analizer Pro, que permitiu simular um banco de ensaios, permitindo obter as curvas características do motor antes e após a modificação da árvore de cames. Foram também efectuadas simulações com o UBIANSim para determinar o desempenho do motor com a árvore de came modificada ao longo da pista. Pelos resultados obtidos foi possível verificar que, com base nas simulações efectuadas, a modificação da árvore de cames não traria benefícios para o desempenho do motor.