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- Construção do conhecimento em ambiente digital: a importância da perspetiva dialógicaPublication . Rocha, Maria Cecília; Branco, Maria Luísa; Simões, Fátima; Falbo, G. HEste artigo tem como objetivo apresentar alguns pressupostos teóricos e discutir os aspectos conceituais da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e suas contribuições para o ensino superior, trazendo também uma breve reflexão sobre o cenário imperativo tecnológico. Este escopo teórico está sendo desenvolvido dentro de uma pesquisa de doutorado em Educação da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal), cujo objetivo é identificar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos do 5º ano de uma escola de medicina de uma instituição de ensino superior em saúde, localizada no nordeste do Brasil, em um curso complementar sobre segurança e qualidade na atenção ao paciente oferecido em uma plataforma digital.
- Repensando Novas Estratégias e Cenários para a Construção do ConhecimentoPublication . Rocha, Maria Cecília Mendonça Melo da; Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues; Simões, Maria de Fátima de Jesus; Falbo, GilliattA educação a distância online vem se tornando, progressivamente, uma estratégia de ensino que busca atender a um público diferenciado em toda sua especificidade. A desconstrução das barreiras de tempo e espaço e seu alto poder de interação a configura como uma nova ferramenta pedagógica para resolver os problemas da educação, caracterizando-se como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, a educação a distância é vista com desconfiança no sentido de democratizar a educação e formar cidadãos aptos a resolver os problemas cada vez mais complexos. Isso ocorre pelo caráter instrumental que predomina nestes cursos, muitas vezes voltados a formar pessoas a partir da autoinstrução, tendo em vista a capacitação voltada para a inserção no mercado de trabalho. Esta pesquisa teve por objetivo principal identificar quais estratégias moviam os estudantes do 5º ano da graduação do curso de Medicina para atingir os objetivos da aprendizagem no ambiente virtual. Este estudo é definido como pesquisa qualitativa, identificada como estudo de caso, orientado por uma perspectiva crítica. A fundamentação teórica é ancorada na Teoria Pragmática do Conhecimento, no sócio construtivismo de Vygotsky e no seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O cenário de investigação está inserido na proposta Problem Based Learning (PBL), pensado incompatível com a autoinstrução. Assim procuramos investigar se existia possibilidade de diálogo efetivo entre a autoinstrução e metodologias ativas, buscando entender se o desenvolvimento da autonomia discente pode ser inibido pela proposta de um curso a distância no modelo auto instrucional e, sobretudo, entender como estudantes que estão inseridos no contexto de metodologia ativa como o PBL se sentem contemplados na sua construção de conhecimento a partir da autoinstrução. Os resultados mostraram que, com relação às estratégias desenvolvidas pelos estudantes, estas – apesar de serem individuais - estão sempre vinculadas à motivação do tutor. A estruturação do material didático, contextualizado na prática dos estudantes, pensado previamente pelo tutor para ser o mediador das ações no contexto do curso online, foi determinante para o desenvolvimento das estratégias, levando-nos à compreensão de que o desenvolvimento do material voltado para cursos de educação a distância deve ser pensado a partir da concepção que se tem do processo de mediação. Em cursos auto instrucionais, esta escolha se reveste de uma importância maior, uma vez que o material didático e as ferramentas de tecnologia servirão de mediador entre aprendizes e conteúdo. Quando existe contextualização e significação dos conteúdos, pode-se desconstruir exemplos, modelos e modalidades.