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  • Empresa: Lobby Productions - Relatório de estágio
    Publication . Fernandes, Tiago Jorge Alves; Castello Branco, Patrícia Catarina Rosa Silveirinha Pinto de
    Enquanto aluno do 2º ano do 2º ciclo de estudos em cinema na Universidade da Beira Interior, sempre foi meu compromisso e objetivo aproveitar ao máximo o período passado nesta academia. Para além de toda a oferta educativa, experiências profissionais, convívio e aprendizagem adjacentes, sempre tive como fio condutor reunir todos os contactos e oportunidades de formação que fossem surgindo enquanto concluía a licenciatura e, neste momento, o mestrado. Numa altura em que toda a Europa se vê a braços com uma crise económica desmedida e nos deparamos com taxas de desemprego com níveis recorde, torna-se mais do que nunca necessário recorrer a toda à nossa agilidade e criatividade para dar a volta à crise e continuar a trilhar o caminho que tínhamos traçado em momentos sociais e económicos mais favoráveis. Não vejo esta crise necessariamente como um entrave, mas antes como um obstáculo a ser superado e que pode exigir de nós um esforço significativo que poderá mais tarde ser objeto de orgulho e de afirmação pessoal e profissional. Foi perante esta conjuntura socioeconómica e o desejo de evoluir constantemente na construção do início de uma carreira, e mais que isso, de um sonho, que, após alguma reflexão, decidi optar por realizar um estágio profissional e, consequentemente, um relatório. Um dos motivos que me levou a enveredar por esta via, foi o facto de ter projectos com relativa regularidade que poderiam comprometer o tempo disponível para produzir uma tese de mestrado ou um filme com a qualidade que desejaria e também o facto de poder continuar a realizar os projectos que pretendia, com a vantagem de dispor de mais tempo e entusiasmo para os concretizar. Decidido o rumo a seguir, foi altura de seleccionar a empresa onde que pretendia estagiar e entrar em contacto com a mesma com o propósito de ver se tal era possível. Esta fase aconteceu de forma mais ou menos natural e fluída, pois há cerca de dois anos que trabalhava regularmente com uma produtora que, com o passar do tempo, me foi entusiasmando e fazendo crescer enquanto ser humano e no contexto de trabalho profissional. Uma vez que o contacto já estava estabelecido e havia interesse de ambas as partes, assumimos o compromisso e ficou assente de imediato o local onde o estágio seria desenvolvido. Como a minha área principal de trabalho em cinema se prende com o som e todas as questões à volta da temática, ficou assente que o meu período de experiência na empresa seria direccionado principalmente para as áreas da sonoplastia, captação de som e produção musical. Com esta opção, esperei poder pesquisar e aprofundar o que já sabia da matéria, ter experiências em contexto de trabalho profissional e, ao mesmo tempo que tudo isto se desenrolasse, ainda reter informação através de outras áreas presentes no local de trabalho tais como a edição de vídeo, realização, produção, marketing, design, etc. No fundo, o que pretendia com esta junção de objectivos de aprendizagem era, ao mesmo tempo, evoluir na minha área de pesquisa e de trabalho e ir também acompanhando outras áreas do cinema pelas quais possuo algum interesse, tais como a realização e outras (que não sendo assumidamente ligadas ao grande ecrã, também me preocupam quando associadas a um cuidado estético na imagem e no som, e que se podem prender com questões de design). Uma vez que me identifico com o ideal da empresa e com o empreendedorismo com que a realidade é encarada, após nos reunirmos pela primeira vez ainda antes do início do estágio, ficou acordado que ficaria responsável pelo departamento de som, ou seja, por todos os conteúdos ligados à composição musical, registo e design de som. No fundo, para além de criar e modelar o som, em trabalhos com maior envergadura ficaria também responsável por controlar e assegurar que tudo ía de encontro às expectativas da equipa e do cliente. Foi com alegria e dedicação que aceitei a sugestão e, com o início do estágio, comecei também a cumprir funções de imediato.
  • Cinema em Português - XI Jornadas
    Publication . Cunha, Paulo; Penafria, Manuela; Cabral, Fernando; Fernandes, Tiago
    A presente publicação reúne dez das dezanove comunicações apresentadas durante as XI Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 8 e 10 de maio de 2018 na UBI, numa organização conjunta do Departamento de Comunicação e Artes e do Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Mais uma vez, esta edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.
  • Escutar as paisagens: experiências sensoriais subjetivas e ressignificadas
    Publication . Fernandes, Tiago Jorge Alves; Cunha, Paulo Manuel Ferreira da
    Ao longo das décadas, as paisagens, no sentido mais amplo do termo, sofreram transformações assinaláveis. Tratando-se de mudanças que são perfeitamente percetíveis a nível visual, também a nível sonoro se pode assinalar uma metamorfose constante. É então natural que, num mundo cada vez mais preenchido por uma multiplicidade de timbres, interessa apurar criteriosamente aquilo que efetivamente “ouvimos” no nosso quotidiano. No entanto, todo este exercício de Escuta mais atenta, proposto particularmente no âmbito da apreciação de obras de arte em campos tão diversos como a arquitetura, a música, o cinema e mais recentemente, na apreciação de arte sonora nas suas mais diversas materializações (instalações, paisagens sonoras, esculturas sonoras, etc.) poderá ser mais explorado e merecedor de uma atenção redobrada. O ser humano está constantemente imerso em sons que, dependendo do sujeito, retirados do contexto, ou manipulados de forma consciente ou inconsciente, podem merecer uma audição atenta e proporcionar uma experiência sensorial extremamente subjetiva e em constante ressignificação. O objetivo deste projeto de investigação é analisar, questionar e refletir sobre as potencialidades de ressignificação a que todas as paisagens sonoras estarão sujeitas. A partir de uma revisão bibliográfica, de uma análise metodológica e conceptual, e de dois projetos artísticos de índole experimental, pretendo comprovar e fundamentar o facto de que as paisagens sonoras são processos de construção sensorial subjetiva que, dependendo das motivações, desejos e curiosidades do ouvinte, poderá ser completamente definida, imaginada ou ressignificada.