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Silva Fernandes, Andresa

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  • Relação entre o uso de novas tecnologias e o estado refrativo
    Publication . Fernandes, Andresa Silva; Nunes, Amélia Maria Monteiro Fernandes
    As novas tecnologias vieram alterar os estilos de vida, tendo-se associado ao seu uso excessivo, problemas visuo-posturais. Pretende-se comparar hábitos visuo-posturais associados ao uso de novas tecnologias, em estudantes de diferentes ciclos de estudo, bem como analisar as alterações ao nível da função visual, em especial os erros refrativos, tendo em conta a adoção de hábitos visuo-posturais menos saudáveis. Participaram voluntariamente 379 estudantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos. Dos participantes, 21,10% frequentam o 2º ciclo, 28,50% o 3º ciclo, 22,43% o ensino secundário e 27,97% o ensino superior. A recolha de dados foi efetuada mediante questionário e aquisição de medidas optométricas, no âmbito da avaliação do estado refrativo e da visão binocular e acomodação. O estudo das diferenças proporcionais foi inferido pelo teste do qui-quadrado e suas variantes. Verificou-se que os dispositivos digitais mais utilizados são o computador e o smartphone em todos os grupos de ensino, com diferenças significativas nas frequências de uso, onde o computador é mais utilizado no ensino superior e o smartphone no 3º ciclo de estudos. Quanto à carga horária diária de uso, também se encontraram diferenças, constatando-se um maior uso à medida que o nível de ensino avança. Em relação ao uso contínuo também se reportam diferenças entre os ciclos de estudo, onde cerca de 50% do 2º ciclo refere efetuar uma pausa a cada hora de trabalho e apenas 19% dos estudantes do ensino superior se comporta da mesma forma. Observou-se que os sintomas visuais mais comuns são a dor de cabeça, olhos vermelhos, visão desfocada e ardor nos olhos. Verificou-se também que apesar de não serem encontradas diferenças estatisticamente significativas, existe uma tendência para a presença de miopia em jovens com piores hábitos visuo-posturais. Registam-se hábitos pouco saudáveis associados ao uso de dispositivos digitais, em todos os ciclos de estudo, observando-se um aumento acentuado à medida que a idade e o nível de ensino avança. Estes comportamentos podem relacionar-se com o desenvolvimento e progressão da miopia, nestas faixas etárias, sugerindo que a implementação de estratégias de educação para a saúde visual, devem ser postas em prática o mais precocemente possível.
  • Transcranial Magnetic Stimulation in Adults With Amblyopia
    Publication . Tuna, Ana Rita; Pinto, Nuno; Brardo, Francisco M.; Fernandes, Andresa; Nunes, Amélia; Patto, Maria Da Assunção Vaz
    Through transcranial magnetic stimulation (TMS) it is possible to change cortical excitability of the visual cortex, and to influence binocular balance. The main goal of our study is to assess the effect of transcranial magnetic stimulation, specifically theta burst stimulation (TBS), in a group of amblyopic volunteers measuring several visual parameters: visual acuity, suppressive imbalance, and stereoacuity.