Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Ensino do jornalismo: o digital como oportunidadePublication . Canavilhas, JoãoA revolução digital surpreendeu o sector da informação pela forma célere como os novos equipamentos se impuseram nas redacções, mas também pela influência que tiveram no processo de produção de notícias. Em pouco mais de duas décadas, computadores e máquinas fotográficas digitais, só para citar dois exemplos, tornaram-se imprescindíveis ao bom funcionamento de qualquer publicação, independentemente da sua dimensão. Para este sucesso muito contribuiu a rápida evolução tecnológica e um mercado de consumo ávido de novos produtos, o que permitiu o aumento da produção e consequente redução dos preços de hardware e software. Facilitado o acesso às tecnologias, os meios de comunicação depararam-se com um novo problema: a qualificação dos recursos humanos Para os profissionais no activo, a solução passou pela formação: acções ministradas pelos vendedores dos equipamentos, cursos do Cenjor ou a auto-aprendizagem em contexto de trabalho foram algumas das alternativas utilizadas. Uma outra opção foi recrutar jovens licenciados na área da Comunicação, contando com os seus conhecimentos na área do digital. Porém, também as escolas foram surpreendidas pela forma célere como o digital se impôs no sector.
- A produção ciberjornalística colaborativa e internacional como experiência de ensino em universidades iberoamericanasPublication . Canavilhas, João; Ureta, Ainara Larrondo; Fernandes, Juliana; Luiz Martins, Gerson; Peña-Fernández, Simón; Zamith, FernandoEste trabalho analisa as possibilidades de inovação no ensino do ciberjornalismo a partir de dois projetos cooperativos internacionais que envolvem uma convergência de programas e metodologias. Este artigo examina como em sua fase mais avançada os alunos brasileiros, portugueses e bascos foram organizados em grupos de trabalho para cooperar e desenvolver conjuntamente, em inglês, coberturas jornalísticas multimídia e em profundidade, algumas delas, inclusive, com uma perspectiva transmídia. Os resultados permitem avaliar as vantagens e dificuldades dos processos de ensino-aprendizagem do tipo cooperativo e virtual que buscam fomentar a internacionalização de estudantes de comunicação e jornalismo na Iberoamérica
- Aula Permanente Sin Paredes: Uso de Una Intranet en la Enseñanza UniversitariaPublication . Fidalgo, António; Canavilhas, JoãoSe describe la experiencia del uso de una plataforma de elearning en la asignatura Teorías de la Cultura en la carrera de periodismo de la Universidade da Beira Interior, Portugal. Los resultados son muy positivos: se consigue mayor asistencia en las aulas; si un alumno no puede asistir a una clase, puede recuperarla parcialmente desde casa; la bibliografía puede darse en texto completo; mejora la comunicación profesor alumnos. En algunas instituciones se instala la Intranet o el sistema de elearning pera luego no se forma a personal para su uso.