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Authors
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Abstract(s)
A revolução digital surpreendeu o sector da informação pela forma célere como os novos
equipamentos se impuseram nas redacções, mas também pela influência que tiveram no
processo de produção de notícias. Em pouco mais de duas décadas, computadores e máquinas fotográficas digitais, só para citar dois exemplos, tornaram-se imprescindíveis ao bom funcionamento de qualquer publicação, independentemente da sua dimensão. Para este sucesso muito contribuiu a rápida evolução tecnológica e um mercado de consumo ávido de novos produtos, o que permitiu o aumento da produção e consequente redução dos preços de
hardware e software.
Facilitado o acesso às tecnologias, os meios de comunicação depararam-se com um novo
problema: a qualificação dos recursos humanos Para os profissionais no activo, a solução passou pela formação: acções ministradas pelos vendedores dos equipamentos, cursos do Cenjor ou a auto-aprendizagem em contexto de trabalho foram algumas das alternativas utilizadas. Uma outra opção foi recrutar jovens licenciados na área da Comunicação, contando com os seus conhecimentos na área do digital. Porém, também as escolas foram surpreendidas pela forma célere como o digital se impôs no sector.
Description
Keywords
Ensino Jornalismo
Citation
Canavilhas, J. (2009). Ensino do jornalismo: o digital como oportunidade. Em Joaquim Fidalgo, J. & Sandra Marinho (Org.) (2009) Actas do Seminário “JORNALISMO: Mudanças na Profissão, Mudanças na Formação”. Universidade do Minho (Braga): Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), p. 49-56
Publisher
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)