Loading...
80 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 80
- Jornalismo móvel e Realidade Aumentada: o contexto na palma da mãoPublication . Canavilhas, JoãoO aparecimento de novos dispositivos móveis de comunicação, como os smartphones e os tablets, está a mudar a forma como nos relacionamos com as notícias. O acesso à informação a partir destes dispositivos tem todas as vantagens oferecidas pelos webjornais e permite ainda efetuar um consumo mais personalizado. Às óbvias vantagens decorrentes deste uso individual podemos ainda juntar o potencial de algumas tecnologias incluídas nos dispositivos, como o recetor de GPS, o acelerómetro ou as câmaras de vídeo. Estas tecnologias permitem enriquecer os conteúdos noticiosos e um bom exemplo disso é a Realidade Aumentada (RA): a hipótese de colocar camadas de informação virtual sobre imagens reais captadas no momento é uma oportunidade para enriquecer as notícias com uma contextualização que pode ser continuamente atualizada. Neste trabalho procura-se explicar o que é a RA e que importância pode ter para o jornalismo móvel.
- Ensino do jornalismo: o digital como oportunidadePublication . Canavilhas, JoãoA revolução digital surpreendeu o sector da informação pela forma célere como os novos equipamentos se impuseram nas redacções, mas também pela influência que tiveram no processo de produção de notícias. Em pouco mais de duas décadas, computadores e máquinas fotográficas digitais, só para citar dois exemplos, tornaram-se imprescindíveis ao bom funcionamento de qualquer publicação, independentemente da sua dimensão. Para este sucesso muito contribuiu a rápida evolução tecnológica e um mercado de consumo ávido de novos produtos, o que permitiu o aumento da produção e consequente redução dos preços de hardware e software. Facilitado o acesso às tecnologias, os meios de comunicação depararam-se com um novo problema: a qualificação dos recursos humanos Para os profissionais no activo, a solução passou pela formação: acções ministradas pelos vendedores dos equipamentos, cursos do Cenjor ou a auto-aprendizagem em contexto de trabalho foram algumas das alternativas utilizadas. Uma outra opção foi recrutar jovens licenciados na área da Comunicação, contando com os seus conhecimentos na área do digital. Porém, também as escolas foram surpreendidas pela forma célere como o digital se impôs no sector.
- Información periodística en la Web: dos décadas de geometrías variablesPublication . Canavilhas, João; Empinotti, MarinaAunque los principios periodísticos subyacentes al concepto de noticia son los mismos en todos los medios de comunicación, los elementos utilizados y la forma como se construye la noticia varía en función de las características de cada medio [...]
- Eusébio: la construcción del héroe en la prensa escrita. FonsecaPublication . Canavilhas, JoãoEl traslado del cuerpo del jugador Eusébio al Panteón Nacional generó polémica en Portugal. Se discutía si un futbolista debería estar en el Panteón, un lugar reservado a los héroes nacionales. El héroe es alguien que vive la mayor parte del tiempo como los demás, pero que en determinadas condiciones se irgue a la posición de semidiós (Rubio, 2001). En este momento gana el derecho a reposar en un espacio reservado a todos (pan) los dioses (theos). ¿Pero cómo se transforma un jugador de fútbol en un dios del césped, un héroe deportivo? Por sus acciones, evidentemente, pero sobre todo por la forma como los medios de comunicación relatan al público sus hazañas. En el momento de la muerte de Eusébio, enero de 2014, la historia del jugador ha sido recuperada por los medios de comunicación. Se presentó así una excelente ocasión para estudiar la forma como se ha reconstruido la imagen de un jugador de nivel mundial cuya carrera ocurrió cuando el fútbol no tenía la mediatización actual. En el trabajo se estudian las noticias de prensa publicadas en el día siguiente a su muerte. La hipótesis es que, en situaciones como esta, los periódicos buscan contextualizar semánticamente el fenómeno deportivo en un escenario mítico. Con recurso al análisis de contenidos se buscaron marcas de la construcción del héroe en un estudio cuantitativo (repetición de palabras asociadas al universo mítico) y cualitativo (formas discursivas para exaltar el héroe).
- Human Being as a Communication Portal: The construction of the Profile on Mobile PhonesPublication . Canavilhas, João; Fidalgo, António; Correia, João Carlos; Carvalheiro, José Ricardo; Serrano Tellería, AnaThe incorporation of mobile phones in the daily life of human being not only alters space and time dimensions, but it also changes the perception and the way we relate with the ecosystem. Methodology. The state of the art is analyzed from the technological concept of intimacy, used by Boyce and Hancock, which describes the levels of interaction between man and technology. Then, a methodology to explore issues increasingly pressing is proposed, especially, concerning the delimitation of public and private spheres and the interaction in the common space. Results and conclusions. Following in particular the theories of Castells, Heidegger, Meyrowitz and Habermas; a set of categories for deepening the concepts of spatialization, willingness and profile are articulated. These concepts are identified as key elements in this first stage of the project for the analysis of the human being as a communication portal.
- Os meios de comunicação e o fosso geracional: estudo de caso com estudantes do ensino secundário e seus paisPublication . Canavilhas, João; Morais, RicardoDurante décadas, a monitorização e acompanhamento do consumo mediático dos jovens foi relativamente fácil: a oferta mediática resumia-se aos três meios tradicionais, caracterizados por emissões unidirecionais centralizadas, distribuição geográfica limitada e um consumo tipicamente grupal. Com a emergência da Internet, o ecossistema mudou completamente: a emissão tornou-se bidirecional, global e tendencialmente incontrolável e o consumo passou a ser individual, tornando o sistema ainda mais complexo. Esta mudança acentuou-se com o desenvolvimento e expansão dos telemóveis e não parece querer parar, tal é a rapidez com que surgem novas tecnologias, que obrigam a pensar em novas linguagens, em novos conteúdos, em diferentes formas e possibilidades de consumo. É neste contexto que as novas gerações têm crescido e continuam a crescer, num sistema em que meios tradicionais e novos media se misturam numa esfera de consumo multimediática, em que a omnipresença se tornou uma das características mais importantes, permitindo que os jovens estejam sempre ligados e em contacto permanente (Boyd, 2007; Clark, 2005), em que as próprias relações são influenciadas pelos meios de comunicação, ao ponto de estes os considerarem como extensões deles próprios, como elementos sem os quais não saberiam como desempenhar o seu papel na actual sociedade (Ling, 2008). O consumo mediático e a forma como os indivíduos, sobretudo os mais jovens, se relacionam com os meios conheceu, portanto, mudanças significativas que importa conhecer. É fundamental identificar o padrão de consumo das novas gerações porque só desta forma é possível trabalhar no sentido de evitar conflitos intergeracionais, decorrentes de níveis de conhecimento tão díspares, e assim minimizar o que se convencionou chamar de “generation gap”. O presente estudo surge assim no seguimento de uma corrente de investigação que tem procurado analisar a diferença entre os hábitos de consumo mediático das diferentes gerações, procurando perceber até que ponto estes não podem representar uma fonte de tensão na vida familiar (Livingsonte & Helsper, 2007), uma vez que marcadas por culturas mediáticas diferentes, também as influências ao nível dos valores privados, das atitudes em relação aos media, e sobretudo quanto aos conceitos e práticas de educação, são distintas. É portanto numa perspectiva de esclarecer os diferentes comportamentos e atitudes entre gerações que se optou neste trabalho por analisar resultados de inquérito tos sobre a dieta mediática dos adolescentes e, posteriormente, realizar um questionário, junto de gerações de pais e filhos portugueses, procurando desta forma identificar padrões de consumo mediático e ao mesmo tempo desenvolver uma análise comparativa no sentido de perceber como diferentes gerações constroem as suas visões do mundo e percepcionam o seu próprio papel na sociedade. Foram assim inquiridos 458 jovens e 92 pais e recolhidas informações sobre os meios que consideram mais importantes, o tempo que lhes dedicam, os conteúdos a que procuram ter acesso. Analisou-se ainda, numa lógica evolutiva, se os meios preferidos de jovens e pais mudaram, se as redes sociais já fazem parte dos hábitos de consumo de toda a família, quais as actividades que são desenvolvidas nesses sites, de que forma estas afectam o relacionamento face-a-face. Foram estas as questões que guiaram a investigação e que ajudaram a perceber que as diferenças entre os universos mediáticos de pais e filhos tendem a acentuar-se.
- Fact-checking: o jornalismo regressa às origensPublication . Canavilhas, João; Ferrari, PollyanaEmbora a circulação de fake news não seja uma novidade, a sua visibilidade e impacto aumentaram com a emergência das redes sociais. A vulgarização do modelo de distribuição “de todos para todos” retirou à mídia tradicional o lugar central que ocupava no sistema, alterando um ecossistema midiático em que a origem das informações deixou de ser clara. As expressões fake news e pós-verdade ganharam destaque no espaço público após a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos, e a votação do BREXIT, na Inglaterra, gerando o debate público, obrigando o jornalismo – empresas e universidades – a discutir o tema com profundidade e dando origem ao resgate de uma atividade básica do jornalismo: a disciplina de verificação das informações (KOVACH e ROSENSTIEL, 2007). Neste trabalho são apresentados alguns sistemas de checagem de informação existentes em jornais de referência e redes sociais, analisando-se ainda dois estudos de caso: o jornal português Público e o brasileiro O Globo.
- Laboratórios de inovação: o papel dos media labs nas redações ubíquasPublication . Canavilhas, João; Pellanda, Eduardo; Nunes, Ana Cecília BissoEste artigo trata da inovação no jornalismo a partir da experiência de três media labs: um pertencente ao ambiente acadêmico (Drone Journalism Lab, da universidade de Nebraska), outro integrante de uma empresa de jornalismo (BuzzFeed Media Lab) e por último, um de estrutura mista/consórcio (NYC Media Lab). Através de entrevistas aos responsáveis pelos laboratórios, investiga-se o papel destes media labs com o objetivo de entender o seu contexto, o ecossistema/rede de inovação, os resultados e o impacto no campo do jornalismo. Percebe-se que cada media lab parte de uma necessidade distinta, no entanto, todos estão ligados à questão da transitoriedade e representam um caminho possível para adicionar experimentação ao jornalismo atual.
- Impacto socioeducativo del periódico escolar: metaanálisis de tres proyectos de educación en Brasil, España y PortugalPublication . Canavilhas, João; Merino-Arribas, Adoración; Kroth, MaiconEste trabajo analiza la educomunicación y, en concreto, tres proyectos de educación para los medios en escuelas de tres países iberoamericanos: Brasil, Portugal y España, todos ellos tutelados por universidades. El objetivo principal es identificar de qué forma la educación para los medios de comunicación permite formar ciudadanos más despiertos para la realidad en la que viven y de qué manera este cambio puede impactar en la mejora de la sociedad. La metodología utilizada, la metaanálisis cualitativa, ha permitido comparar e integrar los resultados de los estudios desarrollados en escuelas de los tres países. En todos los casos se buscaba entender de qué forma la participación en la elaboración de un periódico (en papel o digital), utilizado como herramienta de educomunicación, podía sensibilizar a los jóvenes para ser más activos en su comunidad, en la definición de un futuro colectivo. Las conclusiones destacan que en los tres estudios se considera la participación en un periódico escolar como una forma de ejercer una ciudadanía activa, que además es reconocida por la comunidad. Este reconocimiento desenvuelve la autoestima de los participantes y vigoriza su espíritu crítico, fundamental para el buen funcionamiento de la sociedad.
- Journalism in the Twenty-First CenturyPublication . Canavilhas, JoãoTransmedia content has been the subject of several studies in the feld of fction, sustaining relative unanimity about the characteristics that this kind of content should have. In the feld of journalism, the situation is fairly different due to its particular specifcities. Multimedia, intermedia, or cross-media are often wrongly used as synonymous of transmedia, although there are important differences between all these concepts. In part, this misunderstanding is motivated by the fact that all of them relate to convergence processes in journalism, but a more detailed analysis allows us to fnd differences, highlighting transmedia as the most complete concept. This chapter proposes a framework that can support journalists in the production of transmedia contents that conveniently explore the characteristics of the involved media, using formats and languages that better ft the story, and enabling the user to engage in the interpretation, change, and distribution of these contents