Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.96 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo trata da inovação no jornalismo a partir da experiência de três media labs: um pertencente ao ambiente acadêmico (Drone Journalism Lab, da universidade de Nebraska), outro integrante de uma empresa de jornalismo (BuzzFeed Media Lab) e por último, um de estrutura mista/consórcio (NYC Media Lab). Através de entrevistas aos responsáveis pelos laboratórios, investiga-se o papel destes media labs com o objetivo de entender o seu contexto, o ecossistema/rede de inovação, os resultados e o impacto no campo do jornalismo. Percebe-se que cada media lab parte de uma necessidade distinta, no entanto, todos estão ligados à questão da transitoriedade e representam um caminho possível para adicionar experimentação ao jornalismo atual.
Description
Keywords
Jornalismo Convergência Inovação Media Labs
Citation
Canavilhas, João, Pellanda, Eduardo e Nunes, Ana Cecília (2018). Laboratórios de inovação: o papel dos media labs nas redações ubíquas. Em Juliana Colussi, Flávia Gomes-Franco e Silva e Paula Melani Rocha, Periodismo ubícuo: convergencia e innovación en las nuevas redacciones, pp. 171-191. Editorial Universidad del Rosario, Bogotá
Publisher
Editorial Universidad del Rosario