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  • Gestão Estratégica de Recursos Humanos e Intraempreendedorismo
    Publication . Félix, Marta Sofia Alves; Ferreira, João José Matos
    A gestão estratégica de recursos humanos (GERH) e o intraempreendedorismo (IE) adaptam-se e transformam-se num exemplo a seguir pelo seu estímulo à aprendizagem de atividades e orientações inovadoras, desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, estratégias, orientação gestora e posturas competitivas. O presente trabalho tem como objetivo analisar as sincronicidades entre a GERH e o IE alavancadas por dinâmicas relacionais traduzidas na liderança, na cultura organizacional e nas práticas individuais. Neste sentido será testado um modelo concetual de investigação recorrendo a um estudo com abordagens metodológicas mistas. O estudo comporta assim uma análise quantitativa de uma amostra de empresas, com recurso a equações estruturais e uma análise qualitativa mediante um estudo de caso, num grande grupo nacional. Os resultados demonstraram que a liderança, a cultura organizacional e as práticas individuais são as dinâmicas relacionais que estimulam o IE desde que estimuladas pela GERH e transmitidas aos colaboradores. A flexibilidade por parte da GERH, que se traduz numa prática que está na génese da empresa, é fundamental para implementar e fomentar práticas de IE. Para além disso, e no amago do estudo, conclui-se que as sincronicidades existentes estão presentes nas dinâmicas relacionais analisadas tendo como base as hipóteses e proposições formuladas neste estudo. Deve haver uma sequência de delegação e implementação das dinâmicas relacionais para que as sincronicidades da GERH e o IE possam ser dois fenómenos que caminham juntos e contribuem para um desempenho e evolução mais eficaz dos colaboradores na empresa pois suportam-se mutuamente. Algumas contribuições para a teoria e prática são também apresentados no final deste estudo.
  • A influência da aprendizagem organizacional no intraempreendedorismo
    Publication . Félix, Marta Sofia Alves; Franco, Mário José Baptista
    A aprendizagem organizacional e o intraempreendedorismo no presente modelo Troikiano adaptam-se e transformam-se num exemplo a seguir pelo seu estímulo à aprendizagem de atividades e orientações inovadoras, desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, estratégias, orientação gestora e posturas competitivas. Para este trabalho, parte-se do pressuposto que a aprendizagem organizacional influência o intraempreendedorismo e a sua interação contribui para o desempenho organizacional das empresas. Assim o objetivo deste trabalho foi analisar a interface entre a aprendizagem organizacional e o intraempreendedorismo. Pretendeu-se ainda com estes fenómenos(aprendizagem organizacional e intraempreendedorismo) verificar o impacto que detêm no desempenho organizacional nas empresas. Quanto aos procedimentos metodológicos, o desenho do estudo foi descritivo-exploratório de análise qualitativa, realizando-se um estudo de casos múltiplos em três empresas de diferentes áreas de atuação. Como instrumentos de recolha de dados, utilizou-se a análise de documentos internos, um questionário e entrevistas aos responsáveis do departamento de recursos humanos das empresas selecionadas. Os resultados demonstraram que a aprendizagem organizacional influencia o intraempreendedorismo, pois cada vez que um fator é implementado automaticamente se está a influenciar/incentivar características do intraempreendedorismo, resultado que se tem refletido nos últimos anos no desempenho e posteriores resultados das empresas. Com as conclusões obtidas propõe-se um novo modelo, com uma trilogia para a mensuração do desempenho organizacional na perspetiva da inovação e aprendizagem – Empreendedorismo Organizacional. Ressalva para a complexidade dos fatores que intervêm, pois dificilmente são todos abarcados e reproduzidos no contexto real. Algumas contribuições para a teoria e prática são também apresentados no final deste estudo.