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  • The Portuguese referee performance model
    Publication . Mendes, Sérgio; Oliveira, Ema; Monteiro, Diogo; Travassos, Bruno
    The concern with the performance of football referees has opened lines of investigation in areas such as technical and physical performance. Theoretical and analytical gaps regarding the causes of their performances in a holistic perspective are scarce. The purpose of this study is to understand how various processes of personal, career development and contextual nature influences the classification of football referees. The literature review on excellence and the performance of the referees allowed to define a model that contemplates three distinct areas: 1) personal experience; 2) sports course; 3) surrounding context. The model to understand the causes of the performance of the Portuguese referees was obtained by comparing the classification of referees for national boards between the periods of 2009-10 and 2018-19 with the relative data to their age, experience as a federated player and referee, region density and proximity to peers of national board. The results show that the performance of the referees is influenced by a set of processes such as individual experience, sporting background and the context. This article opens a new perspective on the referees' training process. Its content may constitute an important insight for the implementation of referee training programs, namely at the base.
  • O impacto da formação no desempenho da arbitragem no futebol
    Publication . Mendes, Sérgio; Travassos, Bruno; Oliveira, Ema
    Objetivos: i) analisar as perceções de árbitros especialistas sobre a introdução de programas de formação de árbitros de futebol em Portugal; (ii) identificar diferenças nas classificações dos árbitros em função do estágio na Academia de Arbitragem (AA). Metodologia: foram realizados 2 estudos complementares. No primeiro foram entrevistados cinco especialistas da área. No segundo recolheram-se as classificações dos árbitros entre 2009-2019 (N=243) e constituíram-se 3 grupos conforme a sua formação: Grupo 1 (n=81) promovidos após estágio na AA; Grupo 2 (n=85) promovidos diretamente; Grupo 3 (n=76) nunca promovidos. Os resultados revelaram: i) uma mudança na estruturação da formação dos árbitros; ii) a sinalização de lacunas no processo formativo e classificativo; iii) a existência de uma cultura de individualismo e exigência no setor; iv) diferenças significativas no ranking médio entre o G3 e G1. Conclusão: são percecionadas melhorias no processo de formação, embora não se tenham verificado melhorias significativas no desempenho classificativo.
  • A excelência na arbitragem
    Publication . Mendes, Sérgio Miguel Cardoso; Oliveira, Ema Patrícia de Lima; Travassos, Bruno Filipe Rama
    A presente tese teve como objetivo principal a identificação do papel das experiências de formação formal e informal no processo de desenvolvimento dos árbitros de futebol em Portugal. Adotou-se uma metodologia retrospetiva mista, implementada ao longo de 3 estudos. Uma abordagem qualitativa foi utilizada para apresentar os percursos e os pressupostos subjacentes às carreiras dos árbitros portugueses de excelência no século XXI, assim como para identificar as suas perceções sobre as alterações no paradigma formativo da arbitragem em Portugal. Para o efeito, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas junto de árbitros e ex-árbitros de futebol que atingiram o nível de excelência. A abordagem quantitativa foi utilizada para avaliar o impacto do Plano Nacional de Formação de árbitros, bem como para identificar a influência de variáveis pessoais e contextuais no desempenho de 520 árbitros de futebol. Os dados foram recolhidos com base na consulta dos Comunicados Oficiais emitidos pela Federação Portuguesa de Futebol. Os resultados revelaram que a carreira de um árbitro de futebol é marcada definida por caraterísticas pessoais e fatores contextuais. Das primeiras fazem parte uma experiência prévia como jogador federado e a pratica acumulada como árbitro da FPF. De entre os fatores exógenos, sugere-se que: i) a prossecução de estudos se afigura como um constrangimento ao desenvolvimento da carreira de árbitro; ii) as alterações introduzidas no processo formativo dos árbitros portugueses, com a implementação do Plano Nacional de Formação e a criação da Academia de Arbitragem, não contribuíram para a mudança significativa do seu desempenho classificativo. É ainda demonstrado que o desempenho classificativo dos árbitros é influenciado: i) pela sua experiência como árbitros dos quadros nacionais; ii) pela idade; iii) pelo percurso desportivo anterior; iv) pela integração num contexto específico de proximidade a elementos que promovam a aprendizagem de cariz não formal ou informal. Estas evidências fornecem indicadores relevantes para a redefinição da formação dos árbitros e o estabelecimento de programas de desenvolvimento dos elementos mais jovens.