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- Do Desenho linear à Expressão e Educação PlásticaPublication . Prazeres, Simone Martins dos; Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues; Sousa, Ana Isabel Tudela Lima Gonçalves DeO Desenho Linear, antepassado da Expressão e Educação Plástica (EEP), tem vindo a ser objecto de estudos graças a trabalhos relevantes na área. Com a presente investigação pretendemos efectuar a análise histórica da disciplina de EEP, com o objectivo de reproduzir o seu percurso curricular. Considerando que os estudos efectuados neste âmbito se têm focado no ensino liceal, através de uma pesquisa documental, procuraremos colmatar a lacuna historiográfica existente nesta área, no que se refere ao Desenho e à EEP no ensino primário/1º Ciclo do Ensino Básico. A questão de partida que se impôs foi: Como surgiu a disciplina de EEP no ensino primário português (EPP)? Esta problemática, cuja amplitude recai sobre a ascendência curricular da EEP, para ser resolvida tem de ser desdobrada noutras questões: Qual o percurso legal das disciplinas de Desenho e Trabalhos Manuais (TM) até à EEP no EPP? Que metodologias e práticas pedagógicas eram aplicadas no âmbito destas disciplinas? Qual a evolução da avaliação de Desenho dentro do período mencionado, e qual o seu impacto curricular? Como era feita a avaliação? Que tipo de enunciados eram propostos nos exames e provas nacionais de Desenho no EPP? Quais são os critérios de avaliação, e respectivas mutações no plano temporal? Qual a influência destes trâmites na concepção da EEP? Procurámos fazer emergir realidades que ainda não foram alcançadas - perscrutar o lugar do Desenho no EPP é não só depararmo-nos com a evolução nominal de uma disciplina, como constatarmos que esta díade Desenho/TM se fundiu para se metamorfosear em Expressão Plástica (EP), verificando incongruências entre o instituído e o posto em prática. Esta investigação permitiu-nos perceber como nasce uma disciplina, qual o seu lugar nos momentos de avaliação, e verificar como a sua trajectória espelha as políticas que vigoravam paralelamente. Deste percurso curricular, a principal conclusão é que o Desenho e os TM foram tidos como meros auxiliares de outras disciplinas.
- Arte-Mãe, uma enteléquia arquetípicaPublication . Prazeres, Simone Martins dos; Paiva, Francisco Tiago Antunes de; Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira; Pereira, José ManuelEste relatório de estágio representa o culminar da aprendizagem feita ao longo dos dois anos que compõem o Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário da UBI, mas debruça-se mais particularmente sobre o segundo ano, aquele em que os mestrandos participam do Estágio Pedagógico e, neste caso, concretizado na Escola Secundária Campos Melo (Covilhã). Sob a orientação do Professor Cooperante: Mestre José Manuel Pereira, foram leccionadas a disciplina de Desenho A, à turma do 11ºD, e Educação Visual, às turmas do 9ºA e 9ºB. Dividido em duas partes, o presente relatório é composto numa primeira fase por uma investigação que procura esclarecer a origem do desenho, esse Graal da Arte; e por uma segunda, onde se relata a Prática de Ensino Supervisionada e todas as actividades daí resultantes, sem olvidar a caracterização do respectivo meio escolar. Neste relatório de estágio, a parte de investigação não procurou ter uma aplicação directa junto dos alunos mas sim na própria autora.